Pular para o conteúdo principal

Quem são as “outras ovelhas”?

 Fonte da ilustração: https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/ministerio-na-judeia/bom-pastor-e-apriscos/


“E tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; a estas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, um só pastor. – João 10:16.

Na ilustração, ou parábola, de Jesus Cristo, registrada em João 10:1-18, ele usa a metáfora de “aprisco” (curral, redil ou cercado) de ovelhas para ilustrar arranjos divinos para a preservação do povo de Deus, em épocas diferentes. Nessa ilustração, ele descreve três apriscos, ou arranjos, providos por Jeová em períodos diferentes. Vamos examinar cada um deles.

1.º aprisco: o pacto da Lei mosaica (João 10:1-6)

Jesus se compara a um “pastor de ovelhas” que “entra pela porta” desse “aprisco das ovelhas”, para quem “o porteiro abre”. Tal “pastor” retira desse “aprisco” suas legítimas ovelhas e “as conduz para fora”. Tais “ovelhas” discernem que ele é o verdadeiro Messias, e não seguem a falsos cristos, que, como ‘ladrões e saqueadores’ que não têm autorização celestial de entrar pela porta, querem apenas explorar tais ovelhas.

 A vida e o ministério de Jesus tornam óbvio o significado desse arranjo, ou “aprisco” inicial. Gálatas 4:4, 5 diz sobre isso: “Mas, quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio a estar debaixo de lei, para livrar por meio duma compra os debaixo de lei, para que nós, da nossa parte, recebêssemos a adoção como filhos.” Portanto, esse primeiro “aprisco” envolve os que estavam sob a Lei mosaica. João Batista, como Preparador do caminho, abriu a “porta”, ou acesso, desse “aprisco” a Jesus, conduzindo seus próprios discípulos a ele. Sobre isso, lemos em João 1:35-37: “Novamente, no dia seguinte, João estava parado com dois dos seus discípulos, e ao olhar para Jesus andando ali, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’ E os dois discípulos o ouviram falar e seguiram a Jesus.”

 Certa vez, os discípulos de João reclamaram a ele: “Rabi, o homem que estava contigo do outro lado do Jordão, de quem deste testemunho, eis que este está batizando e todos vão a ele.” (João 3:26) O próprio João explicou sua atividade, dizendo: “Quem tem a noiva é o noivo. No entanto, o amigo do noivo, estando em pé e ouvindo-o, tem muita alegria por causa da voz do noivo. Esta alegria minha, por isso, ficou completa. Este tem de estar aumentando, mas eu tenho de estar diminuindo.” – João 3:29, 30.

Todos esses fatores nos ajudam a entender o significado do “aprisco” seguinte.


2.º “aprisco”: o novo pacto (João 10:7-15)

Primeiramente, vamos delimitar as diferenças entre o quadro ilustrativo anterior (vers. 1-6) e este quadro ilustrativo. No primeiro, Jesus figura qual “pastor de ovelhas”. Neste, ele se compara à “porta das ovelhas”. Portanto, ele se torna o acesso para um novo “aprisco”, ou arranjo divino. Em relação ao “aprisco”, ou arranjo, da Lei, Jesus “conduz para fora” suas ovelhas. (vers. 3) Nesse novo arranjo, as pessoas têm de “entrar por” ele. (Vers. 9) Definitivamente, Jesus estava falando de um novo “aprisco”.[1] Isso se torna evidente pelo fato de que, no versículo 16, Jesus chama esse novo arranjo do qual ele é a “porta” como ‘esse aprisco’.  Que “aprisco” é esse?

Esse “aprisco” não pode significar o cristianismo, do qual Jesus tornou-se o fundador. Pois ele disse em seguida: “Tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco.” (João 10:16) Jesus não tem seguidores legítimos em outra forma de adoração que não seja o que ele estabeleceu. Será que ‘esse aprisco’ seria constituído dos cristãos judeus, ao passo que as “outras ovelhas” representariam os cristãos gentios? Diversas razões mostram claramente que esse não é o caso, mas que ‘este aprisco’ representa o novo pacto.

1)      O primeiro “aprisco” era o pacto da Lei. O que substituiu tal pacto foi o “novo pacto”, que inclui tanto judeus como gentios. Jeremias 31:31, 32 declara: “‘Eis que vêm dias’, é a pronunciação de Jeová, ‘e eu vou concluir um novo pacto com a casa de Israel e com a casa de Judá; não um igual ao pacto que concluí com os seus antepassados no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, “pacto meu que eles próprios violaram, embora eu mesmo tivesse a posse marital deles”’, é a pronunciação de Jeová.”

2)     O primeiro “aprisco” não representava um grupo de pessoas. Portanto, coerentemente, o segundo “aprisco” não significa um grupo de pessoas, tais como os cristãos judeus. Os apriscos não são pessoas, mas sim arranjos que incluem pessoas. As pessoas sob tais arranjos são comparadas a “ovelhas”, e não ao “curral” que as cerca.

3)  Moisés foi usado por Jeová como ‘porta’, ou acesso, dos israelitas e prosélitos no pacto da Lei por atuar como mediador de tal pacto. Paralelamente, Jesus tornou-se o “mediador dum novo pacto”. – Hebreus 12:24.

4)  Falando desse “aprisco”, do qual ele é a “porta”, Jesus declarou: “Todo aquele que entrar por mim será salvo.” (João 10:9) Jesus não disse que era necessário pertencer a ‘esse aprisco’ para ser salvo. Se assim fosse, as “outras ovelhas”, não sendo “deste aprisco”, estariam perdidas. O que ele disse é que os acolhidos a ‘este aprisco’ serão salvos. A expressão “todo aquele” exclui nacionalidade. Tanto judeus como gentios estão incluídos nessa expressão. Que o novo pacto reuniu tanto judeus como gentios é explicado em Efésios 2:14, 18: “Pois ele [Cristo] é a nossa paz, aquele que das duas partes [judeus e gentios] fez uma só e que destruiu o muro no meio, que os separava [a Lei mosaica]. Porque, por intermédio dele, nós, ambos os povos [judeus e gentios], temos a aproximação ao Pai, por um só espírito.”

5)  Jesus chamou suas “ovelhas” de “meus irmãos”. (João 20:17) Tanto os discípulos judaicos como os discípulos gentios eram irmãos de Cristo. (Romanos 8:17, 29) Por outro lado, Jesus menciona “ovelhas” às quais ele não considerou como “irmãos”, mas como sendo um grupo à parte que faz o bem aos seus “irmãos”. (Mateus 25:33, 40) Estas “ovelhas” evidentemente são as “outras ovelhas” de João 10:16. Os que viverão na Terra são considerados como sendo "filhos" de Jesus, que se torna o "Pai eterno" deles. (Salmo 45:16; Isaías 9:6; 53:10) Por conseguinte, as "outras ovelhas" compõem a classe de pessoas que viverá na Terra.

6)    As palavras de João Batista em João 3:29, 30 (transcritas acima), mostram que os primeiros discípulos de Jesus, sendo israelitas, comporiam a simbólica “noiva” de Cristo, que inclui tanto judeus como gentios. João mostrou que Jesus estava introduzindo um novo arranjo, no qual Jesus figuraria como “noivo”, tendo uma “noiva”. A “noiva” de Cristo, na Bíblia, representa todos os seguidores de Cristo que têm esperança celestial. (Efésios 5:23, 25-27; 2 Coríntios 11:2) Portanto, o segundo “aprisco”, ou arranjo, introduzido por Jeová mediante Cristo, é o novo pacto, por meio do qual judeus e gentios se tornam parte da “noiva” de Cristo, com a perspectiva de reinar com ele no céu. – 1 Pedro 1:4; Lucas 22:19, 20, 29.[2]


3.º “aprisco”: o arranjo para a vida eterna na Terra (João 10:16)

Portanto, as “outras ovelhas”, que não são do “aprisco” do novo pacto, representam os que são acolhidos por Cristo tendo a perspectiva de vida eterna na Terra. As palavras de Cristo, “a estas também tenho de trazer”, indicam que, por volta do período do preenchimento do “pleno número” dos cristãos com esperança celestial, a esperança original terrestre (e judaica pré-cristã) seria restabelecida. (Romanos 11:25; Apocalipse 6:11) Embora coexistindo em ‘apriscos’ diferentes, os cristãos com esperança celestial e os com esperança terrestre constituem “um só rebanho”, pois ambos são submissos à liderança de Cristo. – João 10:16.

     É possível um pastor ter um rebanho e mais de um aprisco? Observe as palavras do Salmo 78:70: “E assim escolheu a Davi, seu servo, E tomou-o dos redis do rebanho”; [“apriscos das ovelhas”, Al]. O fato de Jesus dizer que as “outras ovelhas” não são do aprisco do qual Jesus é a “porta” mostra que elas não estão no novo pacto. No entanto, elas se beneficiam de tal provisão. O novo pacto é uma expressão e um cumprimento do pacto abraâmico. Jeová declarou a Abraão: “Multiplicarei o teu descendente. ... E todas as nações da terra hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente.” (Gênesis 22:17a, 18) O novo pacto proporcionou a existência da parte secundária desse “descendente” – os cristãos com esperança celestial – por meio do qual “todas as nações da terra” – “as outras ovelhas” com esperança terrestre – receberão as bênçãos divinas.



Notas de rodapé.

[1] No entanto, mesmo nesse novo arranjo Jesus continua a atuar como “pastor”, que “entrega a sua alma em benefício das ovelhas”. (João 10:11, 14, 15) As “ovelhas” não são apenas as que estão neste segundo “aprisco”. Representam todas as suas “ovelhas”, ou verdadeiros seguidores, incluindo as “outras ovelhas”. Jesus atua como “um só pastor” de todas essas, entregando por todas elas a “sua alma”. – João 10:16.
[2] Lucas 22:19, 20, 29 mostra que os mesmos que estão no “novo pacto”, que tomam dos emblemas do pão e do vinho, também estão no ‘pacto para um reino’, para serem reis junto com Cristo no céu. Assim, os que não estão nesses pactos não tomam dos emblemas da Comemoração da morte de Cristo.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. ALEXANDRE:
    olá mano ótimo seu artigo "outras ovelhas" vi pontos que não havia notado ótimo seu blog, sempre sempre faço uso dele. abraço..

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz a todos!

    Um bonito arrazoado você apresenta caro anônimo. Todavia, não sei porque tanta dificuldade para entender um texto tão simples como João 10:16. Observando o contexto encontramos no capítulo 10 de João em que ate o versículo 29 Jesus fala sobre "ovelhas". Jesus por Sua Presciência diz em João 10:16 que tem "ovelhas" em um outro aprisco, isto é: Jesus diz que tem ovelhas em outro cural e que por Sua Vontade também vai "agrega-las e haverá um rebanho e um pastor. Isto se soma ao que revela o apóstolo Paulo em Efésios 2:14-15 quando Deus Forma um novo povo para adorá-lo e o faz unindo em um único rebanho ovelhas judias e ovelhas gentílicas ou uma igreja em que estão juntos os judeus convertidos com os gentíos convertidos. Você pode ainda associar tudo isto ao que afirmou Jesus em João 8:31 "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Claymilton:

      Como o artigo acima mostrou, as "outras ovelhas" não poderiam ser os gentios que se tornaram cristãos, visto que estes já estão abrangidos pelo segundo aprisco, ou curral, para o qual Jesus os atrai junto com os judeus e prosélitos que O aceitam.

      Excluir
  3. Paz de Deus!

    Muito bom o artigo, mas ainda não estou muito seguro quanto as ovelhas que viverão na terra.
    Outro ponto de atenção é com relação ao porteiro do primeiro aprisco, não seria Moisés ao invés de João Batista.
    E-mail: wribeiro@suzano.com.br

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Historicamente, quem conduziu as "ovelhas" israelitas a Jesus foi João Batista, preparando o terreno para a obra do Messias, Jesus Cristo. Quanto às ovelhas, poderá fazer mais pesquisa a respeito ou enviar por e-mail qual é sua dúvida.

      Que a paz de Deus também esteja sobre você. - Filipenses 4:6, 7.

      Excluir
    2. veja a resposta do apologista, ele diz que quem preparou o caminho para Jesus foi João batista, ai eu chamo atenção para um erro na sua Bíblia (T N M)que diz que João Batista preparou o caminho para Jeová e não pra Jesus (João 1.23)

      Excluir
    3. Alex Lima,
      Na Biblia, e no costume antigo, o ENVIADO ou REPRESENTANTE(mensageiro) é tratado como sendo quem o ENVIOU ou o prórpio REPRESENTADO. Podemos dizer que quem esteve perante FARAO (exodo) foi JEOVA, pois Moises o representava, era seu ENVIADO. isso se aplica normalmente a JESUS e a todos os demais servos enviado pelo ALTISSIMO

      Excluir
    4. Ademais, se alguém recita uma declaração deve a fazer EXATAMENTE como o autor a fez, não podendo nem corrigir possíveis erros gramaticais. Então, não é lógico nem seria ético os escritores cristãos removerem o nome de JEOVA nas suas citações do V.T ao faze-las no N.T.

      Excluir
  4. Prezado Alex LIma:

    Não há nenhum erro na Tradução do Novo Mundo. João 1:23 cita Isaías 40:3, e esta passagem do Velho Testamento contém o nome “Jeová”. Por isso, é lógico que o escritor do Evangelho de João iria ser honesto em copiar corretamente o texto de Isaías, mantendo o nome divino.
    Visto que Jesus é representante de Jeová e foi enviado por ele, pode-se corretamente dizer que João preparou também o caminho para Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Goste dessa rspricasaó bibrica muito bom para uma ovelha como eu e muitas outras ovelhas

    ResponderExcluir
  6. Mateus 22:1-14
    Depois disse aos seus escravos: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados *[judeus carnais]* não eram dignos. Portanto, vão às estradas que saem da cidade e convidem para a festa de casamento a qualquer um que encontrarem.’ *[gentios]* Então, esses escravos foram às estradas e reuniram todos os que encontraram, tanto maus como bons, e a sala para a cerimônia do casamento ficou cheia de convidados.

    Mateus 15:21-28
    E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
    E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
    Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
    E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. *[judeus carnais]*
    Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
    Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos *[judeus carnais]* e deitá-lo aos cachorrinhos. *[gentios]*
    E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
    Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

    Lucas 12:32-34
    Não temas, *ó pequeno rebanho* [judeus carnais que receberam o Messias], porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

    João 10:16
    Ainda tenho *outras ovelhas* que não são deste aprisco [daqueles que aceitariam Jesus como o Messias], as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.


    Os 144.000 e a Grande Multidão (Apocalipse)
    São parte da escatologia/teologia que ainda há de se cumprir

    O Pequeno Rebanho e as Outras Ovelhas (Evangelhos)
    São parte do contexto profético/messiânico da designação de Jesus como o Cristo naquele período da história.

    Caro irmão apologista, no meu entender. Me corrija se eu estiver errado!
    Não há relação intertextual/hermenêutica entres as passagens acima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)