Image Map











domingo, 11 de março de 2012

Santa ceia – quem deve participar dela?

Fonte da ilustração: 
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws20131215/em-memoria-de-mim/


É comum ocorrer nas religiões da cristandade de todos os membros – ou pelo menos os que estão em boa condição moral perante a igreja – participarem da chamada “santa ceia”, comendo o pão (ou hóstia) e bebendo do vinho servidos na ocasião. Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?

Essa comemoração foi instituída por Jesus logo após ele e seus apóstolos terem comemorado a Páscoa judaica. Inclusive, ele utilizou o pão ázimo (sem fermento) e o vinho tinto da Páscoa. Ela é chamada na Bíblia de “refeição noturna”. (1 Coríntios 11:25) Qual o objetivo dessa nova celebração? Paulo declarou: “Estais proclamando a morte do Senhor.” (1 Coríntios 11:26) Portanto, trata-se de uma celebração da morte de Cristo, que foi o preço para a salvação da humanidade. (Mateus 20:28) Mas, quem está autorizado a participar dos símbolos (emblemas) usados por Jesus?

Jesus disse aos participantes da primeira celebração de Sua morte: “Eu faço convosco um pacto, assim como meu Pai fez comigo um pacto, PARA UM REINO, a fim de que comais e bebais à minha mesa, no meu reino, e vos senteis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.” (Lucas 22:19, 20, 29, 30) Por conseguinte, ele mostrou que os que comeriam do pão e beberiam do vinho comporiam um Reino, ou governo. Os cristãos do primeiro século tinham a esperança de reinar junto com Cristo no céu. (Veja 1 Coríntios 4:8; 2 Timóteo 2:12; Apocalipse 1:9) No livro de Revelação (Apocalipse), o apóstolo João foi informado de que os que reinarão com Jesus no céu “sobre a terra” cantam “um novo cântico”. (Apocalipse 5:9, 10) Essa é uma informação-chave para descobrirmos a quantidade dos que comporão o Reino celestial. Por quê?

Em Apocalipse 14:1-3, João teve uma visão de 144.000 escolhidos ao lado de Jesus, e ele acrescenta a seguinte informação a respeito desses: “E estão cantando como que um novo cântico ...; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.” Assim, ficamos sabendo que o Reino ou governo celestial será composto de 144.000 escolhidos. Esses são os que devem participar da santa ceia. Mas, uma vez que eles serão reis, segue-se logicamente que haverá súditos desse Reino. Que dizer dos que não fazem parte desse grupo de governantes, mas que serão beneficiados por esse governo?

O inteiro Velho Testamento apresenta a esperança de viver para sempre no Paraíso na Terra. (Salmo 37:9-11, 22, 29, 34) Essa era a esperança judaica. Deus irá cumprir o seu propósito original, de fazer os humanos fiéis viverem eternamente aqui na Terra. (Gênesis 1:27, 28; Isa. 45:18; 55:11; Apocalipse 21:3, 4) Todos os que viveram antes de Cristo vir à Terra tinham tal esperança. Foi Jesus quem introduziu a esperança celestial. (Mateus 11:12) Mas, ir para o céu tem um propósito específico: administrar os interesses divinos aqui da Terra. Não é meramente para ser salvo. A Bíblia fala de uma “grande multidão” que sobreviverá à vindoura “grande tribulação” que abalará a humanidade. (Apocalipse 7:9, 14) Estes sobreviverão aqui na Terra como seres humanos, como “carne”. (Mateus 24:21, 22) Isso indica que a esperança de vida terrestre continua em nossos dias. Os que têm tal esperança não compõem a parte administrativa do Reino, mas serão seus súditos. Portanto, não devem comer do pão nem beber do vinho da santa ceia. Porém, visto que também se beneficiam do resgate provido pela morte de Cristo, devem estar presentes a essa celebração.

As Testemunhas de Jeová realizam a celebração da morte de Cristo seguindo o modelo bíblico. Você está cordialmente convidado a estar presente a essa comemoração. Informe-se com uma Testemunha de Jeová sobre a data do evento, e hora e local mais convenientes para a sua localização.

Fonte da figura: https://www.jw.org/pt/publicacoes/jw-apostila-do-mes/mwb-fevereiro-2016/programa-reuniao-fevereiro22-28/apresentacao-convite-celebracao/



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






2 comentários:

  1. No entanto, em Apoc. 7:15 o anjo afirma "é por isso que estão diante do trono de Deus...." não estarão então no céu, diante de Jeová?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entender essa expressão "diante do trono" convido-o a ler o artigo "A 'grande multidão' – qual é a sua identidade? (Parte 1)", no link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/05/grande-multidao-qual-e-sua-identidade.html

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *