Pular para o conteúdo principal

Harmonizando Mateus 2:13 e Lucas 2:22


“Depois de eles [os astrólogos] se terem retirado, eis que o anjo de Jeová apareceu a José num sonho, dizendo: ‘Levanta-te, toma a criancinha e sua mãe, FOGE PARA O EGITO e fica ali até eu te avisar; porque Herodes está prestes a procurar a criancinha para destruí-la.’” – Mateus 2:13.

“Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a lei de Moisés, TROUXERAM-NO A JERUSALÉM para o apresentarem a Jeová.” – Lucas 2:22.

Um leitor escreveu:

“Deparei-me hoje com uma questão que me deu o que pensar. A questão é: Em Mateus 2:13 diz que a família de Jesus fugiu para o Egito. Em Lucas 2:22 diz que os pais de Jesus o levaram ao templo. Percebi que em Lucas 2:21 diz que o menino foi circuncidado no 8° dia (tudo bem, entendo que poderia ter sido em qualquer lugar). O verso seguinte diz que, quando se cumpriram os dias da purificação (menino = 40 dias) eles o levaram a Jerusalém, o que demonstra que foi em outra ocasião, visto que os dois versículos estão em parágrafos distintos; ajudam neste entendimento. Todavia, como conciliar esses dados com o fato de Mateus dizer que os pais fugiram para o Egito?

“Fiquei confuso. Eu antes entendia que a fuga para o Egito havia se dado desde Belém. Será que eles haviam voltado à Jerusalém e, após isso, voltado para Belém, e receberam a visita dos magos do oriente, para então fugirem para o Egito?

“Estou tentando entender a lógica e espero contar com sua ajuda. Obrigado.”

Resposta: 

Os capítulos 6 a 8 do livro “O Maior Homem Que Já Viveu”[1] mostram a sequência de eventos envolvendo essas passagens. 

Disponível em: <http://www.jw.org/>.

O contexto de Mateus 2:13 indica que os astrólogos encontraram Jesus em casa: “E, ao entrarem NA CASA, viram a criancinha com Maria, sua mãe.” (Mateus 2:11) Jesus já tinha cerca de 1 ano ou mais de idade. As informações que Herodes obteve dos astrólogos que o levaram a eliminar todos os meninos “de dois anos de idade para baixo, segundo o tempo que tinha cuidadosamente averiguado dos astrólogos” também corroboram que isso não ocorreu logo após o nascimento de Jesus. Foi logo após essa ocasião que José, Maria e Jesus fugiram para o Egito.

O contexto de Lucas 2:21 indica que levaram Jesus de Belém a Jerusalém para “purificação”. Isso foi 40 dias após seu nascimento. Os “dias para a purificação” de uma mãe israelita eram um período de quarenta dias, conforme Levítico 12:1-4.

Estes acontecimentos se deram em datas bem distantes uma das outras. Em ambos os casos, José, Maria e Jesus moravam em Belém, e muito provavelmente, estavam alojados em alguma casa.

A Revista A Sentinela, de 15 de março de 1980, (páginas 30 e 31) afirma sobre isso:

Parece que Lucas simplesmente omite os acontecimentos intermediários (a volta de Jerusalém a Belém, a visita dos astrólogos e a fuga para o Egito), assim como também Mateus não menciona nada sobre os pastores, nem a viagem a Jerusalém, onde Simeão e Ana viram Jesus. É certo que os astrólogos não visitaram Jesus em Nazaré, porque Mateus diz outra coisa; e em Nazaré Jesus não teria estado em perigo duma ordem de matar crianças em “Belém e nos seus distritos”.

Herodes, o Grande, reinou de 39 AEC a janeiro/fevereiro de 1 AEC ou 1 EC. Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Herodes morreu pouco depois de um eclipse lunar e antes da Páscoa (que ocorria por volta de março/abril). Houve um eclipse total em 8 de janeiro de 1 AEC, cerca de três meses antes da Páscoa, e um eclipse parcial em 27 de dezembro de 1 AEC. (Estudo Perspicaz das Escrituras[2], volume 2, pp. 320-1.) 

Em 27 de dezembro de 1 AEC Jesus teria cerca de 1 ano e três meses. Somando esse período aos nove meses do período de gestação de Maria, chegamos a dois anos. Se a estrela apareceu aos astrólogos por ocasião do início da gravidez de Maria, isso explicaria a ordem de Herodes, de mandar “eliminar todos os meninos em Belém e em todos os seus distritos, de dois anos de idade para baixo, segundo o tempo que tinha cuidadosamente averiguado dos astrólogos”. – Mateus 2:16.

Resumindo:

Jesus nasceu em Belém no outono setentrional de 2 antes da Era Comum, possivelmente em princípios de outubro. Assim, ele deve ter sido apresentado no Templo em Jerusalém por volta de novembro de 2 AEC. Após isso, a família retornou a Belém, onde eles ficaram morando em uma “casa” até a vinda dos astrólogos, quando Jesus já era uma “criancinha” e não mais um bebê. (Mateus 2:11, 13) Após isso, a família fugiu para o Egito.


Notas:
[1] Publicada pelas Testemunhas de Jeová.
[2] Publicado pelas Testemunhas de Jeová.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








Comentários

Anônimo disse…
Muito bom, Apologista!

Já li o livro citado no artigo inúmeras vezes e realmente é bastante proveitoso.

Abraços!
Alexei disse…
Obrigado pelo esclarecimento!!!! Muito bom!!!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)