Pular para o conteúdo principal

A blasfêmia contra o espírito santo indica que ele é uma pessoa?

No batismo de Jesus o espírito santo foi visto como pomba; e, no Pentecostes de 33 EC, como fogo, mas nunca como pessoa
 Fonte da ilustração: jw.org
  
Certo defensor da suposta pessoalidade do espírito santo argumentou o seguinte:

‘Se o Espírito Santo fosse uma força ativa, então o fato de blasfemarmos contra Ela e não termos perdão tornaria esta força maior do que o próprio Deus, contra quem se pode blasfemar e obter o perdão.’

Argumenta também que, se o espírito santo é uma energia impessoal – a força ativa de Deus –, por que então Jesus não usou a expressão “força ativa” em grego?

No entanto, os argumentos dele são totalmente enganosos, pois contêm implícita a afirmação de que se pode blasfemar contra Deus, algo que NÃO ESTÁ REGISTRADO em NENHUM dos textos relacionados ao assunto:

Mateus 12:32: Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há de vir.”

Marcos 3:29 ”No entanto, quem blasfemar contra o espírito santo, nunca terá perdão, mas é culpado de pecado eterno.”

Lucas 12:10: ”E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas a quem blasfemar contra o espírito santo, não lhe será isso perdoado.”

Esses textos mencionam o Filho e o espírito santo, MAS NÃO MENCIONAM DEUS, O PAI. Isso porque blasfemar contra o espírito santo é o mesmo que blasfemar contra o Pai, que é a Fonte e o Detentor desse espírito.

O próprio oponente cai em contradição e de forma indireta admite isso quando afirma que “só se pode blasfemar contra um ser pessoal ou [contra] ALGO que represente esse ser pessoal, como nome (Romanos 2:24) ou residência (Apocalipse 13:6)”.

Quanto a por que Jesus não usou a expressão “força ativa” em grego, o fato é que essa expressão é o SENTIDO de “espírito” nesse contexto, visto que espírito é uma palavra polissêmica. Por exemplo, em Eclesiastes 3:19 “espírito” tem sentido de “força de vida” e é traduzido em algumas traduções com esse sentido, como “sopro de vida”. (AM; CNBB; BJ; NAB) Mas nem a versão Septuaginta (LXX) nem o hebraico usam uma versão de “força de vida” no grego ou no hebraico. (Para mais informações, veja Estudo sobre Pneumatologia – Parte 1.)

Assim, nota-se a fragilidade dos argumentos dos trinitaristas. Isso é explicável: estão defendendo uma doutrina que não se encontra na Bíblia.

Quanto aos textos bíblicos que tornam claríssima a impessoalidade do espírito santo, veja o artigo Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5.


Explicação das siglas usadas:
AM: Bíblia Ave Maria.
BJ: Bíblia de Jerusalém.
CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
NAB: New American Bible.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Mateus 12:32, Marcos 3:29 e Lucas 12:10 fazem a comparação entre o filho do homem e o espírito santo, não incluem o Pai na equação, de toda forma o espírito de Deus representa o próprio Deus e blasfema-lo ofende diretamente a Jeová. O pecado contra o espírito santo se aplica naqueles casos onde o Deus se afasta completamente da pessoa por banir o Seu Espírito dela, a entregando a carne pecaminosa sobre o domínio de Satanás.

    ResponderExcluir
  2. “Por essa razão, eu lhes digo: *TODO TIPO* de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada". (Mateus 12:31)

    Jesus falou de "Todo tipo de blasfêmias", o que inclui a Deus.

    (O Perspicaz, Volume 1 pp. 366-367) diz sobre Blasfêmia: "Esta é a forma aportuguesada da palavra grega bla·sfe·mí·a. O termo grego significa basicamente linguagem injuriosa, difamatória ou ultrajante, e era usado com referência a tal linguagem quer dirigida contra DEUS, quer contra humanos. (Veja Re 16:11; Mt 27:39.) A palavra portuguesa “blasfêmia”, porém, usualmente fica restrita a linguagem irreverente ou ultrajante contra Deus e contra coisas sagradas. É assim a antítese das palavras de adoração dirigidas ao Ser Divino."

    Quando Jesus cita a ele próprio ele diz:“Por exemplo..." Então ele citou a sí próprio como (EXEMPLO); Isso de maneira nenhuma significa que o Pai não poderia ser usado como exemplo. (Mateus 12:32)

    Não acredito na Trindade, mais acredito que Blasfemar contra Deus é diferente de blasfemar contra sua "Força ativa" em ação clara e evidente.

    By: Lipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naturalmente, é possível blasfemar, ou falar irreverentemente, contra Deus em casos à parte da clara manifestação do Seu espírito santo. (Apocalipse 16:11) Pessoas que passam por tragédias às vezes fazem isso. O próprio Paulo havia sido blasfemador antes de se tornar cristão. (1 Timóteo 1:13) Mas é diferente de blasfemar contra o espírito santo, pois tal blasfêmia é uma negação CONSCIENTE, DETERMINADA e com CONHECIMENTO DE CAUSA da evidente operação do espírito de Deus. É por isso que as blasfêmias sem conhecimento serão perdoadas, mas não a blasfêmia totalmente consciente, como disse Jesus.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)