Image Map











quarta-feira, 18 de março de 2015

A questão do sangue - parte 5

Por que são permitidas as chamadas “frações de sangue”?


“Fração” é uma palavra emprestada da matemática, segundo a qual ela é definida como parte de um inteiro, que foi dividido em partes exatamente iguais. O uso dela na Hematologia transmite subliminarmente a ideia de que as chamadas “frações de sangue” são parte do sangue, ou seja, ainda constituem sangue, o que, na prática, não se substancia. Por que se pode afirmar isso?

No plasma sanguíneo há hormônios, enzimas, sais inorgânicos e nutrientes, incluindo minerais e açúcar, todos os quais, embora estejam no sangue, não são sangue.

O próprio plasma é composto mais de 90% por água, e todos hão de concordar que a água não é sangue.

Por isso, as Testemunhas de Jeová entendem não ser antibíblico aceitar preparados à base de fatores de coagulação, de proteínas (como a albumina), vacinas à base de anticorpos que existam no sangue. A albumina, por exemplo, é encontrada na clara do ovo, na saliva e na lagrima.

Algumas proteínas plasmáticas, tais como a imunoglobulina e a albumina, passam pela placenta, da mãe para o feto. Mas o sangue da mãe não passa para o feto.

Comentarista:
Mas essa questão de o bebê receber ou não sangue da mãe durante a gestação prova o quê?

Resposta:
A revista “A Sentinela” de 1.º de junho de 1990 (pp. 30-31) mostrou que o sangue da mãe não passa para o feto, mas que algumas substâncias do plasma passam para a circulação do feto, tais como proteínas plasmáticas (imunoglobulina e albumina). Essa transferência natural tem sido um fator considerado por alguns cristãos em sua decisão de aceitar imunoglobulina, albumina ou injeções similares de frações do plasma.

Comentarista:
Hoje nem uma Testemunha de Jeová conseguiu perceber que, quando o "corpo governante" liberou frações de sangue, já mostra que eles estavam errados. Afinal, será que eu posso cometer "frações" de qualquer coisa que seja pecado? Posso praticar "fração de furto"? 

Resposta:
A expressão "frações de sangue" é usada pela Medicina. Reconheço que ela é realmente ambígua, abrindo a possibilidade de pessoas desinformadas entenderem que se trata de uma pequena quantidade de sangue. Mas não é esse o caso. É que os laboratórios médicos conseguiram fracionar o sangue e extrair dele diversas substâncias, tais como sais, enzimas, proteínas, anticorpos etc. Mas tais substâncias em si mesmas não são necessariamente sangue. Por exemplo, a proteína chamada albumina, além de existir no sangue, também existe na clara do ovo. O que mais existe no sangue é água: 92 por cento do plasma é água. Mas, ao tomar água, você não está tomando sangue. De fato, a água é o que mais existe no corpo humano: Cerca de 70 a 75 por cento do corpo humano é água. Contudo, ao tomar água, você não está ingerindo corpo humano, não está se tornando um canibal ou antropófago. Mas acredito que a Medicina poderia usar outro termo em vez da ambígua expressão "frações de sangue".


Para mais informações sobre frações de sangue, veja: 




Próximo artigo:

Debate com um comentarista sobre Atos 15:28 e 29




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








5 comentários:

  1. Desde o início o comentarista anônimo é a mesma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! O petróleo tem muitos derivados também, dizer que frações de sangue é o mesmo que sangue é talvez o mesmo que dizer que abastecer o carro com gasolina é na verdade colocar petróleo no carro. O carro pode até funcionar (será que funciona?), mas com certeza a longo prazo não teremos bons resultados.

    ResponderExcluir
  3. Essa simples ilustração é válida?: O Concreto é uma mistura, em determinadas proporções, de quatro componentes básicos: cimento, pedra, areia e água. Se tirar a água ou qualquer outro componente, continua sendo concreto? O mesmo se dá com frações do que era sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ilustração é interessante, mas sua aplicação me parece ambígua. Pois, quanto aos 4 componentes primários (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma), mesmo isolados, continuam sendo sangue.

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *