Pular para o conteúdo principal

Quem é Miguel, o arcanjo? – Parte 1


Fonte: jw.org

Um leitor enviou o seguinte e-mail:


Boa tarde, irmão, tudo bem?


Certa pessoa tenta refutar o argumento de que Jesus seja o arcanjo Miguel usando este pensamento:


“Hebreus 2:16 declara que o ministério de Cristo não é voltado para o auxílio de anjos. Diz o texto: ‘Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão.’ Desta forma, Jesus não poderia ser o auxiliador do anjo que estava em dificuldades contra o rei da Pérsia no relato de Daniel 10:13.


Nessa passagem lemos as palavras do anjo: Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por vinte e um dias, e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes; e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia.”


Outra pessoa tenta refutar dizendo algo assim: “Em 1 Tessalonicenses 4:16 diz que ‘o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo’. Neste contexto, ‘à voz do arcanjo’ dá a entender que o arcanjo é que estaria anunciando a vinda de Jesus, e não que o próprio Jesus tem a voz de arcanjo, como consta na Tradução do Novo Mundo.”

E ainda uma terceira pessoa propõe a seguinte argumentação: “Daniel 10:13 diz: ‘Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, UM DOS primeiros príncipes, veio ajudar-me, e eu fiquei com os reis da Pérsia.’ Se o arcanjo Miguel, neste texto é chamado de ‘um dos’, então este texto indica que existem outros arcanjos do mesmo tipo que Miguel.”

Esse é até fácil, pois chama Miguel de príncipe e não arcanjo. Mas gostaria de seus comentários sobre tais argumentações, irmão. Aguardo respostas.

Resposta:


Visto que o leitor propôs diversas questões, a resposta irá abordá-las pari passu em mais de um artigo.


Neste artigo irei abordar, primeiramente, o que a Bíblia diz sobre a identidade de Miguel, o arcanjo:


1)  A Bíblia descreve Miguel como “arcanjo”, indicando que somente ele tem essa designação. Assim sendo, há apenas um arcanjo – Miguel. – Judas 9.


2)  “Arcanjo” significa “anjo principal”. A Bíblia descreve Miguel com tendo anjos em sujeição a ele. Ela menciona “Miguel e os seus anjos”. (Apocalipse 12:7) Além do Criador Jeová, somente uma pessoa fiel tem anjos em sujeição – o Senhor Jesus Cristo. Comprovamos isso nos textos abaixo:

“O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei.” – Mateus 13:41.

“Porque o Filho do homem está destinado a vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um segundo o seu comportamento.” – Mateus 16:27.

“E [Jesus] enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e eles ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até à outra extremidade deles.” – Mateus 24:31.

“Mas, a vós, os que sofreis tribulação, alívio junto conosco, por ocasião da Revelação do Senhor Jesus desde o céu, com os seus anjos poderosos.” – 2 Tessalonicenses 1:7.

“Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.” – 1 Pedro 3:22.

3)  A Bíblia associa Jesus ao cargo oficial de arcanjo:


“Porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro.” – 1 Tessalonicenses 4:16.

Vejamos como diversas traduções vertem esse texto:


“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus.” – ARC; ACF.

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus.” – SBB.

“Com a voz do arcanjo.” – ASV; KJ; também Darby.

Contudo, ARA IBB vertem de modo a dar a entender que a “voz de arcanjo” não é a de Cristo:


“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus.” – IBB.

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus.”– ARA.

Qual das duas formas de traduzir está de acordo com o ‘restante das Escrituras’? – 2 Pedro 3:16.


O próximo artigo examinará essa questão.



Explicações das siglas das Traduções:

ARA: Almeida Revista e Atualizada.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ACF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
Darby: Tradução de John Nelson Darby.
IBB: Imprensa Bíblica Brasileira.
KJ: Versão Rei Jaime.
SBB: Tradução da Sociedade Bíblica Britânica.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários


  1. Existem vários príncipes, no que o próprio livro de Daniel está de acordo, Miguel no caso é o príncipe responsável por Israel.

    Detalhe interessante que não sei como é no aspecto linguístico, mas a tradução chama o próprio Jeová de Príncipe dos príncipes inclusive.

    Para finalizar, após a sua ascensão ao céu como imortal glorificado, o Filho de Jeová se tornou superior ao que era antes, então não se compara o pré-humano Miguel com o pós-ressuscitado Jesus Cristo, pois o Filho Primogênito de Deus foi enaltecido a uma posição superior e se tornou melhor do que os anjos, aos que rejeitam a identificação de Cristo com o arcanjo, por anjos serem supostamente "uma classe inferior", há de se lembrar o Filho era o tal Anjo de Jeová tão mencionado no Antigo Testamento. De toda forma como eu disse, Jesus ganhou novos poderes, autoridade, status, responsabilidades e funções após cumprir fielmente sua missão em carne na Terra, então não há de se comparar sua posição pré-cristã antes dele ter sido ungido, com sua posição após ter sido entronizado.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, muitas pessoas em seu anseio de defender doutrinas não-bíblicas procuram fazer que a bíblia diga o que eles querem. Nesse sentido, eles utilizam textos fora do contexto e fazem uma aplicação errada. (Salmos 91: 11,12; Mateus 4:5,6).
    Em outros casos, acontece justamente o que diz 2 Pedro 3: 11: “ ... No entanto, algumas coisas nelas são difíceis de entender, e essas coisas os ignorantes e instáveis estão distorcendo, assim como fazem com o restante das escrituras, para a sua própria destruição”.
    Às vezes, recorrem a flagrantes mentiras contra o povo de Deus, conforme diz Mateus 5: 11, “Felizes são vocês quando as pessoas ... mentindo, dizem todo tipo de coisas más contra vocês, por minha causa”.

    Analisemos alguns “argumentos” que visam demonstrar que Jesus não é o Miguel, o arcanjo. Percebamos que todos eles encaixam-se numa das situações mencionadas no 1° parágrafo e vejamos o que a bíblia realmente diz.

    1° argumento: As origens dessa idéia, que Jesus é um anjo, é produto da filosofia Grega na igreja primitiva nos primeiros séculos. Especificamente é a influência do gnosticismo contra o que a igreja primitiva (do 1º século) lutou enfaticamente... Jesus para um gnóstico não era um ser humano, mas um ser espiritual (um anjo). Esse problema de privar a Jesus das qualidades humanas (de sua humanidade) ocorreu desde o tempo dos apóstolos Paulo e João.

    Defesa: Será que o povo de Jeová crê que Jesus era um anjo na terra?

    Veja o que Estudo Perspicaz, volume 2, página 537: “Seu Nascimento na Terra. Antes do nascimento de Jesus na terra, anjos tinham aparecido neste planeta em forma humana, pelo que parece materializando corpos apropriados para a ocasião, daí desmaterializando-os depois de terem concluído tais tarefas. (Gên 19:1-3; Jz 6:20-22; 13:15-20) Continuaram assim a ser criaturas espirituais, apenas utilizando temporariamente um corpo físico. Isto, porém, não se deu com a vinda do Filho de Deus à terra para se tornar o homem Jesus. João 1:14 diz que “a Palavra se tornou carne e residiu entre nós”. Por este motivo, ele podia chamar-se de “o Filho do homem”. (Jo 1:51; 3:14, 15).

    A sentinela, 1° de Abril de 2012, página 5 diz:” “Filho do homem”. (Mateus 8:20) Muitas vezes, Jesus se referiu a si mesmo como “o Filho do homem”, expressão que aparece umas 80 vezes nos Evangelhos. Ela indica que Jesus era completamente humano, não uma encarnação de Deus. Como é que o Filho unigênito de Deus veio a nascer como humano? Por meio do espírito santo, Jeová transferiu a vida de seu Filho para o ventre de Maria, uma virgem judia, causando assim a concepção. Por isso, Jesus nasceu perfeito, sem pecado. — Mateus 1:18; Lucas 1:35; João 8:46.”

    De modo que, dizer que o povo de Jeová acredita que Jesus era um anjo enquanto esteve na terra é uma crassa mentira. Existem muitas outras referências que atestam isso.

    ResponderExcluir
  3. 2° argumento: Os grupos que dizem que Jesus é o arcanjo Miguel ignoram completamente o primeiro capítulo de Hebreus, que foi escrito principalmente pela razão explícita de refutar a tese do gnosticismo, de que Jesus era um anjo. O propósito desse versículo é fazer distinção entre Jesus e os anjos.Está muito claro que o Messias não pode ser um anjo. Se o Messias não pode ser um anjo, então Jesus não é um anjo.

    Defesa: Será que Hebreus refuta que Miguel, o arcanjo é Jesus em sua existência pré-humana? O que nos mostra o contexto?

    O contexto de Hebreus capítulo 1 nos mostra a enaltecida posição de Cristo pós-ressurreição e não da sua existência pré-humana qual Arcanjo Miguel. Vejamos esse detalhe no texto, Hebreus 1: 1-6, 13:

    “Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos. 2 Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. 3 Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra. E, depois de ter feito uma purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas. 4 Assim, ele se tornou superior aos anjos, visto que herdou um nome mais excelente do que o deles. 5 Por exemplo, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai”? E novamente: “Eu me tornarei seu pai e ele se tornará meu filho”? 6 Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: “Que todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem.”

    As Escrituras nos mostram que a atual posição de Jesus não é a mesma antes de ele ter vindo à terra. Vejamos:

    João 17: 5 : “E agora, Pai, glorifica-me ao teu lado com a glória que eu tive junto de ti antes de o mundo existir.”

    Jesus, nesta oração, pede ao Pai que seja restaurada a anterior glória celestial dele, quando ele retornar aos céus por meio da ressurreição. Jesus revelou ser humilde, ele pediu apenas a glória que já tinha, em sua existência pré-humana como Miguel, arcanjo.

    Entretanto, Jeová fez muito mais pelo seu filho. Jeová não restaurou a anterior glória de Jesus, vejamos o que Jeová fez.

    Filipenses 2:9 : “Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome.”

    O ressuscitado Jesus não possui o mesmo status de antes de vir à terra. A bíblia nos mostra que ele está numa posição superior. É dentro desse contexto, que o apóstolo Paulo nos apresenta o glorificado Jesus. Hebreus capítulo 1 não contraria a ideia de Jesus ser Miguel, ao contrário, reforça ainda mais este ponto: dentre todos os filhos de Jeová, o Seu Primogênito está acima dos demais, em virtude da sua atual posição enaltecida nos céus.

    Para meditar: Se Jesus é Deus, conforme defendem os trinitaristas, Hebreus capítulo 1 traz expressões desnecessárias, por exemplo:
    v.4 Assim, ele se tornou superior aos anjos, visto que herdou um nome mais excelente do que o deles.

    Informação desnecessária, caso Jesus fosse Deus, isso seria o óbvio. Essa expressão só faz sentido, caso Jesus não seja o próprio Deus.

    Além disso, o capítulo 1 de Hebreus traria um grande absurdo se afirmarmos que Jesus é o próprio Deus Todo-Poderoso.
    v.8 O senhor amou a justiça e odiou o que é contra a lei. É por isso que Deus, o seu Deus, o ungiu com óleo de alegria mais do que aos seus companheiros.”

    Quem afirmar ou usar o texto de Hebreus para provar que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, tem que admitir que o Todo-Poderoso teria um Deus maior que ele e que esse Deus o ungiu.

    ResponderExcluir
  4. 3° argumento : Em Judas versículo 9 afirma-se que Miguel “não ousou pronunciar juízo de maldição” contra o Diabo quando este disputava com ele o corpo de Moisés. (Almeida) Dizer que este era o Cristo seria rebaixar o Filho de Deus. Quando estava na terra, Jesus falou enfaticamente contra o Diabo. Em Mateus 4:10, ele ordenou: "Vai-te, Satanás". Se Miguel “não ousou” expressar qualquer condenação contra o Diabo, isso mostra que ele é uma pessoa com autoridade muito menor do que o Filho de Deus.

    Defesa: será que este raciocínio é coerente?

    Um primeiro ponto a ser observado é a maneira ou a forma que Miguel não faria o juízo ou julgamento.

    Judas 9 : “Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve um desacordo com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um julgamento contra ele COM INSULTOS, mas disse: “Jeová o censure.”
    Este comportamento de Miguel é tal qual o comportamento de Jesus.

    2 Pedro 2: 21-23: “De fato, para isso vocês foram chamados, porque o próprio Cristo sofreu por vocês, deixando um modelo para seguirem fielmente os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade na sua boca.
    Quando estava sendo insultado, não respondia com insultos. Quando estava sofrendo, não ameaçava, mas confiava-se Àquele que julga com justiça.”

    Observação: No versículo de Judas 9 muitas bíblias trazem o título SENHOR, em vez do nome Jeová. Isso faz que alguns pensem que Miguel está apelando ao senhor Jesus para ajudá-lo. Entretanto, esse texto deve constar o nome divino, tendo em vista um relato semelhante nas escrituras hebraicas.

    Zacarias 3: 1,2 : “E ele me mostrou o sumo sacerdote Josué de pé diante do anjo de Jeová, e Satanás estava de pé à direita dele para se opor a ele. O anjo de Jeová disse então a Satanás: “Que Jeová o censure, ó Satanás, sim, que Jeová, que escolheu Jerusalém, o censure! Não é este homem um pedaço de madeira tirado do fogo?”

    Um segundo ponto é sobre o julgamento de Satanás, quando e como ocorrerá?
    Judas ao dar conselhos na sua carta, ele cita vários exemplos do passado: destruição de alguns após o êxodo do Egito, os anjos desobedientes nos dias de Noé, as cidades de Sodoma e Gomorra, Caim, Balaão, Corá, bem como nos traz atenção da disputa entre Miguel e Satanás acerca do corpo de Moisés. (Deuteronômio 34:6) A Bíblia nos diz que Jeová enviou seu anjo, sendo este Miguel, para guiar os israelitas pelo deserto. Embora não possamos ser dogmáticos ou precisos quanto ao tempo, essa disputa provavelmente ocorreu durante a jornada pelo deserto e confirma que o anjo era Miguel que guiava o povo de Deus, ou como diz Daniel 12: 1, “ [...] Miguel, o grande príncipe que está de pé a favor do povo a que você pertence.”

    Mas quando seria ou será o julgamento de Satanás?
    Mateus 8: 29 : “E começaram a gritar: “O que você quer conosco, Filho de Deus? Veio aqui nos atormentar antes do tempo determinado?”

    Apocalipse 20: 1-3,10 : “Vi um anjo descer do céu com a chave do abismo e uma grande corrente na mão. Ele pegou o dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o prendeu por mil anos. E o lançou no abismo, fechou o abismo e o selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos tivessem terminado. Depois disso ele terá de ser solto por um pouco.E o Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam tanto a fera como o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.”

    Percebemos assim, que o tempo para o julgamento de execução contra Satanás será no futuro. Quem fará essa execução será o anjo do abismo e a bíblia mostra que Jesus será o executor de Satanás.

    E para concluir: quem alega que a “ voz de arcanjo” não é a voz de Jesus, deveria repensar, pois a bíblia é bem clara ao dizer o seguinte:
    João 5: 28,29 : “Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele (=Jesus) e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento. “

    ResponderExcluir
  5. Penso que todos estão agindo inocentemente, pois enquanto estão discutindo temas sem importância para a salvação do ser humano, estão deixando de falar do grande amor de Deus, de Jesus e do Espírito Santo pelo pecador, para os que ainda não conhecem nem a Deus nem Sua obra de Redenção. Enquanto ficam perdendo tempo com coisas que não vai alterar em nada na vida do perdido, Satanás está aumentando o número de adeptos para o lago de fogo que está preparado pra ele (Satanás ) e seus anjos. Oque Jesus quer é que O emitemos em obras e serviços ao ser humano caído. Amém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assuntos diretamente ligados à relação com Deus e à salvação devem estão entre “as coisas mais importantes”. (Filipenses 1:10) No entanto, a Bíblia nos recomenda que “avancemos à madureza”. (Hebreus 6:1) Isso inclui o entendimento de outros assuntos também importantes. Por exemplo, o entendimento correto sobre quem é Miguel, o arcanjo, ajuda a desfazer uma doutrina falsa, a doutrina da Santíssima Trindade, que é um impedimento para se conhecer o Deus verdadeiro Jeová. E Jesus associou este conhecimento à salvação, quando disse: “Isto significa VIDA ETERNA: que CONHEÇAM A TI, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” – João 17:3.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)