Pular para o conteúdo principal

O que o uso predominante da palavra “espírito” na Bíblia revela sobre o “espírito santo”?

Fonte: jw.org

1.     Espírito como vento, ar em movimento: 123 vezes.

Êxodo 10:13: “Moisés estendeu imediatamente seu bastão sobre a terra do Egito, e Jeová fez soprar um vento [lit.: “espírito”] leste sobre o país durante todo aquele dia e toda aquela noite. Quando amanheceu, o vento [lit.: “espírito”] leste trouxe os gafanhotos.”

João 3:8: “O vento [lit.: “espírito”] sopra para onde quer, e ouve-se o som dele, mas não se sabe de onde ele vem nem para onde vai.

2.  Espírito como força de vida (associado com fôlego, respiração): 42 vezes.

Salmo 146:4: “Seu espírito* sai, e eles voltam ao solo; nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam.” (Nota de rodapé: “Ou: ‘fôlego’.”)


3. Espírito na acepção de pessoa (ser) espiritual: 72 vezes.

1 Reis 22:20, 21: “E Jeová disse: ‘Quem enganará Acabe, para que ele suba a Ramote-Gileade e morra lá?’ E um dizia uma coisa, ao passo que outro dizia outra coisa. Então um espírito* veio, ficou de pé perante Jeová e disse: ‘Eu o enganarei.’” (Nota de rodapé: “Ou: ‘anjo’.”)

4. Espírito como disposição, inclinação: 173 vezes.

1 Reis 10:4, 5: “Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha construído, o alimento da sua mesa, a ordem em que se sentavam seus oficiais, o serviço dos que serviam à mesa e a roupa deles, seus copeiros e os sacrifícios queimados que ele oferecia na casa de Jeová, ela ficou sem fala.”* (Nota de rodapé: “Lit.: ‘não houve mais espírito nela’.”)

5. Espírito no sentido de “declaração inspirada”: 20 vezes.

1 João 4:1: “Amados, não acreditem em toda declaração inspirada,* mas ponham à prova as declarações inspiradas* para ver se elas se originam de Deus, pois muitos falsos profetas saíram pelo mundo afora.” (Nota de rodapé: “Lit.: ‘todo espírito’.”)

6. ”Espírito” com referência ao espírito santo:  328 vezes.

Atos 2:4: “E todos ficaram cheios de espírito santo e começaram a falar em línguas, assim como o espírito os capacitava.”

– Dados extraídos da série “Estudo sobre Pneumatologia”, partes 1 a 4.

Excetuando a palavra “espírito” na acepção de “espírito santo” (que é o foco principal das questões teológicas nos estudos sobre Pneumatologia), encontramos dois parâmetros que indicam a predominância do uso da palavra “espírito” na Bíblia:

1)  Dos usos de “espírito” na Bíblia, quatro se referem a coisas impessoais: vento, força de vida, disposição mental e declarações inspiradas, sendo que apenas um uso se refere a pessoa espiritual;

2)  A expressiva quantidade de vezes em que ocorre a palavra “espírito” na Bíblia tem aplicação a coisas impessoais (358 vezes), ao passo que ocorre apenas 72 no sentido de pessoa espiritual.

Essa predominância do uso temático bem como numérico de “espírito” no sentido de algo impessoal reforça o quadro que a Bíblia apresenta sobre o espírito santo como força, ou energia, impessoal.

Para ler os artigos referentes a “Estudo sobre Pneumatologia”, clique nos links abaixo:



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. As vezes que a Bíblia usa espírito para pessoas, não seria similar ao que usar CARNE para pessoas?

    Neste caso :
    Carne - pessoas de carne
    Espírito - pessoas de espírito

    Morreu toda carne = morreram todas as pessoas
    Um espírito o possuiu = uma pessoa espiritual maligna dominou um ser humano

    Sendo assim seria uma figura de linguagem chamada de metonímia....?
    (A palavra céu também é usada como metonímia...)

    "Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança entre o segundo e o termo entre as orações" ""Palácio do Planalto" é usado como um metônimo...para representar a presidência do Brasil, por ser esse o nome do edifício-sede do governo federal. Outro exemplo é "Hollywood" [...] metonímia para a indústria de cinema dos Estados Unidos, por causa da fama e identidade cultural de Hollywood, um distrito da cidade de Los Angeles, Califórnia, como o centro histórico de estúdios e estrelas de cinema. Um edifício que abriga a sede do governo ou a capital nacional é muitas vezes usado para representar o governo de um país, como "Westminster" (Parlamento do Reino Unido) ou "Washington" (governo dos Estados Unidos). Outro exemplo é beber um copo, onde o copo é usado no lugar do seu conteúdo. A metonímia é [...] a utilização de uma palavra ou parte da significação da palavra, a fim de passarmos uma ideia. Na metonímia, um termo substitui outro não porque a nossa sensibilidade estabeleça uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam (caso da metáfora), mas porque esses elementos têm, de fato, uma relação de dependência"

    Já o espírito santo não seria um metonímia, mas de fato ele é um espírito mesmo....

    O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando em conta que "carne" e "espírito" denotam substância ou condição, e não identidade, seu argumento me parece fundamentado.

      Excluir
  2. A TNM Revisada também traz à nossa atenção esses 6 significados para "espírito" no Glossário de Termos Bíblicos.
    Isso é muito bom, pois pode ajudar os mais leigos a verem que a palavra para "espírito" na Bíblia não possui só um significado e não se refere sempre ao espírito santo. Precisamos entender de acordo com o contexto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)