Pular para o conteúdo principal

Télos em Romanos 10:4 – “fim” ou “finalidade”?


Boa tarde, Apologista.
Estive analisando um argumento a respeito do fim do pacto da Lei com a vinda de Cristo, e encontrei um questionamento interessante.
Romanos 10:4: “Porque Cristo é o fim da Lei, para que todo aquele que exercer fé possa ter justiça”. 
A palavra “fim” (τέλος - té·los), segundo a Concordância de Strong, significa: “(a) an end [um fim], (b) event or issue [evento ou questão], (c) the principal end [o principal fim], aim [objetivo], purpose [propósito], (d) a tax [um imposto].” A parte (c) então diz “propósito/objetivo”. 
Té·los também é usado em 1 Pedro 1:9, onde seu significado é vertido por “alvo” (“objetivo”). Claro, assim como o ‘objetivo da fé é a salvação’, o objetivo da Lei não é apresentar o Cristo (Gálatas 3:19, 24)? Então por que Romanos 10:4 foi vertido por “fim”, ao invés de “objetivo/finalidade”?
Ficarei grato por sua resposta.


Resposta do apologista:

Prezado leitor:

A palavra TÉLOS possui os dois sentidos: de fim (término) bem como de fim (finalidade).

O Léxico do Novo Testamento Grego/Português (F. Wilbur Gingrich revisado por Frederick W. Danker) mostra isso, sob o verbete TÉLOS:

"τέλος, —1. fim—a. no sentido de término, cessação, conclusão Mc 3.26; 13.7; Lc 1.33; 22.37; Rm 10.4; Hb 7.3; 1 Pe4.7; provavelmente 1 Co 10.11 (ver 2 abaixo.) —b. fim, alvo, resultado Mt 26.58; Rm 6.21s; 1 Tm 1.5; Hb 6.8; Tg 5.11; 1 Pe 1.9.”

Observe que Romanos 10:4 é referido como exemplo de TÉLOS no sentido de término, ao passo que o texto que você citou – 1 Pedro 1:9 – evidentemente exemplifica TÉLOS como finalidade.

O artigo Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 6, no subtítulo Razões pelas quais a Lei como um todo teve de findar”, na subdivisão Para que os servos cristãos de Deus pudessem ser justificados”, traz a seguinte explicação:


Alguns proponentes do Decálogo argumentam que aqui a palavra “fim” (télos, em grego) tem o sentido de finalidade, alvo ou objetivo. Assim, arguem que o texto está dizendo que a Lei tinha por objetivo conduzir a Cristo. No entanto, a continuação do versículo mostra claramente que a referência é ao término, ou cessação, da Lei como um todo, incluindo o Decálogo. Diz: “Para que todo aquele que exercer fé POSSA TER JUSTIÇA [“para justificar a todo aquele que crê”, IBB] .”

     Assim, a justificação dos servos de Deus estava subordinada ao término da Lei. A Lei constituía um impedimento à justificação dos fiéis. Como assim? Acontece que o pacto da Lei trazia um requisito: “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”  (Gálatas 3:10b, ACRF) Como afirmou o discípulo Tiago: “Pois, quem observar toda a Lei, mas der um passo em falso num só ponto, tem-se tornado ofensor contra todos eles.” (Tg 2:10)[1] Assim, o povo judeu, que havia recebido a Lei, por constituir parte da humanidade imperfeita, recebeu a maldição imposta como penalidade pelo pacto da Lei. Como explicou Paulo: “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição.” (Gál 3:10a, ACRF) Mas, por que Deus daria um conjunto de leis seguido desse requisito de cumprir “todas as coisas” dessa lei, sob a pena de maldição?
Esse requisito cumpriria pelo menos três objetivos. Primeiro, mostraria aos servos de Deus pré-cristãos a plena pecaminosidade deles, conscientizando-os da necessidade de um Redentor. Como Paulo explicou: “Por que, então, a Lei? Ela foi acrescentada para tornar manifestas as transgressões.” (Gál 3:19a) Mas, até quando tal “Lei” permaneceria? O mesmo versículo responde: “ATÉ QUE CHEGASSE O DESCENDENTE a quem se fizera a promessa.” (Gál 3:19b) Quem é esse “descendente”? Paulo responde: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a seu descendente. Não diz: ‘E a descendentes’, como no caso de muitos, mas como no caso de um só: E a teu descendente’, QUE É CRISTO.” – Gál 3:16.
Isso se daria desse modo devido ao segundo objetivo da Lei: identificar o Messias, Jesus Cristo. Paulo afirmou: “A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé.” (Gál 3:24) Por ter nascido como humano perfeito, Jesus cumpriu perfeitamente todos os requisitos da Lei, podendo assim ter sido identificado pelos sinceros observadores como sendo realmente o prometido Messias. Terceiro: a Lei também proveu “sombras”, ou modelos ilustrativos, de realidades celestiais. (He 10:1) Tendo cumprido tais objetivos, não havia mais necessidade de tal Lei. Como disse Paulo: “Mas AGORA QUE CHEGOU A FÉ [representando Cristo], NÃO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DUM TUTOR [a Lei].” (Gál 3:25) A comparação da Lei como sendo um “tutor” também aponta para o término dela, pois um tutor não mantém a tutela de uma criança para sempre.

Portanto, para que os servos de Deus pudessem ser justificados, ou declarados justos, a Lei precisava findar.

Assim, a tradução de télos como fim (cessação) em Romanos 10:4 está de acordo tanto com o significado primário da palavra quanto com o significado bíblico dessa passagem.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

  1. Muito bom artigo. Realmente, não há dúvidas que não somos mais obrigados a guardar a lei mosaica, visto que "Cristo é o fim (cessação) da lei". Romanos 10:4

    ResponderExcluir
  2. Mateus 5:17 ao 19 diz claramente sobre isso. O céu e a terra já passaram? Não? Então a lei não passou. Em Romanos 7:12 Paulo enaltece a lei, por que ele falaria mal em Romanos 10:4?

    Se alguma palavra de Paulo contraria o que Jesus disse só há duas explicações ou Paulo estava contrariando Jesus ou você não não sabem interpretar Paulo.

    Pedro mesmo já dizia que os escritos de Paulo são de difícil entendimento.

    Jesus, Paulo, Pedro e todos os discípulos eram judeus, a bíblia foi escrita exclusivamente por judeus e um prosélito.

    Jeremias 31:31 diz claramente que a nova aliança Deus colocaria a lei dEle no nosso coração, não uma nova lei, mas a lei dEle, a lei já existente.

    "A salvação vem dos judeus", Jesus deixou bem claro isso... Quem contraria Mateus 5:17 ao 19 deve repensar seus conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dennis:

      Mateus 5:17-19 não diz respeito à Lei simplesmente passar, mas sim sobre ela passar SEM CUMPRIMENTO. Esse cumprimento foi realizado por Jesus Cristo. (Mateus 5:17) Uma vez cumprida em todos os aspectos, a Lei passou – deixou de vigorar.

      Paulo não falou mal da Lei em Romanos 10:4. Apenas salientou que a Lei cumpriu sua finalidade e, em consequência disso, ela deixou de vigorar.

      Para um entendimento sobre Mateus 5:17, veja o artigo “Mateus 5:17 indica que a Lei dada à Israel continuaria no cristianismo?”

      Excluir
    2. Com o término da lei, incluindo o Decálogo, como mencionaste, dá margem ao entendimento de que pode-se ter outros deuses ou cultuar imagens? Matar ou adulterar? Furtar ou cobiçar?

      Excluir
    3. Quando eles falam q a lei findou, na verdade estão falando do sábado, devido ser o único mandamento que não querem guardar... Entretanto essa doutrina da margem para dizermos que podemos matar, roubar, adorar imagens etc... Vamos rever essa interpretação aí heim...

      Excluir
    4. VOCÊ DISSE.....
      " Paulo não falou mal da Lei em Romanos 10:4. Apenas salientou que a Lei cumpriu sua finalidade e, em consequência disso, ela deixou de vigorar."



      Porquê então em Mateus 5:19 diz que
      Temos de cumprir a lei????

      Nao seria incoerência e palavras impensadas suas?

      Excluir
  3. Se passou o apóstolo Paulo não teria cumprido a circuncisão em Timóteo (At-16,3) pois não avia mais necessidade, ainda que seu pai fosse grego, ou por motivos algum, mais o apóstolo Paulo sendo zelozo dá lei, e sabendo que negar a lei é deixar que a "iniqüidade" que significa "negar a lei", ímperi no mundo que vivemos

    ResponderExcluir
  4. Como assim cessou! Se a lei sessar só nos resta a "iniqüidade" pois é a negação dá Torá-lei de Deus, vemos o apóstolo Paulo cumprindo a lei depois dá morte de Cristo, contínua circuncidano (At,16,3) ele orienta o próprio jovem a permanecer nas letras sagradas,(2tm,3,14), E também o apóstolo Matei declara que por se multiplica a "iniqüidade=negação da lei" Torá DIVINA, O AMOR de quase todos esfriará,(Mt,24,12) tem que ter cuidado com essas doutrinas que ensina a negar a lei. Toda lei conserva o que a respeita, e puni quem transgride.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo circuncidou Timóteo, não como questão de fé, mas para evitar criar preconceito entre os judeus aos quais iam pregar. (Atos 16:1-3) Em harmonia com o que ele disse em 1 Coríntios 9:20: “Para os judeus me tornei como judeu, para ganhar os judeus; para os debaixo de lei me tornei como debaixo de lei —EMBORA EU MESMO NÃO ESTEJA DEBAIXO DE LEI —, para ganhar os debaixo de lei.”

      O fato de a Lei ter findado não significa ficar sem normas morais. Pois Paulo disse: “Cometeremos pecado, já que não estamos debaixo de lei, mas debaixo de bondade imerecida? Certamente que não!” (Romanos 6:15) Os cristãos estão sujeitos à “lei do Cristo” (Gálatas 6:2), que inclui todo o conjunto de normas cristãs.

      Excluir
  5. Consegui baixar aqui em pdf o Léxico do Novo Testamento e vou usar num discurso sobre o sábado que farei.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia apologista, apenas queria confirmar uma coisa contigo. Encontrei na net um artigo sobre a palavra grega Télos bem interessante, que mostra todos os textos que ela ocorre. São 42 vezes. E pelo que percebi, a maioria das ocorrências é no sentido primário da palavra, significando "término". Estou correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Você poderá encontrar a lista do uso bíblico dessa palavra neste link: http://biblehub.com/greek/5056.htm

      Abraços.

      Excluir
  7. se a palavra fim usado em romanos 10:4 significa termino então porque Paulo cita o 5º mandamento aos gentios em efesios 6:1-3? a biblia nos diz em romanos 4:15 e romanos 7:7-8 de que onde não há lei não pode existir pecado, e se a lei foi abolida então já não existe pecado e se não existe pecado então precisamos da graça para nos salvar do quê??? veja o que diz 1 joão 2:4: " Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wilson:

      Suas perguntas serão consideradas em um artigo futuro.

      Abraços.

      Excluir
    2. Caro Wilson,
      A sua argumentação diz algo muito estranho!
      O seu entendimento é que:
      O Pecado só existe por causa da Lei. Se a Lei de Moisés não vale mais então não existe mais pecado e a graça não estaria nos salvando de nada! Esse é o seu argumento.
      Mas por que isso é estranho??
      Porque essa sua visão simplesmente deixa de lado o INÍCIO DA HUMANIDADE NO JARDIM DO ÉDEN COM ADÃO E EVA!!
      Sim! A sua visão sobre Lei e Pecado está tão amarrada na Lei Mosaica que você se esquece que o Pecado que domina a humanidade até HOJE entrou no mundo na época de ADÃO e não de Moisés!
      É por isso que a Lei de Moisés estar em vigor ou não estar não muda em nada o fato de que o Pecado de ADÃO ainda domina a humanidade e é DESSE PECADO DE ADÃO que a GRAÇA DE JEOVÁ DEUS nos salvará graças ao Sacrifício Perfeito de Jesus Cristo, "AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO".

      É nítido que o senhor confunde a Lei de Moisés com o fato de que essa Lei não foi dada para tornar os homens pecadores. A humanidade já era pecadora quando os "10 Mandamentos" foram dados!
      O que o senhor deixa de lado é o fato de que essa Lei de Moisés tinha um único objetivo:
      TORNAR EVIDENTE PARA ISRAEL E PARA A HUMANIDADE EM GERAL QUE TODOS NÓS SOMOS PECADORES DE NASCENÇA E QUE PRECISÁVAMOS DESESPERADAMENTE SALVAR NOSSAS VIDAS POR MEIO DE UM SACRIFÍCIO DE UMA OUTRA VIDA QUE DEVERIA MORRER EM NOSSO LUGAR.
      A LEI DADA A MOISÉS PROVIDENCIOU A VIDA DE ANIMAIS PARA SALVAR O SER HUMANO PECADOR. MAS O SANGUE ANIMAL NÃO ERA SUFICIENTE PARA COBRIR OS CONSTANTES PECADOS DOS HOMENS.
      ESSES SACRIFÍCIOS SÓ SERIAM ENCERRADOS QUANDO O SACRIFÍCIO DEFINITIVO FOSSE OFERECIDO. E TODOS NÓS SABEMOS QUE JESUS FOI "O CORDEIRO" DEFINITIVO PARA O QUAL A LEI APONTAVA O TEMPO TODO QUE UM DIA CHEGARIA E COLOCARIA FIM DEFINITIVO A TODOS AQUELES RITUAIS DA LEI MOSAICA QUE SERVIAM PARA:

      TORNAR O PECADOR EVIDENTE NAS SUAS SUJEIRAS.
      E TORNAR EVIDENTE QUE A SALVAÇÃO DEFINITIVA DO PECADO SE DARIA NO FUTURO, QUANDO O MESSIAS VIESSE E COLOCASSE FIM DEFINITIVO NAQUELE SISTEMA DE LEIS E PUNIÇÕES QUE NENHUM SER HUMANO CONSEGUIA CUMPRIR PERFEITAMENTE, SEM ERRAR.
      APENAS JESUS CONSEGUIU VIVER A LEI DE MOISÉS DE FORMA PERFEITA SEM ERRAR! É POR ISSO QUE ELE FOI O FIM DESSA LEI!

      Excluir
  8. Prezado ADILSON CÂNDIDO DA SILVA:

    Perguntas como as suas já foram consideradas no artigo "Romanos 4:15 indica que os Dez Mandamentos não foram abolidos?" (Queira ver.)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Pra que serve a lei? A lei serve para mostrar que somos pecadores, ou melhor, transgressões: Romanos 7: 7. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
    Agora viajando para o significado da frase Tetelestai "está consumado" e vemos que Jesus disse na cruz: está consumado que significa "está cumprido" aí perguntamos: cumprido o que? Cumprido a lei, Jesus cumpriu a lei para que através da fé possamos chegar a Deus.
    Efésios 2: 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem das obras, para que ninguém se glorie.
    Não chegamos a Deus através de obras como no velho testamento, sem contar que até o povo do velho testamento não alcançou salvação pela lei (hebreus 11) portanto, talvez isto explica do porque o fim da lei é Cristo como diz em romanos 10:4.
    Hebreus 7: 18. Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19. (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.

    ResponderExcluir
  10. É claro que o decalogo continua em vigor caso contrário Paulo seria totalmente incoerente com outros escritos, inclusive Romanos 3:31 onde ele escreve que a Lei não é anulada mas sim confirmada. Em romanos 10:4 o significado de Telos está apenas remetido à lei cerimonial, essa sim que justificava o pecador como símbolo do verdadeiro messias que viria através da morte de um cordeiro. Ora com a morte e ressureição de Jesus Cristo cumpre-se aquilo para que apontava a lei cerimonial pelo que esta é apenas esta cessa como meio de justificação. Agora somos justificados pela fé nos méritos de Cristo e não mais há necessidade da lei de sacrifícios como justificação. Se os 10 mandamentos tivessem sido abolidos então era lícito Matar? Roubar? Adulterar? Mentir? Cobiçar? Em Hebreus 7 fala do sacerdócio de Cristo, logo estamos novamente perante a lei cerimonial que cessou e apenas esta é não a Lei dos Mandamentos. Se o sábado por exemplo iria terminar porquê que Cristo fez questão de ir à sinagoga ao sábado como era Seu costume? Se
    os mandamentos eram para cessar então podia ter passado a ir ao domingo ou à quarta-feira mas Ele continuou a frequentar a sinagoga ao sábado. É porquê que os apóstolos continuaram a reunir-se ao sábado como lemos em Atos várias vezes? Se era para cessar então Cristo não deveria ter dado instruções sobre o assunto para que passassem a reunir-se à terça-feira por exemplo? E como explicar Mateus 24:20? Se os mandamentos eram para cessar e sabendo que este é um texto profético então Jesus poderia ter dito para que a fuga não ocorresse...sei lá à segunda-feira por exemplo. Jesus menciona propositadamente o sábado porque os mandamentos são para vigorar eternamente como lemos em deuteronomio 6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor poderá ler mais comentários sobre Romanos 10:4 no artigo “Cristo é o fim da lei” – em que sentido?

      Poderá também analisar a afirmação de que a Lei dada por Deus está dividida em “lei moral” e “lei cerimonial” e vários argumentos sabatistas na série de artigos "Os 'Dez Mandamentos' com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos?"

      Quanto ao argumento de que a abolição da Lei daria ensejo à prática do pecado, veja o artigo “A abolição dos Dez Mandamentos justifica que os cristãos cometam pecados?”

      Referente a Romanos 3:1, é evidente que não está proclamando a permanência da Lei visto que as cartas paulinas como um todo mostram que a Lei findou. Veja os artigos “Os Dez Mandamentos foram abolidos? – Um exame de 2 Coríntios 3:6-14”, “O que é abolido em 2 Coríntios 3:14?” e “O que é removido em 2 Coríntios 3:14 – o ‘véu’ ou o ‘antigo pacto’?”
      Cristo guardou a Lei enquanto ela vigorou, razão pela qual ia na sinagoga nos sábados. Veja o artigo “Mateus 5:17 indica que a Lei dada à Israel continuaria no cristianismo?”

      Em Mateus 24:20 Jesus mostrou a dificuldade que os cristãos teriam de fugir de Jerusalém no sábado porque os judeus não cristãos guardavam o sábado e haveria assim dificuldade para os cristãos saírem no sábado.

      Excluir
  11. as evidencias apontam para uma lei muito antes do monte sinai, em gen por ex diz q ABRAÃO GUARDOU A LEI DE DEUS gen 26:5 ; o povo no deserto exo 16:4, 28 ; e voltando ainda mais temos o cordeiro q foi morto desde a fundação do mundo apoc 13:8 ; o sangue de Cristo q foi conhecido antes da fundação do mundo 1 ped 1/; 20,21 ; cabe uma pergunta, porq Cristo teria q morrer ?? não seria mais facil determinar q o homem tivesse outra oportunidade sem q Cristo tivesse q morrer?? isso nos mostra q ja existia uma regra , uma lei q ditasse q quem pecasse morreria, e nos faz lembrar d hebreus 9: 22 q diz sem derramamento de sangue não ha remissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para respostas às suas questões, veja a série de artigos OS “DEZ MANDAMENTOS” COM SEU SÁBADO SEMANAL DEVEM SER GUARDADOS PELOS CRISTÃOS?, em especial a Parte 4. Também o artigo O “CORDEIRO” FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO?




      Excluir
  12. OLDAIR VIEIRA, a resposta de onde você extraiu o comentário citou o artigo “Mateus 5:17 indica que a Lei dada à Israel continuaria no cristianismo?”. Recomendo que você faça a leitura dele.

    ResponderExcluir
  13. ERLAN BARBOSA, sobre seu questionamento, veja o artigo "A abolição dos Dez Mandamentos justifica que os cristãos cometam pecados?"

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Quando a Bíblia fala que todo que exercer fé no filho do homem não vai ser destruído (Jo 3:16) isto mostra que cristo é minha lei ou seja ele hoje é o meu maior exemplo de fé ele é o meu espelho isto nao quer dizer que o princípio não esteja em vigor

    ResponderExcluir
  15. Quando a Bíblia fala que todo que exercer fé no filho do homem não vai ser destruído (Jo 3:16) isto mostra que cristo é minha lei ou seja ele hoje é o meu maior exemplo de fé ele é o meu espelho isto nao quer dizer que o princípio não esteja em vigor

    ResponderExcluir
  16. O problema de todo o objetor da Lei é o Sábado!! eu nao consigo imaginar que uma pessoa que se diz cristã afirmar que os outros nove mandamentos não sejam para os nossos dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado:

      Creio que você está enganado em sua opinião. Pois, como cristão, entendo que a inteira Lei, incluindo TODOS os Dez Mandamentos, foram abolidos. Ou seja, os cristãos não guardam nove mandamentos. Eles guardam as leis cristãs, que mantêm os princípios por trás de várias leis da Lei mosaica, inclusive dos Dez Mandamentos.

      Sobre isso, veja o artigo “OS ‘DEZ MANDAMENTOS’ COM SEU SÁBADO SEMANAL DEVEM SER GUARDADOS PELOS CRISTÃOS? – PARTE 7”, que inicia com o subtítulo “Guardar nove mandamentos?”. (Link: http://www.oapologistadaverdade.org/2014/02/os-dez-mandamentos-com-seu-sabado.html)

      Abraços.

      Excluir
  17. Silva Vagner vejamos o que diz Romanos 7:7-8 "7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado." romanos 4:15 "Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão"

    ««SE NÃO EXISTE A LEI, NÃO EXISTE PECADO»»

    A lei já existia muito antes de Deus ter concebido o decálogo no Sinai. no jardim do Eden é a ja existia e se encontrava resumida na lei que proibia o comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. em Gêneses 26:5 nos diz: " porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis."
    ali encontramos que Abrão obedeceu as leis, os mandamentos de Deus. provando assim que Deus já tinha dado alguns orientações para Abrão.

    lembra-te sempre: ««SE NÃO EXISTE LEIS, NÃO EXISTE PECADO»»

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wilson:

      Referente ao texto de Romanos 7:7 e 8, veja o artigo “Romanos 4:15 indica que os Dez Mandamentos não foram abolidos?”, neste link:
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/10/romanos-415-indica-que-os-dez.html

      Com relação ao texto de Gênesis 26:5, veja o artigo “Os ‘Dez Mandamentos’ com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 4”, neste link:
      http://www.oapologistadaverdade.org/2013/02/os-dez-mandamentos-com-seu-sabado_16.html

      Abraços!


      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)