Pular para o conteúdo principal

O que significa o termo "primogênito" em Colossenses 1:15?


Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20121201/por-que-deus-enviou-jesus/


Contribuído por: A Serviço do Reino.


Colossenses 1:15 diz assim sobre Jesus: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." – Almeida Corrigida, Revisada e Fiel.

A palavra ”primogênito”, em uma de suas definições pelo The Expositor's Greek Testament, é definida da seguinte forma¹:

 "Πρωτότοκος ("Prototokos") em seu sentido primário expressa prioridade temporal, e, em seguida, por conta dos privilégios do primogênito, ela ganha uma maior sensação de domínio. Muitos comentaristas acham que ambas as ideias estão presentes aqui."

A Concordância de Strong define assim essa palavra ²:

prototokos: primogênito
Palavra Original: πρωτότοκος, ον
Parte do discurso: Adjective
Transliteração: prototokos
Ortografia fonética: (pro-tot ok'-os)
Definição sucinta: primogênito
Definição: primogênito, o mais velho.

AJUDA Estudos palavra
4416 prototokos (a partir de 4413 / protos "a primeira, pré-eminente" e 5088 / tíktō, "levar adiante") - corretamente, primeiro no tempo (Mt 1:25; Lc 2, 7);daí, preeminente (Col 1:15; Ap 1, 5).

Sendo assim, a palavra “primogênito” (protótokos) tem tanto o sentido de  "primeiro nascido" ou "primeiro filho" como também “mais importante/preeminente”. 

Exemplos do primeiro sentido (“primeiro nascido”) são encontrados no Velho e no Novo Testamento em quase que em sua totalidade. Apenas pra citar um exemplo: 2 Crônicas 21:3 confirma isso, quando declara: “Seu pai [Jeosafá] lhes deu dádivas de prata, e de ouro, e de coisas seletas, junto com cidades fortificadas em Judá; mas o reino ele deu a Jeorão, pois era o primogênito.”

Agora vejamos exemplos do segundo sentido. Um belo exemplo citado pelos trinitários é o de Jacó, que se tornou mais preeminente que Esaú. Jacó se tornou "primogênito" ou mais preeminente que seu irmão. – Gênesis 25:29-34; Hebreus 12:16.

Outro exemplo citado por eles é o de Davi, que, apesar de ser o filho mais novo, era o "primogênito" ou o mais preeminente que os demais. (Salmo 89:20, 27) De qualquer forma, Davi foi o primeiro rei da linhagem messiânica.  

Com essas informações, voltemos a Colossenses 1:15. Em que sentido a palavra “primogênito” se aplica a Jesus? Primeiro filho ou preeminência? A resposta clara é: nos dois sentidos. Como assim?

Antes temos que deixar claro que para os trinitários o termo "primogênito" neste verso não quer dizer que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová, mas sim que Jesus é preeminente sobre toda a criação porque é o Criador dela. Mas como afirmado acima, ela se aplica nos dois sentidos pra Jesus. A questão principal a ser discutida não é se Jesus é preeminente ou não. É óbvio que Jesus é preeminente, disso não há dúvidas.

Mas a questão é: Por que Jesus é preeminente? Vamos deixar a Bíblia responder.

A Bíblia é clara ao dizer que Jesus é preeminente porque é o primogênito da criação, ou o primeiro filho de Jeová. Hebreus 1:6 é claro ao dizer que Deus introduziu no mundo "o SEU primogênito". Portanto, Jesus é o primeiro filho criado de Jeová. Com isso concordam as palavras de Apocalipse 3:14 que diz que Jesus é “o princípio da criação de Deus".

Jesus é preeminente porque ele é o primeiro filho, e como primeiro filho, é mais preeminente do que os demais filhos, sendo o herdeiro de tudo e aquele que tem direito ao Reino. Sim, primogênitos são preeminentes, e sua preeminência vem do fato de serem os filhos mais velhos.

Só o fato de ser o primeiro filho de Jeová, o primogênito de toda a criação de Jeová, já garante pra Jesus status por direito de primogenitura de ele ser preeminente sobre todas as outras criaturas. Jesus por ser o primogênito, ou primeiro filho, tem mais direito e mais primazia do que qualquer outro. Assim sendo, Colossenses 1:15-17 mostra que a criação do universo foi um presente do Pai para o Filho, que é o herdeiro.

Segundo a lógica trinitária, que diz que Jesus é preeminente no segundo sentido apenas, teremos que admitir que alguém que não é Jesus foi a primeira criação de Jeová, sendo seu primeiro filho primogênito, mas Jesus foi feito "primogênito" no lugar deste outro, se tornando assim mais preeminente que este outro.

Assim, pensemos nas implicações de se negar que Jesus é a primeira criação de Deus! Não tem como fugir:  só existem dois sentidos para a palavra “primogênito” na Bíblia: ou é o primeiro filho nascido, ou então é outro filho, que não é o primeiro, mas que assume os direitos do primeiro.

Então, os trinitários têm duas escolhas: ou acreditam que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová e, por isso, tem primazia e é preeminente, ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus, mas Jeová escolheu Jesus e fê-lo ser mais preeminente que este outro. Em que vão acreditar, trinitários? Na Bíblia ou na tradição?


Referências:
 1) The Expositor's Greek Testament. Disponível em: <http://www.studylight.org/commentaries/egt/view.cgi?bk=50&ch=1>.
 OBS: O autor cita também em seus comentários que a palavra pode ter o significado apenas de "domínio" ou "soberania", ou seja, Cristo teria primazia ou seria preeminente porque é o governante sobre toda a criação e não que ele seria a primeira criatura. Essa parece ser a conclusão do autor e em apoio cita outros comentaristas bíblicos que dão suporte a essa conclusão.  Mesmo assim, o autor não é dogmático sobre o assunto e deixa a discussão em aberto ao dizer: "Se a palavra retém algo de seu significado original [prioridade temporal ou primeiro filho] aqui é duvidoso." 
2) Concordância de Strong. Disponível em: <http://biblehub.com/greek/4416.htm>.

Observação: Além da primeira definição de “primogênito” como sendo o mais velho, o link mostra que a palavra pode ter o significado de apenas "preeminência" (Greek Lexicon de Thayer), não necessariamente se referindo ao filho mais velho.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. "OBS: O autor cita também em seus comentários que a palavra pode ter o significado apenas de "domínio" ou "soberania", ou seja, Cristo teria primazia ou seria preeminente porque é o governante sobre toda a criação e não que ele seria a primeira criatura. Essa parece ser a conclusão do autor e em apoio cita outros comentaristas bíblicos que dão suporte a essa conclusão."

    Ele faz esta ressalva porque é trinitário, aí se contenta em citar outros trinitários com a mesma opinião.


    " Além da primeira definição de “primogênito” como sendo o mais velho, o link mostra que a palavra pode ter o significado de apenas "preeminência" (Greek Lexicon de Thayer)"

    E o autor trinitário o faz isso prensando justamente nas implicações de Colossenses 1:16.

    Agora, irmãos que me leem agora, eu sou da opinião que aparentemente, "primogênito" sempre tem o sentido de prioridade temporal, mesmo nas supostas exceções que arrumam.

    O caso mais usado é o de Davi, mas de fato Davi é sim o primeiro dos reis escolhidos por Deus na linhagem messiânica, ele é o primeiro, Salomão é o segundo e assim por diante. Depois mencionam Israel, povo que Jeová chama de seu filho primogênito, ora, embora Israel não seja o primeiro povo a surgir na Terra, é sim o primeiro povo ou nação escolhidas por Deus e separadas para o serviço sagrado de Jeová.

    O caso mais difícil talvez seja o de Efraim, segundo a profecia de Jeremias (31:9), primeiro cabe notar que a passagem parece ser um caso de paralelismo, onde a frase posterior, repete a ideia da anterior, neste caso Efraim seria uma metonímia ou sinédoque para representar todo Israel através de Efraim (convém notar que hoje se usa JUDEUS, quer dizer, da tribo de JUDÁ, para representar todos israelitas, é a mesma situação); mas prestemos atenção do que fala a profecia dentro de seu contexto, o profeta está falando sobre a libertação de seu povo (31:7,8, 10-12), a referência é que o Pai restauraria Israel, a tribo de Efraim ocuparia o papel de primogênito porque a restauração começaria primeiro por Efraim.

    Pensando em Jacó e Esaú, Jacó roubou os direitos ou privilégios de primogenitura de seu irmão mais velho, mas isto não muda o fato de que o primogênito de Isaque era Esaú, eles apenas não recebeu seus privilégios disso. Jacó não é abertamente chamado de "o primogênito de Isaque", se é, me mostrem a referência bíblica disso. Os primogênitos indignos podiam perder sua herança, que era passada a outro filho, mas nada muda o fato de que foram o primeiro filho varão de seu pai.

    O que é primogênito da morte (Jó 18:13)? Poeticamente é a doença que mata primeiro, a morte tem vários filhos, entre elas a doença, a doença primordial, é a mais mortal, causando a morte precoce, eis a filha mais velha e mais querida de sua mãe.

    Voltando a Cristo, trocar o sentido de primogênito para preeminente, apenas indicaria que o Filho de Deus é o criação mais preeminente, existe um problema difícil para o trinitário desatar aqui, que é de que "o primogênito dos animais", tem de ser ele mesmo um animal, é complicado que o primogênito de uma classe, esteja fora dela, que é o caso que querem inventar aqui, que o primogênito da criação de Deus seja o Criador [!]. O Raciocínios sabiamente fazia questão de chamar atenção que o termo primogênito nunca é usado para Deus, nem para o espírito santo, e ora, como os trinitários também atribuem a função de Criador para o Pai e o Espírito, não haveria problema algum em chamar a estes de primogênito também, mas o que se observa é que o termo não pode ser desvinculado do fator filiação, como Jeová não é filho de nada ou ninguém, não tem como ser primogênito de nada, ele não tem pai ou genitor, é ingênito e eterno, por mais que seja o mais preeminente deste e de todos os universos, tal termo nunca poderia se aplicar aquele que não foi gerado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicaçao,Saga!" Muito boa a sua argumentaçao!"

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Mas qual o link? ... com.br ou ... . org?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, têm uns artigos que você postou de um jeito, e outros, de outra forma. Quero saber o link correto do seu site para que eu possa divulgar a outros. Quero falar com você, se possível.

      Excluir
    2. É que anteriormente a página apologista da verdade era um blog, e agora é um site, com a terminação .org

      Estou ainda atualizando os posts anteriores, para que no final estejam www.oapologistadaverdade.org

      Me adicione no Facebook: Apolo Epifanio.

      Abraços.

      Excluir
  4. Com relação à palavra "preeminente" vale a pena observar a prefiguração do sacerdócio em Levítico 21:10 Bíblia de Jerusalém

    ResponderExcluir
  5. "Então, os trinitários têm duas escolhas: ou acreditam que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová e, por isso, tem primazia e é preeminente, ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus, mas Jeová escolheu Jesus e fê-lo ser mais preeminente que este outro."

    "ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus"

    Ellos no creen que Jesús fue CREADO. Dicen que es ETERNO. Entonces el primer hijo no hereda nada porque Jesús (que es eterno = según ellos [yo no pienso así]) ya lo había heredado todo. Pero no tiene sentido.

    No sé si no deberías incluir una tercera opción (en los últimos párrafos) tomando en cuenta su verdadero punto de vista = hijo eterno?

    Gracias por el artículo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)