Pular para o conteúdo principal

José de Arimateia era político? (Parte 1)


Fonte da ilustração: www.jw.org


Um leitor escreveu:

Prezado apologista:
Encontrei uma pessoa que, indagando sobre os cristãos participarem na política, mencionou o exemplo de José de Arimateia.
Primeiro, ele citou que esse homem, chamado José de Arimateia, era Senador (ocupada um cargo político). Por isso, ele teve facilidade em convencer Pilatos em lhe entregar o corpo de Jesus. Depois ele mencionou que ele, embora Senador, também era seguidor de Jesus Cristo.
Ele usa esse exemplo para defender a posição de que os cristãos podem participar na política. Ao pesquisar sobre o assunto, não encontrei nada muito específico no CD-ROM da Organização de Jeová. E os textos parecem ser bem claros quanto a isso – de ele ser político e ser seguidor de Jesus. – Note João 19:38; Mateus 27:57; Marcos 15:43; Lucas 23:51.
Por favor, poderia me indicar algo para que eu possa lhe responder à altura?
Ficarei no aguardo.
Abraços!


Resposta:

Primeiro, não há nenhuma evidência bíblica de que José de Arimateia fosse membro do senado romano. A facilidade de ele ter convencido Pilatos evidentemente tinha a ver com a posição judaica que ele exercia: era membro do Sinédrio (Supremo Tribunal judaico):

Marcos 15:43: “Chegou José de Arimateia, membro bem-conceituado do Conselho, que também aguardava o Reino de Deus. Ele tomou coragem, compareceu perante Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Infelizmente, algumas traduções usadas pela cristandade pervertem essa passagem, usando a palavra “senador” em vez de ‘membro do Conselho’. Note isso nas citações abaixo:

Chegou José de Arimateia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.” – ACF; também ARC.

Porém, traduções que se apegam mais ao significado das palavras no texto grego do “Novo Testamento” apontam o significado correto:

“José de Arimateia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus.” – IBB, que afirma traduzir “de acordo com os melhores textos em hebraico e grego”.

ARA: ilustre membro do sinédrio.”

TB: ilustre membro do Sinédrio.”

NIV: José de Arimateia, membro de destaque do Sinédrio.”

SBB: ilustre membro do sinédrio.”

Ave Maria: ilustre membro do conselho.

NJB: “proeminente membro do Conselho.”

BP:membro importante  do Sinédrio.”

Então, por que há traduções que vertem por “senador”? Qual é o sentido etimológico da palavra “senador”? O segundo e último artigo deste tema considerará essas questões debaixo do subtema:

A origem da confusão nas traduções da cristandade


Explicação das siglas de traduções usadas:

ACF: Almeida Revista e Corrigida Fiel.
ARA: Almeida Revista e Atualizada no Brasil.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
BP: Bíblia Pastoral.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
NIV: Nova Versão Internacional.
NJB: New Jerusalem Bible.
SBB: Tradução da Sociedade Bíblica Britânica.
TB: Tradução Brasileira.

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. O site está muito bom, as matérias são muito boas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vc está bem por fora meu irmão,o texto de João e claro,senador, tratando de comparativas marcos ouviu relatos de Pedro, João era próximo de jesus,nada está errado na tradução, vc q esta equivocadissimo no seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor:

      Creio que você fez seu comentário sem ter analisado a parte 2 deste artigo, a qual mostrou que a palavra grega em questão se aplica no Novo Testamento a um membro do Sinédrio judaico, e não a um senador romano. Portanto, os dois artigos estão inteiramente por dentro do contexto bíblico.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)