Pular para o conteúdo principal

Lucas 1:35 na revisada Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada de 2015

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/acontecimentos-antecederam-ministerio-jesus/anjo-gabriel-mensagens-de-deus/

Um leitor escreveu:

Olá, mano!  Segundo a NM revisada, Lucas 1:35 ficou assim :
“O anjo lhe disse em resposta: ‘Espírito santo virá sobre você e poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. E, por essa razão, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.” 
Essa palavra (“sombra”) não encontrei em nenhuma versão, e com certeza aparecerá algum trinitário dizendo:
‘Então vocês falam que o espírito santo é uma energia e agora a Bíblia nova de vocês diz que ele tem sombra.’ Kk,  sempre tem um!!
Quando tiver tempo, por favor, gostaria de tirar essa dúvida.
Obrigado.   

Resposta:

A expressão “cobrirá com a sua sombra” é um refinamento textual feito pela Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada de 2015.

O verbo grego em questão é πισκισει (episkiásei), declinação de πισκιάζω (episkiázo). O sentido desse verbo é “lançar uma sombra sobre”, “envolver em uma sombra”.[1]

Usado em relação ao espírito santo, destaca sua atuação na proteção do nascituro dentro do ventre da imperfeita virgem Maria, de modo a resultar no que declara o restante do versículo: “E, por essa razão, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.”

O sentido do verbo grego e a tradução acurada feita pela NM estão em harmonia com o sentido bíblico da palavra “sombra”, a qual está associada de perto com “proteção” e alívio de uma situação causticante, conforme mostram os textos abaixo:

Isaías 32:1, 2: “Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça. E cada um deles será como abrigo contra o vento, como esconderijo contra o temporal, como correntes de água numa terra árida, como a sombra de um enorme rochedo num deserto.”

Isaías 25:5: “Como o calor numa terra árida, tu silencias o barulho dos estranhos. Como o calor é amenizado pela sombra de uma nuvem,  assim a canção dos tiranos é silenciada.”

Salmo 91:1, 2: “Quem morar no lugar secreto do Altíssimo encontrará abrigo na sombra do Todo-Poderoso. Vou dizer a Jeová: ‘Tu és meu refúgio e minha fortaleza; meu Deus, em quem confio.’”

Nota:
[1] Greek New Testament Resources. The Online Greek Bible. Este texto grego é vertido conforme as seguintes publicações:
Novum Testamentum Graece, de Nestle-Aland, 26.ª edição.
©1979, Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart;
The Greek New Testament, 3.ª edição;
©1975, 
United Bible Societies, Londres.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Gostei,muito interessante,parabéns a quem fez a pergunta e a vc Apologista que respondeu

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não é só a Tradução do Novo Mundo que traduz "sombra" para se retratar ao Espírito Santo nesse versículo. Traduções como a Nova Versão Internacional, Versão Católica, Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Sociedade Bíblica Britânica também vertem da mesma forma que a Tradução do Novo Mundo. Portanto, não terá como os trinitários alegarem que esta é uma particularidade da nossa Tradução.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)