Image Map











quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A alma morre? Refutando conceito errôneo

Fonte da ilustração:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102015146


      Certo leitor escreveu a respeito do artigo Eliminando ideias equivocadas sobre o conceito de alma’”:

Senhor Apologista, não estou aqui defendendo a doutrina da Imortalidade da alma, como ensinada por várias religiões. Mas o ensinamento das TJs sobre a alma é um absurdo tão errado quanto.

Apologista da Verdade disse:

“Ademais, o autor do comentário também mostra desconhecer o conceito das Testemunhas de Jeová, ao afirmar que “as TJ's se apegam ao conceito da alma ser o corpo físico”. Nunca afirmamos isso! O que ensinamos, de acordo com as Escrituras, é que “a ‘alma’ é a pessoa, o animal ou a vida que a pessoa ou o animal usufrui ...”

O que as TJs ensinam de verdade:

Gênesis 2:7
“E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.”

Meu Comentário: As TJs ensinam, usando o texto acima, que a alma É a própria pessoa (alma = pessoa), mas o texto disse que o homem é formado do pó do solo; logo, deduz-se que que a alma também é feita do mesmo pó. Qualquer um sabe que o que é formado do pó é o corpo físico.

Gênesis 3:19: “No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.”

Meu Comentário: O próprio Jeová diz a Adão que ele é feito do pó do solo. O raciocínio das TJs é bem simples nesse caso usando esse texto: O homem É SIM o corpo físico, porque o que volta ao pó é o corpo, e como o texto diz que é o homem que volta ao pó, logo se deduz que o homem é o corpo, segundo as TJs.

Obviamente esse raciocínio é falso e entra em contradição com vários outros textos.

Conclusões:
1- As religiões que ensinam que o homem possui uma alma imortal estão erradas, pois o homem não possui alma, ele É alma.

2- As TJs, que afirmam que o homem é o corpo físico e que a alma também é esse mesmo corpo, também estão erradas.

O correto é:
1- O homem é alma.
2- O homem não é o corpo (ele possui um corpo, da mesma forma que possui uma casa).
3- O homem habita um corpo (da mesma forma que habita uma casa).
4- Quando o corpo morre, não necessariamente a alma morre, ela fica inconsciente aguardando quando terá um NOVO CORPO para habitar. 
5- Almas podem ser destruídas sim, mas é uma exceção reservada aos iníquos.
6- A ressurreição futura obviamente é a criação de um NOVO CORPO no qual a pessoa habitará.

Apologista da Verdade disse:

O livro “O que a Bíblia realmente ensina”, página 58, debaixo do subtítulo “O QUE REALMENTE ACONTECE NA MORTE?”, afirma: “O ensino claro da Bíblia é: quando uma pessoa [alma] morre, ela deixa de existir.”

Meu Comentário: 
Desculpe, senhor “Apologista da Verdade”, esse ensinamento é das TJs, não da Bíblia.

A Bíblia não diz que a alma deixa de existir na morte; diz que ela está inconsciente, o que é muito diferente de não-existência.

Fim das palavras do leitor.


Resposta:

Prezado senhor:

          Note que o corpo físico já estava formado quando Deus “soprou” fôlego de vida. (Gênesis 2:7) Somente então é que o homem VEIO A SER uma alma. Portanto, alma é um corpo físico com vida, ou seja, um ser vivo, humano ou animal.

          Isso serve de base para se entender Gênesis 3:19. Visto que a alma só passou a existir após o corpo físico ter vida, a declaração de Deus a Adão “tu és pó” significa que o homem foi feito da terra e de seus elementos – em outras palavras, ele é proveniente do pó da terra. Afinal, quando Jeová disse isso a Adão, ele não era um monte de pó, e sim um ser vivo com corpo de carne e osso.

          Assim, você desconhece o conceito real das Testemunhas de Jeová sobre o que a alma é.

          Com relação à alma morrer, isso fica óbvio dos textos abaixo:

“Pois todas as almas pertencem a mim. Tanto a alma do pai como a alma do filho pertencem a mim. A alma que pecar é a que morrerá.” – Ezequiel 18:4.

“Jeová entregou Laquis nas mãos de Israel, e eles a tomaram no segundo dia. Golpearam com a espada tanto a ela como a todos [nota: “toda alma”] que havia nela, assim como haviam feito a Libna.” –  Josué 10:32.

“Eles mataram com a espada todos [nota: “toda alma”] que havia nela, entregando-os à destruição. Não sobrou nada que respirasse. Então ele queimou Hazor com fogo.” – Josué 11:11.

A pessoa, ou ser, com todas as características físicas e mentais, fica preservado na memória de Jeová para a futura ressurreição.

João 5:28 e 29 declara: “Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele [de Jesus] e sairão.”

A palavra grega para “túmulos memoriais” é  μνημεοις [mnemeíois], plural de μνημεον [mnemeîon], que se refere literalmente a um memorial, ou monumento sepulcral, para preservar ou recordar a memória de uma pessoa. Visto que haverá ressuscitados que morreram nas águas e não foram sequer enterrados, e muitos outros que não tiveram um monumento sepulcral, fica evidente que a expressão “túmulos memoriais” se refere aos que estão na memória de Deus, sendo por ele “considerados dignos de ganhar … a ressurreição dentre os mortos”. – Lucas 20:35.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




9 comentários:

  1. Ficou confuso o diálogo, tive de ler várias vezes ate pegar quem era quem ali no ínicio, talvez o comentário tivesse de ser editado de maneira diferenciada para evitar confundir palavras dele com as suas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar alguma confusão, eu coloquei após o extenso comentário do leitor a frase: "Fim das palavras do leitor." Achei que isso seria suficiente para evitar qualquer confusão. Mas, agradeço seu comentário. Se mais pessoas me escreverem sobre o mesmo teor, irei tentar colocar mais observações para impedir qualquer confusão.

      Excluir
  2. Irmão Apologista, sou publicador não batizado buscando o batismo e tenho dúvida em relação a diferença entre alma e corpo, e também um pouco com relação ao espírito. Qual seria a diferença entre alma e corpo?

    ResponderExcluir
  3. Apologista, deixa eu ver se entendi: a alma é um corpo com vida, o corpo é algo que faz parte da alma e o espirito é a energia que da força a esse corpo, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus mostrou que alma e corpo são coisas distintas, quando disse:

      “Por essa razão, eu lhes digo: Parem de se preocupar tanto com a sua vida [nota: Ou: “alma”], quanto ao que comer ou quanto ao que beber, e com o seu corpo, quanto ao que vestir. Não significa a vida [nota: Ou: “alma”] mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa?” – Mateus 6:25.

      O corpo sem a alma (a vida usufruída como criatura) é um cadáver.

      A alma – a vida como criatura, o ser vivente, a pessoa como um todo, a personalidade com suas características físicas e mentais – não tem como existir sem o corpo, à parte do corpo.

      Gênesis 2:7: “E Jeová Deus formou o homem do pó do solo [corpo] e soprou nas suas narinas o fôlego de vida [espírito, ou força de vida], e o homem se tornou um ser [alma] vivente.”

      A nota de rodapé da Tradução do Novo Mundo desse texto diz:

      Ou: “uma alma; uma pessoa”. Em hebraico, néfesh, que significa literalmente “uma criatura que respira”. Veja o Glossário, “Alma”.

      Portanto, o ser humano completo é a alma. Quando o corpo ainda sem vida recebeu o espírito – a força de vida – aquele corpo se tornou vivo, se tornou uma alma vivente.

      Da mesma forma, os animais também são almas viventes. – Gênesis 1:20.

      Espero que esses comentários lhe sejam de ajuda em entender esse assunto. Qualquer dúvida adicional é só escrever, de preferência por e-mail.

      Abraços.

      Excluir
  4. Ola irmao, muito bom as respostas ao leitor. ( parabems)
    ( estou de acordo com Saga, seria melhor por os comentarios do leitor en forma italica )
    Muito obrigado,Continua com esse bom trabalho que està ajudando a muitos com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu elogio e sugestão. As palavras do referido leitor estão em itálico.

      Excluir
  5. Canção do Reino, vou fazer uma comparação para você entender mais fácil essa questão.

    Quem trabalha na construção civil as vezes tem que fazer uma mistura de areia + cimento, que é conhecida como "pasta". Ou então, acrescente a essa mistura a brita, e aí teremos o "concreto".

    Da mesma forma, corpo do pó + espírito (fôlego de vida) formam a alma.

    Sim, uma alma vivente é junção do corpo com fôlego. Tire qualquer um desses elementos e vc não terá uma alma, da mesma forma que se vc tirar o cimento, por exemplo, você não terá um concreto.

    Espero ter lhe ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio no esclarecimento, querido amigo!

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *