Image Map











quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Isaías 44:24 prova que Jesus é Criador?

Fonte da ilustração:
http://wol.jw.org/en/wol/d/r1/lp-e/2014569

Certo leitor inquiriu:

Jeová diz, em Isaías 44.24: “Eu sou o Senhor que faço sozinho todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.” Como você concilia esse texto com o ensino de que Jeová criou primeiro a Cristo e, depois, Cristo criou todas as demais coisas?

Resposta:

O contexto de Isaías 44:24 faz um contraste marcante entre o Deus verdadeiro, Jeová, e os deuses falsos das nações pagãs.

Por exemplo, lemos em Isaías 43:12:

“Eu [Jeová] anunciei, salvei e divulguei isso quando não havia nenhum deus estrangeiro entre vocês. Portanto, vocês são as minhas testemunhas’, diz Jeová, ‘e eu sou Deus’.”

Jesus, que “estava no princípio com Deus” em sua existência pré-humana como o Logos (a “Palavra” ou “o Verbo”) não era nenhum “deus estrangeiro”, e sim o “deus unigênito” – deus gerado, tendo princípio de existência. (João 1:18; veja a série de artigos “Deus unigênito em João 1:18 – um dilema para ostrinitaristas”).

Outros versículos revelam que o contexto de Isaías 44:24 tem a ver com os deuses falsos:

 “Mas o resto [da madeira] ele transforma num deus, numa imagem esculpida.” – Isaías 44:17.

“Reúnam-se e venham. Aproximem-se, vocês que escaparam das nações. Aqueles que carregam imagens esculpidas não sabem nada; Eles oram a um deus que não pode salvá-los.” – Isaías 45:20.

Portanto, a referência em Isaías 44:24 é a deuses das nações, os quais não existem de fato e, por consequência, não participaram na criação. Não diz respeito a Jesus em sua existência pré-humana.

Também, é necessário ressaltar que o Logos (Jesus Cristo em sua existência pré-humana) não criou as coisas. Quando Jeová fala com o Logos, ele usa o verbo “fazer” (asáh em hebraico):

“Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo animal rasteiro que se move sobre a terra.’” – Gênesis 1:26.

Mas quando a ação é feita por Jeová Deus, a Bíblia usa o verbo “criar” (bará’ em hebraico):

“E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” - Gênesis 1:27.

Assim, embora o Logos tenha participado na criação, ele não era um cocriador com o seu Deus e Pai, Jeová. Somente Jeová é o Criador, conforme o próprio Senhor Jesus Cristo afirmou:

“Ele [Jesus] respondeu: “Não leram que aquele [não: aqueles] que os criou [não: criaram]  no princípio os fez homem e mulher [?].” – Mateus 19:4.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *