Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (parte 36)



Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g20020608/cristaos-devem-pregar-a-outros/

Prepara novamente os discípulos para sua morte
(Unificação de Mat. 17:22, 23; Mar. 9:30-32; Luc. 9:43-45)
Então, enquanto todos se maravilhavam com todas as coisas que fazia, partiram dali e passaram através da Galileia, mas ele não quis que se soubesse disso. Pois, quando estavam ajuntados na Galileia, [Jesus] estava ensinando os seus discípulos e dizia-lhes: “Alojai estas palavras nos vossos ouvidos, porque o Filho do homem está destinado a ser entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, embora seja morto, no terceiro dia ele será levantado.” Consequentemente, ficaram muito contristados. Mas continuaram sem entendimento desta declaração. De fato, foi-lhes oculto para que não o percebessem, e tinham medo de interrogá-lo sobre esta declaração.

Fonte da ilustração:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102014665
Pedro é interrogado sobre o imposto do Templo
(Mat. 17:24-27)
24 Chegando eles a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os homens que cobravam as duas dracmas[1] [de imposto] e disseram: “Não paga o vosso instrutor as duas dracmas [de imposto]?” 25 Ele disse: “Sim.” No entanto, quando entrou na casa, Jesus adiantou-se-lhe por dizer: “O que achas, Simão? De quem recebem os reis da terra os direitos ou o imposto por cabeça? Dos seus filhos ou dos estranhos?” 26 Quando ele disse: “Dos estranhos”, Jesus disse-lhe: “Realmente, então, os filhos estão isentos de impostos. 27 Mas, para que não os façamos tropeçar[2], vai ao mar, lança o anzol e toma o primeiro peixe[3] apanhado, e, quando lhe abrires a boca, acharás uma moeda de estáter[4]. Leva-a e dá-lha por mim e por ti.”


Fonte da ilustração:
Livro "O Maior Homem Que Já Viveu", história 62.
Jesus coloca uma criança no meio dos discípulos
(Unificação de Mat. 18:1-5; Mar. 9:33-37; Luc. 9:46-48)
E entraram em Cafarnaum. Chegaram então a raciocinar quem dentre eles seria o maior deles. Então, naquela hora, quando ele estava dentro da casa,[5] aproximaram-se de Jesus os discípulos e disseram: “Quem é realmente o maior no reino dos céus?” [Jesus] fez-lhes a pergunta: “Sobre que estáveis disputando na estrada?” Eles ficaram calados, pois, na estrada tinham disputado entre si quem era maior. Jesus, sabendo os raciocínios dos seus corações, assentou-se assim, chamou os doze e disse-lhes: “Se alguém quer ser o primeiro, tem de ser o último de todos e ministro de todos.”
E chamando a si uma criancinha, colocou-a no meio deles, e, pondo os seus braços em volta dela, colocou-a ao seu lado e disse-lhes: “Deveras, eu vos digo: A menos que deis meia-volta e vos torneis como criancinhas, de modo algum entrareis no reino dos céus. Por isso, todo aquele que se humilhar, semelhante a esta criancinha, é o que é o maior no reino dos céus; e todo aquele que receber uma de tais criancinhas à base do meu nome, também a mim me recebe; e todo aquele que me receber, recebe não só a mim, mas também aquele que me enviou. Pois, quem se comportar como menor entre todos vós é o que é grande.”

Explicação das siglas usadas:

g: revista Despertai! Os números em sequência indicam, respectivamente, o ano, o dia e o mês da publicação.
gt: Livro O Maior Homem Que Já Viveu.
it: obra Estudo Perspicaz das EscriturasO número em sequência indica o volume.
w: revista A Sentinela. Os números em sequência indicam, respectivamente, o ano, o dia e o mês da publicação.

Notas:
[1] Moeda grega de prata, de cerca de 3,4 gramas, avaliada hoje em US$0,65. A dracma ática estampava a cabeça da deusa Atena num lado e uma coruja no outro. Os judeus pagavam ao templo um imposto anual de duas dracmas (uma didracma), o salário de dois dias de trabalho.. – It-1, p. 743; w08 1/02, p. 15.
[2]  Se a preocupação de Jesus com o seu próximo ia ao ponto de pagar um imposto que não precisava pagar, então, as pessoas que desejam imitar a Cristo certamente pagarão de bom grado os impostos exigidos por lei. – g79 22/8, p. 28.
[3] [3]Provavelmente, o biny, também conhecido como barbo. Suas três espécies apresentam barbilhões nos cantos da boca, de onde se originou o nome semítico biny, que significa “cabelo”. Ele se alimenta de moluscos, caracóis e peixes pequenos. O barbo de cabeça longa pode atingir 75 centímetros e pesar cerca de 7 quilos. – g02 22/2, p. 19.
[4] Moeda de prata valendo quatro dracmas. Equivalia naquele tempo ao salário de quatro dias de trabalho, ou ao imposto do templo para duas pessoas. O tetradracma era muito mais comum e mais acessível do que a didracma. Assim, o Novo Dicionário da Bíblia comenta: “Parece que os judeus frequentemente se juntavam aos pares para pagar o tributo do Templo.” Além disso, quem quisesse pagar o imposto para apenas uma pessoa tinha de pagar ágio, uma comissão pela troca de dinheiro. Essa taxa podia ser de até 8%. No entanto, quem pagava para duas pessoas ao mesmo tempo, ficava isento dessa taxa. Portanto, até mesmo nesse pequeno detalhe, o relato registrado por Mateus está em harmonia com o que se sabe a respeito de práticas comuns nos dias de Jesus. – It-2, p. 45; w08 1/02/08, p. 15.
[5] Talvez na casa de Pedro. – gt cap. 62.

O texto acima unificado da Bíblia Sagrada é baseado na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

  1. Prezado irmão, como podemos explicar o Salmo 90:10 na TNM antiga quando se traduz que após nossamorte saimos "voando"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Alexandre:

      Essa expressão é semelhante à expressão em português "o tempo voa", indicando que ele passa rapidamente, fazendo com que os momentos experimentados deixem de existir. Mas, em função de sua pergunta, e do mau uso dessa expressão feito por religiosos para tentar provar a imortalidade da alma, estou produzindo um artigo a respeito, que deve sair em breve.

      Porém, para ajudá-lo no presente momento, fique com este argumento:

      lemos em Tiago 4:14: “Porque vocês são uma neblina que aparece por um instante e depois desaparece.”

      Caso a expressão “saímos voando” no Salmo 90:10 devesse ser entendida literalmente, como a saída da "alma" do corpo, tal conclusão colidiria com a comparação feita por Tiago, a qual, por coerência, também deveria ser entendida literalmente. Mas uma neblina, quando desaparece, deixa de existir. Não vai a lugar algum.


      Abraços e fique com Jeová.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)