Image Map











terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Echad e Yachid – o que realmente diz o hebraico em Deuteronômio 6:4 ? (Parte 1)



Fonte desta série de artigos: blog Tradução do Novo Mundo Defendida.


Alguns trinitários têm argumentado que echad (usado por Deus em Deuteronômio 6:4) indica uma unidade composta. Em seguida, afirmam que Deus não usou a expressão yachid, que, segundo alguns, refere-se a uma “unidade absoluta”.

Tem base tal afirmação? É a palavra hebraica echad (ou ehhad) usada com referência a uma “unidade pluralizada”? 

Em Deuteronômio 17: 6 lemos assim :

“Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de uma [echad] testemunha, ele não deve ser posto à morte.”

Eclesiastes 4: 8 : “Há apenas um [echad], sem uma companhia; sim, ele nem tem filho…”.

Nos dois versículos acima, a mesma palavra hebraica “echad” é usada, e esta palavra está claramente referindo-se a apenas uma unidade simples, não a uma unidade composta.

A palavra “echad” em hebraico significa apenas “um”, tal qual no português. Quando contamos de um a dez no hebraico, de forma masculina, dizemos:

“echad, shtayim, shalosh, arba’a, chamish, shesh, shev’a, shmone, tesh’a, eser.”

Leciono hebraico e grego e sei muito bem que este argumento que muitos estão repetindo baseia-se numa invenção forçada de trinitários. “Echad” e “yachid” são palavras que não se encaixam na fantasiosa invenção destes trinitários, de “unidade composta” e “unidade absoluta”.

Antes, tais palavras funcionam da mesma forma que no português, nas palavras “um” e “único”; enquanto o primeiro é número, o segundo é adjetivo.

Este argumento enlaça os que não conhecem hebraico. Se Moisés tivesse usado a palavra yahhid, o texto não significaria “Jeová é UM”; mas, sim, “Jeová é ÚNICO”. Moisés apenas disse que “Jeová é Nosso Deus”.  Portanto, que necessidade haveria de dizer que Jeová é Único?

Quando ele afirma que “Jeová é nosso Deus” isso IMPLICA que “não há outro além dele”.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



2 comentários:

  1. Eu tive um "debate" muito engraçado sobre isto no facebook, achei hilário, o carinha conseguia enxergar pluralidade em tudo.

    ResponderExcluir
  2. Não sei onde eles inventam tanta coisa para tentar provar uma coisa que a Bíblia deixa claro que não existe!
    E a desculpa deles é dizer: a essência de Deus aí eles usam essas duas palavras Echad e Yachid em comparação com Adão e Eva com eles eram 1a só carne ....
    Mais para aqueles que sabe CONTAR se a trindade existe a pergunta que fica é: Onde está a Terceira pessoa com Adão e Eva!?

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *