Pular para o conteúdo principal

Você usa seus dons e profissão para pregar o Evangelho? (Parte 1)

Fonte da ilustração: https://www.jw.org


Dois excelentes exemplos em usar a capacitação profissional para disseminar o Evangelho foram o apóstolo e operador do Direito Paulo e o discípulo e médico Lucas.

Paulo, também conhecido como Saulo de Tarso, teve excelente formação cultural e profissional no Direito de sua época. Havia sido instruído pelo renomado erudito Gamaliel, o primeiro a receber o título de Rabban (superior a Rabi [instrutor]”).

Assim, o notável conhecimento de leis que veio a adquirir, somado ao seu status social de cidadão romano, fez de Paulo um valioso expoente do recém-formado cristianismo. Acrescente-se a isso o seu domínio do hebraico (sua língua nativa), bem como do grego, e possivelmente do latim.

Obviamente, o conhecimento que Paulo tinha do Direito Hebraico o ajudou a entender doutrinas profundas, como a da justificação pela fé e o resgate, as quais são profundamente fundamentadas pela Lei de Deus dada a Israel. Embora sua carta aos Romanos não tenha sido a primeira a ser escrita por ele, essa carta foi colocada em primeiro lugar na ordem das cartas bíblicas, devido a ser fundamental para se entender as duas doutrinas já mencionadas.
Tão profundo era o seu entendimento das doutrinas bíblicas, que os anciãos de Jerusalém só vieram a entender anos depois a doutrina da justificação pela fé à parte de obras da Lei mosaica. (Veja Atos 21:21-24, e o artigo Como lidar com dúvidas e desapontamentos”.)
Ademais, o conhecimento material e processual que Paulo tinha do Direito Romano o ajudou a ter acesso à mais alta autoridade da época – o imperador de Roma. Ele sabia em que fase processual do julgamento ele podia, qual cidadão romano, apelar para o imperador, e fez eficiente uso desse conhecimento. (Veja Atos 25:8-12.) Assim, ele cumpriu a vontade divina, de que deveria levar o nome de Jesus “a reis”. – Atos 9:15.
Seus conhecimentos e a ampliação de seu entendimento por meio do espírito santo de Deus, conjugados com sua nobre humildade, prestaram um não dimensionável serviço a toda a humanidade, desde aquele tempo. Paulo foi utilizado por Deus para escrever a maior quantidade de livros bíblicos – escreveu 14 cartas apostólicas.
Certamente, Saulo Paulo de Tarso deixou um admirável exemplo de alguém que usou tudo o que tinha – conhecimento profissional, status, idiomas, bem como tempo e energia – na promoção do Evangelho.
A pergunta que fica é esta: Será que estamos fazendo o melhor que podemos neste sentido?
O próximo artigo discorrerá sobre o exemplo deixado pelo discípulo e médico Lucas.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


 



Comentários

  1. Muito bom o artigo, parabéns! Ajuda a refletir sobre nossa situação como pregadores das boas novas e também, de certa forma, nos motiva a fazer o melhor, usando tudo o que temos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)