Pular para o conteúdo principal

Deus se envolve com a política?

Fonte da ilustração: jw.org

Um leitor trouxe à atenção deste site o seguinte comentário:

Como conciliar estes dois textos? O primeiro texto é o de Daniel 2:21. Ali diz que Jeová remove e estabelece reis. No texto de João 14:30 fala que Satanás é o Governante desse sistema, e indo em busca de mais raciocínio, a conclusão é que Satanás é o Governante dos governantes deste sistema político falido. 
Como pode, então, conforme o livro de Daniel, Jeová se envolver em remanejar esses governantes, já que o Diabo é o deus deste sistema?
 Não dá para entender, que é como se Jeová e Satanás estivessem envolvidos no mesmo acontecimento. Isso, pela lógica divina, é impossível.
 Então, como separar esses dois textos?
 Obrigado.


Resposta:

Lemos em Daniel 2:21: “Ele [Jeová] muda tempos e épocas, remove reis e estabelece reis, dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que têm discernimento.”

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras faz o seguinte comentário elucidador:

Jeová Deus, embora não as tenha originado (veja Mt 4:8, 9; 1Jo 5:19; Re 13:1, 2), permitiu que viessem à existência autoridades governamentais humanas, e estas continuam a existir pela sua permissão. Entretanto, quando ele decide fazer isso, Jeová pode remover, dirigir ou controlar tais autoridades, a fim de realizar a Sua vontade. O profeta Daniel declarou a respeito de Jeová: “Ele muda os tempos e as épocas, removendo reis e estabelecendo reis.” (Da 2:21) E Provérbios 21:1 diz: “O coração do rei é como correntes de água na mão de Jeová. Vira-o para onde quer que se agrade.” — Veja Ne 2:3-6; Est 6:1-11. (it-1, pp. 276-277, verbete “Autoridades superiores”.)

Observe o leitor que a atuação de Jeová com relação a governos e governantes humanos é pontual, eventual, ocasional, e não contínua. Como explica a obra retrocitada, “quando ele decide fazer isso, Jeová pode remover, dirigir ou controlar tais autoridades, a fim de realizar a Sua vontade.” Os exemplos citados nessa obra mostram isso.

Em Neemias 2:3-6, Jeová atuou sobre o Rei Artaxerxes para que este permitisse que Neemias retornasse a Jerusalém para reconstruir tal cidade, visto que Jerusalém era o centro da adoração verdadeira de Jeová. E em Esdras 6:1-11, Ele atuou sobre o Rei persa Assuero para que este contivesse uma ação de genocídio contra os judeus, o povo pactuado com Deus. Jeová também usou o Rei Ciro para libertar os judeus de Babilônia. (2 Crônicas 36:22, 23) Mas isso não significa que Jeová se envolva na política do mundo.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)