Pular para o conteúdo principal

Harmonizando Gênesis 1:11, 13 e Gênesis 2:5, 6

Fonte da foto: jw.org

Segue abaixo o comentário de um leitor a respeito dos textos acima:

Peço, favor, se possível, me explicar Gênesis 2:5, 6, visto que parece contradizer Gênesis 1:11, 13. Um estudante perguntou-me se JEOVÁ já havia criado as plantas, porque, após ter descansado, ainda não havia plantas, em virtude de nem chover. Não sei se fui claro.

Resposta:

Lemos na obra Estudo Perspicaz das Escrituras:

No terceiro “dia” criativo, Deus fez com que a terra produzisse “vegetação que dava semente segundo a sua espécie”; ela podia assim reproduzir-se. (Gên 1:11-13) Gênesis 2:5, 6, pelo visto, descreve as condições existentes naquele “dia”, pouco depois de Deus fazer surgir a terra seca, mas antes da produção da relva, da vegetação que dava semente e das árvores frutíferas. A fim de fornecer a necessária umidade à vida vegetal que surgiria, Jeová fez com que da terra subisse regularmente uma neblina para regar o solo. Isto mantinha vicejante a vegetação em toda a terra, mesmo não havendo então chuva. Embora os luzeiros nos céus só se tornassem claramente discerníveis na expansão no quarto “dia” criativo (Gên 1:14-16), evidentemente já no terceiro “dia” havia bastante luz difusa disponível para estimular o crescimento da vegetação. — Veja Gên 1:14, Ro n. (it-3, pp. 768-769, verbete “Vegetação”.)

O capítulo 2 de Gênesis não está em sequência cronológica em relação ao capítulo 1, mas supre informações sobre os dias criativos descritos no primeiro capítulo. Exemplo disso é que Gênesis 1:26-28 descreve resumidamente a criação do primeiro casal humano, ao passo que o capítulo 2 descreve em pormenores tal criação.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)