Pular para o conteúdo principal

1 Coríntios 15 mostra em que corpo Cristo foi ressuscitado?

Fonte da ilustração: jw.org

1 Coríntios capítulo 15 fala sobre a ressurreição dos que irão para o céu. O verso 23 afirma que Cristo seria o primeiro a ser ressuscitado para viver no céu; “depois os que pertencem a Cristo, durante a sua presença”. Paulo pergunta: “Como é que os mortos serão levantados? Sim, com que tipo de corpo virão?” (Versículo 35) Paulo explica: “Semeado corpo físico, é levantado corpo espiritual [não “corpo carnal glorificado”].” (Versículo 44) E para explicar esse tipo de ressurreição, Paulo cita o exemplo de alguém que já havia sido ressuscitado dessa forma – Jesus: “O último Adão se tornou um espírito.”

E a respeito dos que irão para o céu, Paulo diz: “E, assim como levamos a imagem daquele feito do pó [Adão], levaremos também a imagem do celestial [Jesus Cristo].” (Versículo 49) Ou seja, uma vez que os cristãos que irão para o céu serão levantados, não com “corpo carnal glorificado”, e sim com “CORPO ESPIRITUAL”, e visto que levarão a imagem de Jesus, segue-se logicamente que ele tem corpo espiritual.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Apologista em atos 2:29-32 diz que a carne de Jesus não viu a corrupção,se Jesus ressuscitou em outro corpo aonde está o corpo de Jesus quando ele foi crucificado ? 1 CO 15:42 a palavra "levantando"é Anastasis a mesma palavra usada pra se referir a ressurreição,ou seja o texto diz que o corpo espiritual foi ressuscitado,mais aí que entra a grande questão,como foi ressuscitado o corpo espiritual,se esse corpo é novinho em Folha?se esse corpo nunca viu a corrupção nunca morreu ?a maneira mais sensata e coerente é que que esse corpo espiritual é o mesmo corpo que morreu,ele foi transformado,não é um outro corpo como as tj acreditam,1 CO 15:36"Insensato!Aquilo que você semeia não passa a viver a menos que primeiro morra.aqui o apóstolo Paulo é claro ao afirmar que o corpo que Jesus e os dos demais depois da ressurreição virão,primeiro tem que morrer,ou seja o corpo espiritual em 1 CO 15:44 é um corpo transformado que viu a morte que foi sepultado,não é um outro corpo,se é o outro corpo então é reencarnação não ressurreição,uma outra coisa não existe "tipos"de ressurreição,ressurreição é só um tipo morre num corpo ressuscita no mesmo corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o leitor anônimo despercebe é que a pessoa que morreu é que será ressuscitada, e não seu corpo. A Bíblia não prega ressurreição de corpos e sim da pessoa – do ser – que morreu. 1 Coríntios 15:42 fala da “a ressurreição DOS MORTOS”, e não dos CORPOS dos mortos. A pessoa morre em corpo físico, mas ela (a pessoa que morreu) é ressuscitada em corpo espiritual, como se deu com Jesus Cristo, conforme 1 Pedro 3:18. Veja o artigo “COMO 1 PEDRO 3:18 DEVE SER TRADUZIDO?”

      Excluir
  2. As Tjs alegam que uma vez Cristo tendo oferecido seu corpo pelo pecado nao o pode mais reavê-lo. Porém, quando Cristo ressuscitou em no seu corpo fisico. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Lucas 24:39. E o que os TJs entendem sobre este versiculo? Eles mesmo atribuem que Cristo ressuscitou em espirito como se vê no artigo acima. Para validar esse argumento dizem que quando Jesus ressurgiu assumiu um novo corpo. Mas um corpo com as mesmas chagas? Será que que Cristo seria um embusteiro? Ressurgiu em Espirito mas apareceu num corpo onde se podiam ver as chagas, pois o corpo que sofreu nao o pode reavê-lo? Acha isso estranho? Pois que, estranha é essa interpretacao. Os sinoticos alegam que Cristo ressuscitou em seu corpo mas os TJs alegam que o plai levou da terra o seu cadaver. Muito estranho. MAs estranha é a interpretacao de Paulo, porque na carta aos corintios Paulo prega que a Ressurreicao nao é carnal. Nem os mortos ressurgirão em espirito e nem um processo momentaneo carnal. Sairão em espirito para o céu. Pois Paulo disse que carne e sangue nao herdarão o reino dos céus. Fica a pergunta: Quem tem a razao? Paulo ou os sinoticos ou os pais da igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anderson:

      Entendo que a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus. (2 Timóteo 3:16, 17) Portanto, ela é harmoniosa e não contraditória. Paulo torna claro que Cristo foi ressuscitado por Deus em corpo espiritual. Assim, a bem da coerência, parece razoável entender que Cristo, embora sendo um espírito, assumiu forma física após sua ressurreição, inclusive com um corpo físico com feridas, para que seus discípulos entendessem que ele havia sido ressuscitado.

      Para um estudo aprofundado sobre o assunto, veja os artigos abaixo:

      Jesus foi ressuscitado com que corpo? Carnal glorificado ou espiritual? (Parte 1)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/03/jesus-foi-ressuscitado-com-que-corpo.html

      Jesus foi ressuscitado com que corpo? Carnal glorificado ou espiritual? (Parte 2)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/04/jesus-foi-ressuscitado-com-que-corpo.html

      Jesus foi ressuscitado com que corpo? Carnal glorificado ou espiritual? (Parte 3)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/04/jesus-foi-ressuscitado-com-que-corpo_13.html

      Jesus foi ressuscitado com que corpo? Carnal glorificado ou espiritual? (Parte 4)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/04/jesus-foi-ressuscitado-com-que-corpo_20.html

      Como 1 Pedro 3:18 deve ser traduzido?
      http://www.oapologistadaverdade.org/2017/11/como-1-pedro-318-deve-ser-traduzido.html

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)