Pular para o conteúdo principal

Judas 25 afirma a eternidade passada do Filho?

Fonte da ilustração: jw.org

Certo leitor trouxe à atenção o seguinte argumento trinitário:

Olá, boa tarde.

Conversando recentemente com um trinitário a respeito da eternidade de Jesus, esse senhor falou um versículo que até então não tinha visto nenhum site apologético ou trinitário usar, até mesmo site nosso refutar.

Trata-se de Judas 25, que declara: “Ao único Deus, nosso Salvador, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém.

Esse senhor argumentou que esse versículo fala claramente que, se a glória, majestade, poder e autoridade de Jeová existem desde toda a eternidade, a glória, majestade, poder e autoridade de Jesus também existem desde toda a eternidade.

Sendo assim, ele (Jesus) também é eterno, pois Judas colocou tanto o Pai como o Filho tendo atributos desde toda a eternidade; que, se tirarmos a eternidade de Jesus, teremos que tirar a do Pai também.
Abraço. Fico no aguardo.

Resposta:

O trinitário afirmou que Judas 25 “fala claramente que, se a glória, majestade, poder e autoridade de Jeová existem desde toda a eternidade, a glória, majestade, poder e autoridade de Jesus também existem desde toda a eternidade”. Contudo, Judas 25 não diz nada disso.

Judas 25 é uma doxologia (declaração de louvor) feita ao Pai POR MEIO DE Jesus Cristo. A Deus, o Pai, cujo nome é Jeová, são atribuídos “a glória, a majestade, o poder e a autoridade”, características que Ele tem desde toda a eternidade passada e que continuará a ter por toda a eternidade futura.

Jesus Cristo é colocado no texto por Judas como sendo O MEIO de atribuirmos e de reconhecermos a Jeová tais características.

Como o próprio Jesus disse nas passagens abaixo:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” – João 14:6.

“Também, tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu farei, para que o Pai seja glorificado por meio do Filho. Qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” – João 14:13, 14.

“Vocês não me escolheram, mas eu escolhi vocês, e eu os designei para irem e continuarem dando fruto, fruto que permaneça, para que, não importa o que pedirem ao Pai em meu nome, ele dê a vocês.” – João 15:16.

“Se pedirem ao Pai qualquer coisa em meu nome, ele a dará a vocês.” – João 16:23, 24.

“Naquele dia vocês pedirão ao Pai em meu nome.” – João 16:26.

Portanto, a premissa do referido trinitário não tem nenhum respaldo em Judas 25, e em parte alguma da Bíblia.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Lendo o texto com atenção é simples compreende-lo, na verdade. O versiculo é dirigido ao PAI por intermédio do Filho, tanto que se voce isolar a citação ao filho, o sentido permanece.
    "'Ao único Deus, nosso Salvador (...) seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém...'”
    Nota-se que Judas reconhece o papel do Messias como mediador.

    ResponderExcluir
  2. Prezado apologista,
    a expressão "por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor..." refere-se exatamente a que? Ao processo de Salvação que se dá por meio de Jesus, ou aos atributos divinos mencionados que são dados a Deus "por meio" de Jesus? Ou a ambos?
    Existe base gramatical no grego para afirmar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O substantivo masculino singular no dativo σωτῆρι (sotêri, “salvador”) é usado como componente das qualidades de Deus, que também é “único” como Deus no pleno sentido da palavra. Assim, parece que são as qualidades mencionadas – glória, majestade, poder e autoridade – que devem ser atribuídas, ou reconhecidas a Deus, por meio de Jesus Cristo.

      Excluir
  3. Gostei, muito boa a análise e mais um quebra a cara de quem defende o indefensável.

    ResponderExcluir
  4. É um tiro no pé, trinitarios, usarem essa passagem pois no Salmos 90:2 eternidade a eternidade é o pai, e outra em Habacuque (1:12 Por acaso tu não existes desde a eternidade, ó Jeová? Ó meu Deus, meu Santo, tu não morres. )
    QUEM MORREU foi o filho e RESSUSCITOU pelo pai, o próprio jesus diz em apocalipse que esteve morto, em 1 Timóteo 1:17 o único Deus é eterno, em Timóteo 6:16 jesus recebe imortalidade assim como os cristãos ungidos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)