Pular para o conteúdo principal

Adão e Eva tinham umbigo?


Fonte da ilustração: jw.org

Recebi a seguinte e curiosa indagação de um leitor:

Saudações, meu irmão!
Sou o Tomé, uma testemunha de Jeová em Angola, e tenho acompanhado os teus posts; e desde já agradeço pelos esclarecimentos.
Gostaria, por favor, que me ajudasses a saber se Adão e Eva tinham umbigo... assim como nós!

Resposta:

Embora tal assunto pareça de pequena monta, e até simplista, os fatos é que existem grandes implicações por trás dessa pergunta.

A questão sobre se Adão tinha umbigo levou a debates entre os bizantinos durante o período da Idade Média e o do Renascimento, no Ocidente. Com o advento do Iluminismo, em especial em meados do século XVIII, começaram os questionamentos sobre a raça humana ter se originado de Adão.

A Criação de Adão,  afresco pintado por Michelangelo. Localizado no teto da Capela Sistiena, em Roma, Itália.

Para o evolucionismo é evidente que Adão tinha um umbigo; pois, mesmo que ele retrate a humanidade inteligente – o homo sapiens –  ele seria um ser evoluído de primatas, tendo sido assim gerado no útero de uma progenitora, com a necessária alimentação por meio do cordão umbilical. O corte deste cordão após o nascimento resultaria no umbigo.

Assim, os evolucionistas tentam colocar os criacionistas num dilema biológico: se Adão tinha umbigo, ele não era o primeiro homem; se não tinha umbigo, ele não seria um humano normal.

No entanto, tal argumentação não tem procedência. Vejamos por quê.

O umbigo é a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical do bebê. O cordão umbilical resultante do parto costuma cair entre uma a duas semanas após o nascimento, formando assim o umbigo no bebê. Ora, como o umbigo é um “rastro” de que o ser uma vez já foi um feto, não parece razoável concluir que Adão e Eva tivessem umbigo, pois eles não haviam sido gerados a partir do útero de uma mulher.

O fato de o primeiro casal humano não possuir umbigo não os torna menos humanos que os que foram gerados por meio deles. Por serem o primeiro casal humano, não possuíam também antepassados, ou pais. Pela mesma razão, não vivenciaram a infância e a adolescência. Foram criados plenamente adultos.

Além de tais afirmações serem biblicamente pautadas, elas não podem ser negadas pelo conhecimento científico, o qual jamais encontrou evidências de qualquer suposto “elo” intermediário entre o homem e formas inferiores de vida.


Referências bibliográficas

MACARTHUR, John Jr., Criação ou Evolução, Editora Cultura Cristã, 2004, p. 48.  Disponível em: <http://www.monergismo.com/textos/criacao/adao_umbigo_macarthur.htm>.

PINTO, Tales dos Santos. “O umbigo de Adão e a origem do homem”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-umbigo-adao-origem-homem.htm>. Acesso em 09 de abril de 2017.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Interessante esta pergunta e a explicação,aprendi mais pouco,pois não havia pensado nisso ainda!!!Parabéns pela resposta pessoal!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante nunca pensei nesse ângulo. 🤔

    ResponderExcluir
  3. Não havia pensado nesta questão? 🤔

    ResponderExcluir
  4. Impressionante! Há muito tempo havia feito essa pergunta a mim mesmo e só agora encontrei a resposta. Muito obrigado, meu irmão!

    ResponderExcluir
  5. Sabe que penso como Cristão.Tanta coisa seria e que realmente vai fazer a diferença para atravessar a grande tribulação, que acho um assunto sem importância nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Mahelena:

      Respeito sua opinião. Porém, essa questão sobre o umbigo somente foi considerada neste site porque estão envolvidas questões sérias relacionadas com a teoria da evolução e com a criação, assuntos que têm que ver inclusive com a aceitação ou não da existência de Deus. E este por certo é um assunto importante.

      Excluir
    2. Achei interessante não avisa pensado neste assunto ainda obrigada pela informação.

      Excluir
  6. Tudo que se trata da história da bíblia é de suma importância para nós aprendermos meditar e guardar, pois essas informações atravessaram junto conosco , pois estará em nosso coração...

    ResponderExcluir
  7. Tudo que se trata da história da bíblia é de suma importância para nós aprendermos meditar e guardar, pois essas informações atravessaram junto conosco , pois estará em nosso coração...

    ResponderExcluir
  8. Nunca pensei nisso gostei da exllanacao

    ResponderExcluir
  9. Anormal seria se eles tivessem umbigo. Afinal eles foram formados e não gerados como seus sucessores.

    ResponderExcluir
  10. Esta é uma pergunta tão simples que os evolucionistas tentam complicar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)