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O artigo definido para “Deus” em João 1:1 é mera exigência gramatical?


Ἐν ἀρχῇ ἦν  λόγος, καὶ  λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν ... . 
En arkhêi en ho lógos, kaì ho lógos en pròs tòn theón ... .
No princípio era o Lógos, e o Lógos estava com o Deus ... .

Certo trinitarista afirmou que ‘o artigo tón [o] em tòn theón [o Deus], em João 1:1, ocorre porque a preposição o exige no caso acusativo. Com tal afirmação, esse trinitário quer dar a entender que o artigo definido nessa passagem ocorre, não para distinguir o Deus [tòn theón] com quem o Verbo estava do próprio Verbo, e sim apenas por ser um requisito gramatical.
E para tentar embasar sua afirmação, ele citou os textos abaixo:
João 13:3: “Estava indo para Deus”: πρς τν θεν πγει (prós tòn theòn hypágei)
Atos 4:24: “Levantaram a voz a Deus:  ραν φωνν πρς τν θεν (êran fonén prós tòn theòn)
É fato que é recorrente a construção prós mais o acusativo de theós conter o artigo definido tón. Mas isso não se dá porque a preposição prós mais o acusativo exija o artigo definido. Pois há incidência da construção prós mais acusativo sem o artigo:
πρς καιρν (pròs kairòn, “por um tempo”). – Lucas 8:13; 1 Coríntios 7:5.
πρς ραν (pròs hóran, “por pouco tempo”). – João 5:35.

             Veja outros exemplos, estes referentes a pessoas:


Mateus 26:57

Atos 25:21

Observe que as expressões “para Caifás(pròs Kaiáphan) “para César (pròs Kaísara), ambas no acusativo, não possuem o artigo definido.
 E há um exemplo da construção prós mais acusativo de theós SEM o artigo definido tón:
Romanos 4:2:
ε γρ βραμ ξ ργων δικαιθη, χει καχημα: λλ' ο πρς θεν. (ei gàr Abraám ex érgon edikaióthe, ékhei kaúkhema: allá ou pròs theón.)
Se, pois, Abraão de obras tivesse sido justificado, teria orgulho: mas não para Deus.
“Por exemplo, se Abraão tivesse sido declarado justo em resultado de obras, ele teria razão para se orgulhar, mas não diante de Deus”.
A preposição prós mais o acusativo de theós contém o artigo definido tón como uma forma de definir o Deus a quem ou de quem se fala. Isso é especialmente significativo em João 1:1, texto em que a palavra “Deus” é usada tanto para o Pai quanto para o Filho, Jesus Cristo. Nessa passagem, o Pai é referido como “O” Deus (theós articulado) com quem o Verbo (o Filho) estava no princípio, ao passo que o Filho é referido como theós anartro (sem artigo), referindo-se este theós a uma característica ligada a ele.
Para exemplificar, temos a frase: “João estava com o homem, e João era homem.” A primeira palavra “homem” refere-se a um homem específico com quem João estava. A segunda palavra “homem”, aplicada a João, refere-se a uma característica ou qualidade de João – ele era humano.
Assim, o Verbo estar com O Deus refere-se ao Deus Todo-Poderoso, ao passo que a afirmação de que “o Verbo era Deus” (sem artigo) é o mesmo que afirmar que o Verbo era divino, tinha divindade ou qualidade divina. Mas, evidentemente, o Verbo não era o Deus com quem o Verbo estava, nem coigual a Ele.

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Irmão apologista, eu tenho uma sugestão de artigo. Poderias fazer um artigo, utilizando o grego, para explicar qual tradução verte corretamente Filipenses 2:6? É que a Tradução do Novo Mundo diz: "embora ele existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus." No entanto, a NVI decidiu verter assim: "que, EMBORA SENDO DEUS, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se."
    Espero ser atendida^^ OBG!

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    1. Prezada Maria Adrielle:

      Poderá encontrar matéria sobre esse assunto nos artigos abaixo:
      DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)
      Filipenses 2:6 prova que Jesus é o Deus Todo-Poderoso?
      Corrigindo ideias erradas sobre Filipenses 2:5, 6
      Trindade – cegos guiando outros cegos
      A identidade de Jesus Cristo (Parte final)
      Você é a favor de Jesus Cristo ou dos inimigos dele?

      Abraços!

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  2. Apologista, O que você da recente questâo sobre qual a tradução verteu correctamente Felipenses 2:6; a NVI ou a TNM?

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    1. Prezado Vyktor:

      Poderá encontrar matéria sobre esse assunto nos artigos abaixo:
      DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)
      Filipenses 2:6 prova que Jesus é o Deus Todo-Poderoso?
      Corrigindo ideias erradas sobre Filipenses 2:5, 6
      Trindade – cegos guiando outros cegos
      A identidade de Jesus Cristo (Parte final)
      Você é a favor de Jesus Cristo ou dos inimigos dele?

      Abraços!

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  3. A Bliblia Ela Sempre Teve A tradução Católica. No Principio Era O Verbo e o Verbo Estava Com Deus e o Verbo Era Deus"
    Ou Seja, Jesus é Deus.

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    1. Prezado Nivaldo:

      Bem antes da tradução católica, houve muitas outras traduções da Bíblia. Um artigo futuro neste site mostrará isso.

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𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

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