Pular para o conteúdo principal

Reflexões de um pastor adventista (Parte 2)



No primeiro artigo desta série, foram selecionados trechos do livro “A Sacudidura e os 144 mil Selados”, do pastor adventista do Sétimo Dia, Brizolar Jardim. O artigo demonstrou, com base em tais trechos, a dificuldade doutrinal da Igreja Adventista do Sétimo Dia concernente à identidade dos 144.000 mencionados no livro do Apocalipse. Ademais, o autor aponta alguns problemas no seio da referida instituição religiosa.

Este artigo examinará outras dificuldades doutrinais mencionadas pelo autor do supracitado livro.

Os 144.000 – número literal ou simbólico?

De acordo com a obra do senhor Jardim, os primeiros adventistas em geral consideravam o número como sendo literal:


Página 113

Página 137

A religião mudou de conceito, adotando um conceito de que o número é simbólico:

Página 137

Página 138

Mas, conforme mostra o referido livro, não há consenso quanto ao tema em questão.

A dificuldade de interpretação referente a Apocalipse 9:4

O senhor Jardim relata um incidente envolvendo o texto acima:


Página 143


Qual teria sido o motivo dessa situação extremamente embaraçosa? O senhor Jardim passa a nos explicar:



Página 144

Esta interpretação preterista de Apocalipse, capítulo 9, aplicada ao surgimento do Islamismo, apontando Maomé como sendo o anjo do abismo, trouxe dificuldades adicionais de interpretação, conforme mostra o trecho extraído abaixo:


Página 144

De acordo com a interpretação adventista, para que Maomé fosse o anjo do abismo, o theós (“DEUS”) mencionado em Apocalipse 9:4 seria “um deus” – o deus de Maomé. O problema é que, neste caso, theós vem precedido do artigo ho (“o”), não admitindo que o substantivo theós seja indefinido (“um deus”). O autor do livro traz à atenção esse problema:


Páginas 144 e 145



Página 145


Assim, o senhor Jardim resume a constrangedora situação dos adventistas – a busca frenética por um manuscrito confiável em que o artigo definido esteja ausente. O problema é que tanto o Texto Recebido quanto o Texto Crítico (este último baseado nos manuscritos mais antigos) contêm o artigo definido. Qual a solução dada pelo pastor adventista do Sétimo Dia?

Página 146

É muito lamentável que doutrinas sem embasamento bíblico sejam formuladas e ensinadas por instituições religiosas, e que seus líderes prefiram enganar os membros a abandonar teorias antibíblicas.

Pois este é o significado da palavra “driblar” nos dicionários:

2 FIGPOR EXT Levar (alguém) a acreditar em algo que não é verdadeiro; agir com dissimulação; burlar, embromar, engrupir. -Dicionário Michaelis.

A volta de Cristo

Segundo a crença adventista, a volta de Cristo poderia ter sido antecipada:

Página 123

Porém, as palavras de Cristo a respeito de sua vinda dão a entender que se trata de uma data marcada, quando ele disse:“A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.” – Mateus 24:36.

A menção de “dia e hora” indicam um dia marcado, de conhecimento somente do Pai por ocasião de quando Jesus Cristo estava na Terra.

Conclusão

Qual é o motivo de haver essas interpretações que destoam da Bíblia? O último artigo desta série irá analisar essa questão.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








Comentários

  1. Boa tarde Apologista. Permita-me dar uma sugestão: Quando for séries de artigos, seria interessante colocar o link para o artigo anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sugestão, Antonio. Sempre que possível isso será feito. Abraços!

      Excluir
    2. Verdade, Apolônio!
      Um caso que posso relatar foi em relação àquela série que comparava a Novo Mundo com a Almeida e outras vantagens da Novo Mundo em relação a outras versões da Bíblia.
      Ao ler o artigo 3, por exemplo, eu não conseguia pular para a página do artigo 1 da série!
      Simplesmente os artigos que são divididos em séries vão se perdendo em meio ao site devido à falta de Links que permitam ao leitor navegar do artigo em que está para outros da mesma série.
      Isso tem que ser melhorado aqui neste excelente site!
      Se não, muitos artigos valiosos vão se perdendo e ficando "escondidos" no fundo do baú do site!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)