Image Map











quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O imprevisto sobrevém realmente a TODOS?

Fonte: jw.org


É comum alguns citarem o texto de Eclesiastes 9:11 para explicar como determinados acontecimentos podem ser entendidos como sendo consequência do “tempo e [do] imprevisto”. Muitos cristãos acham que esse versículo afirma que todas as pessoas estão sujeitas a sofrer imprevistos. Mas, é isso mesmo que o referido texto afirma?

Lemos na parte final dessa passagem: “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.” Quem são “eles” aos quais o texto afirma que sofrem a ação do tempo e do imprevisto? A resposta encontra-se na parte anterior do versículo: “E eu vi mais outra coisa debaixo do sol: os velozes nem sempre vencem a corrida, e nem sempre os fortes vencem a batalha; os sábios nem sempre têm alimento, os inteligentes nem sempre têm riquezas, os que têm conhecimento nem sempre têm sucesso; porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.”

O texto faz alusão a categorias de pessoas que possuem características que os beneficiam em relação a outros. E mostra que mesmo tais classes de pessoas dotadas podem sofrer a interferência de circunstâncias imprevisíveis e, em razão disso, não atingirem seu objetivo. Por exemplo, um veloz corredor pode cair, permitindo que outro menos veloz vença a corrida.


Fonte: jw.org

Por outro lado, Eclesiastes 9:11 não afirma que todas as pessoas na Terra podem sofrer a atuação do tempo e do imprevisto.

O caso de Jesus Cristo

Muitas profecias do “Velho Testamento” descreveram acontecimentos pormenorizados referentes ao Filho de Deus, Jesus Cristo, entre os quais encontram-se os seguintes:


· Nasceria em Belém da Judeia (Miqueias 5:2; Mateus 2:3-9).
· Nasceria de uma virgem (Isaías 7:14; Mateus 1:22, 23).
· Seria traído por 30 moedas de prata (Zacarias 11:12, 13; Mateus 27:3-5).
· Seria contado com os pecadores (Isaías 53:12; Lucas 22:37, 52, 23:32, 33).
· Nenhum dos ossos do seu corpo seria quebrado (Salmo 34:20; João 19:36).
· Que se lançaria a sorte sobre a sua vestimenta (Salmo 22:18; Mateus 27:35).


É evidente que Jesus não poderia estar sujeito ao tempo e ao imprevisto, nem as demais pessoas envolvidas no cumprimento dessas profecias no tempo e nas circunstâncias do referido cumprimento.

Outros personagens predestinados

Jeová fez predições envolvendo acontecimentos relacionados com certos indivíduos, como mostram os exemplos abaixo:


·      Sansão: salvaria Israel das mãos dos filisteus (Juízes 13:3-5).
·      Salomão: seria usado para construir o templo (2 Samuel 7:12, 13; 1 Reis 6:12; 1 Crônicas 22:6-19).
·     Josias: tomaria medidas contra a adoração falsa na cidade de Betel (1 Reis 13:1, 2; 2 Reis 22:1; 23:15, 16).
·    Jeremias: serviria como profeta (Jeremias 1:5).
·  Ciro: libertaria os judeus de Babilônia (Isaías 44:26-28; 45:1-6).
·  João Batista: faria uma obra preparatória como precursor do Messias (Lu 1:13-17).


Fonte: jw.org


No caso dos acima citados, é evidente que, no assunto relacionado com o cumprimento de tais profecias, não poderia haver a ação do tempo e do imprevisto. Assim sendo, pelo menos em aspecto parcial tais pessoas não estariam sujeitas à ação do tempo e do imprevisto.

Portanto, quando Jeová tem um propósito em relação a alguma pessoa, o tempo e o imprevisto não podem se interpor nas circunstâncias que envolvem o cumprimento de tal propósito.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *