Pular para o conteúdo principal

Qual é o significado de Apocalipse 19:10? Como deve ser traduzido?



 Fonte: jw.org


Este site recebeu de um leitor o seguinte comentário:

Olá, irmão!

Tenho uma dúvida sobre a melhor definição neste texto de Apocalipse 19:10.

O texto diz, na TNM [Tradução do Novo Mundo], que “dar testemunho de Jesus é o que inspira as profecias”. No entanto, em muitas outras Bíblias já verte essa parte do texto como “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Vendo a frase original grega, eu notei que a palavra empregada ali é “pneúma”, o que poderia apoiar a tradução para “espírito”, nas versões de Almeida, ao invés de “inspira”, como está na TNM.

Então fica a dúvida: a tradução correta seria “espírito de profecia” ou “inspira as profecias”?

Resposta:

A tradução literal da parte final de Apocalipse 19:10 está conforme mostrado abaixo na tradução interlinear do texto grego:

 γρ μαρτυρα ησο 
he gàr martyría Iesoû
O pois testemunho de Jesus

στιν τ πνεμα τς προφητεας. 
estin tò pneúma tês profeteías.
é      o espírito     de  profecia.

Por esta razão, a maioria das traduções bíblicas pesquisadas traduz por “o testemunho de Jesus é o espírito de [ou: da] profecia”. Porém, há traduções que vertem de forma diferente. Observe os exemplos abaixo:

“O espírito da profecia é o testemunho de Jesus.” – BP; BJ; veja também Darby Bible.

“Porque o espírito profético não é outro que o testemunho de Jesus.” – Ave Maria.

“E é proclamando essa verdade que eles provam que têm o espírito profético.” – VFL.

“Porque o testemunho de Jesus é o espírito da palavra do profeta.”  Bibel in Basic English.

“Aqueles que falam sobre Jesus têm o espírito de um profeta.” Bible in Worldwide English NT.

“Pois o testemunho de Jesus é o sopro [ou: respiração] vital da profecia.” Montgomery New Testament.

“Pois dar testemunho de Jesus é o que inspira as profecias.” – NM.

“O motivo da profecia é para dar um testemunho claro de Jesus.” – O Livro.

Duas traduções pesquisadas verteram por “o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia”, utilizando iniciais maiúsculas para a expressão “espírito de profecia”, aparentemente indicando que tal expressão é um título ou se refere a uma pessoa. (New Heart English Bible; World English Bible.)

“Pois é o Espírito de profecia que dá testemunho a Jesus.” New International Version.

“O testemunho de Jesus é a mentalidade de espírito da profecia.” New Simplified Bible.

“O testemunho a Jesus é o espírito que sustenta a profecia.” – Weymouth NT.

Pois a verdade revelada por Jesus é a mensagem que o Espírito entrega aos profetas.” – NTLH.

As interpretações dadas à parte final de Apocalipse 19:10

Há quem entenda que o “espírito de profecia” seja o dom de profecia, referindo-se, portanto, a algo. De acordo com John Wesley, a frase significa “testemunhar do Senhor Jesus, pelo mesmo Espírito que inspirou os profetas da antiguidade”. Outros entendem que se refere ao espírito santo. Por outro lado, diversos comentaristas entendem que a palavra “espírito” nesta passagem se refere à disposição ou inclinação mental, ao propósito ou objetivo de haver profecia, que seria dar testemunho de Jesus. Observe isso nos exemplos abaixo.

Adam Clarke aponta este como um dos possíveis sentidos desta frase:

[…] o espírito de profecia é um testemunho geral a respeito de Jesus, pois ele é o escopo e o desígnio de toda a Escritura; sobre ele deram testemunho todos os profetas. 

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras (volume 3, pp. 332-333, verbete “Profecia”) traz o seguinte comentário:

Em que sentido ‘dar testemunho de Jesus inspira o profetizar’?

[…]

Uma vez que o cumprimento do grande propósito de Deus acha-se todo vinculado a Jesus (veja Col 1:19, 20), então toda profecia, isto é, todas as mensagens inspiradas de Deus proclamadas por Seus servos, apontavam para o Filho dele. Assim, como declara Revelação (Apocalipse) 19:10, o inteiro “espírito” (toda a inclinação, toda a intenção e todo o propósito) da profecia era dar testemunho de Jesus.

[…]

Na própria época da rebelião surgida no Éden, Jeová Deus iniciou este “testemunho de Jesus”, por meio de Sua profecia referente ao “descendente [literalmente: semente]” que por fim ‘esmagaria a cabeça da serpente’, o Adversário de Deus. (Gên 3:15) O pacto abraâmico era profético dessa Semente, da bênção que esta representaria para todas as famílias da terra, e de sua vitória sobre o Adversário e a ‘semente’ dele. (Gên 22:16-18; compare isso com Gál 3:16.) Foi predito que a Semente prometida, chamada “Siló” (que significa “Aquele de Quem É; Aquele a Quem Pertence”) viria da tribo de Judá. (Gên 49:10) Por meio da nação de Israel, Jeová revelou seu propósito de ter um “reino de sacerdotes e uma nação santa”. (Êx 19:6; compare isso com 1Pe 2:9, 10.) Os sacrifícios e a Lei dada a Israel prefiguravam o sacrifício do Filho de Deus, e o sacerdócio representava seu sacerdócio real celestial (com sacerdotes associados) durante o Reinado Milenar. (He 9:23, 24; 10:1; Re 5:9, 10; 20:6) Por conseguinte, a Lei tornou-se um “tutor, conduzindo a Cristo”. — Gál 3:23, 24.

[…]

As diversas batalhas travadas por reis fiéis (em geral orientados e incentivados pelos profetas de Deus) prefiguraram a guerra a ser travada pelo Filho de Deus contra os inimigos do seu Reino, e as vitórias que Deus concedeu a eles prefiguraram assim a vitória de Cristo sobre todas as forças de Satanás, resultando em libertação para o povo de Deus. — Sal 110:1-5; Miq 5:2-6; At 4:24-28; Re 16:14, 16; 19:11-21.

[…]

Visto que Cristo Jesus é Aquele em quem todas estas profecias se realizam, tornando todas elas verídicas, pode-se ver como ‘a verdade veio por intermédio de Jesus Cristo’. “Pois, não importa quantas sejam as promessas de Deus, elas se tornaram Sim por meio dele.” (Jo 1:17; 2Co 1:20; compare isso com Lu 18:31; 24:25, 26, 44-46.) Pedro podia corretamente dizer sobre Jesus, que ‘todos os profetas dão testemunho dele’. — At 3:20-24; 10:43; compare isso com  28:23.[1]



O comentário de Ellicott também aponta para este sentido. Diz ele:

A obra do apóstolo no mundo era o testemunho de Jesus (Apocalipse 1:2; Apocalipse 1:9), e o Espírito de profecia que movia (2Peter 1:21) o anjo foi também o testemunho de Jesus.

De acordo com as Notas de Barnes sobre a Bíblia,

O desígnio da profecia é prestar testemunho a respeito de Jesus. A linguagem não significa, é claro, que este é o único projeto de profecia, mas que este é o seu grande e último fim. A palavra “profecia” aqui parece ser usada no grande sentido em que é frequentemente empregada no Novo Testamento - significando tornar conhecida a vontade divina (veja as notas em Romanos 12: 6), e a referência primária aqui parece ser aos pregadores e mestres do Novo Testamento. O sentido é que seu grande empreendimento é dar testemunho sobre o Salvador. 

A Bíblia de Estudo de Genebra afirma sobre Apocalipse 19:10: “Jesus é o alvo para o qual todas as profecias atiram.”



Estudos de Palavra, de Vincent, comenta:

Alguns explicam como o testemunho que procede de Jesus. Jesus, ao transmitir este testemunho aos crentes, transmite-lhes o espírito de profecia. Outros, o testemunho que nasce para Jesus. A maneira de dar este testemunho, a substância e essência deste testemunho é o Espírito de profecia.

Os artigos “Qual é a tradução correta de Apocalipse 12:17? (Parte 4)” e “Qual é a tradução correta de Apocalipse 12:17? (Parte 5)” apresentaram argumentos de que Apocalipse 19:10 diz respeito ao testemunho sobre Jesus, e não ao testemunho dado por Jesus.

A Bíblia de Jerusalém, em sua nota de rodapé a respeito de Apocalipse 19:10, reconhece que a palavra “espírito” nessa passagem refere-se à inspiração divina. Note o comentário da referida tradução da Bíblia:

O “testemunho de Jesus” é a Palavra de Deus, atestada por Jesus, que todo cristão possui (cf. 1, 2; 6, 9; 12,17; 20, 4) e que inspira os profetas. (Negrito acrescentado.)



Que a palavra “espírito” (pneúma) pode se referir a uma inspiração, ou expressão inspirada, pode ser visto no texto de 1 João 4:1, que reza: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.(ACF) A BP traduz o primeiro substantivo “espírito” por “todos os que se dizem inspirados”, e a VFL por “todos os que dizem que são inspirados por Deus”. ABV traduz assim: “Não creiam sempre em tudo o que vocês ouvem, só porque alguém diz que é uma mensagem de Deus.”

Sobre o uso bíblico da palavra “espírito” no sentido de “inclinação mental”, “disposição de ânimo”, veja o artigo Estudo sobre Pneumatologia – Parte 3”.

Assim, o peso da evidência parece apontar para o sentido de que as profecias bíblicas foram inspiradas tendo em vista dar testemunho sobre Jesus Cristo.

Portanto, as traduções que vertem de modo a salientar que o objetivo de haver profecia é dar testemunho sobre Jesus Cristo parecem trazer à tona o significado real da parte final de Apocalipse 19:10.



Nota:

[1] Produzida pelas Testemunhas de Jeová.


Explicação das siglas usadas:

ABV: A Bíblia Viva.
ACF: Almeida Corrigida Fiel.
BJ: Bíblia de Jerusalém.
BP: Bíblia Pastoral.
NM: Tradução do Novo Mundo Revisada 2015.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
VFL: Versão Fácil de Ler.



Referências:

Apocalipse 19:10. Bible Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/commentaries/revelation/19-10.htm>.


______. Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ol/ap/19>.


______. Bíblia Sagrada – Edição Pastoral. Disponível em: <http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P132.HTM>.

______. Sociedade Bíblica do Brasil. Disponível em: <http://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/pesquisa-da-biblia/>.

______.  The Online Greek Bible. Disponível em: <http://www.greekbible.com/index.php>.

______. Versão Fácil de Ler. Disponível em: <https://www.bible.com/pt/bible/200/REV.19.VFL

______. Verse-by-Verse Bible Commentary. Disponível em: <https://www.studylight.org/commentary/revelation/19-10.html>.

1 João 4:1. Bíblia Sagrada – Edição Pastoral. Disponível em: <http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P12B.HTM>.

______. Versão Fácil de Ler. Disponível em: <https://www.bible.com/pt/bible/200/1JN.4.VFL>.




A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)