Pular para o conteúdo principal

Isaías 26:14 – “mortos” ou “sombras”? (Parte 3)


Fonte: jw.org

Nos dois primeiros artigos desta série, examinamos como diversas traduções usam duas formas básicas para verter a palavra hebraica refa·ʼím no texto de Isaías 26:14 e 19, e como os dicionários e comentaristas bíblicos definem o significado dessa palavra.

(Para ver os artigos anteriores, clique nos temas abaixo.)


Neste artigo, examinaremos as outras passagens, além de Isaías 26:14 e 19, que usam o termo refa·ʼím desta forma especial, e como o contexto bíblico em que este vocábulo é usado nessas passagens nos ajuda a determinar o seu significado.

Passagens bíblicas que usam o termo refa·ʼím nas conotações figuradas

Jó 26:5

“Os que estão impotentes na morte estremecem; estão abaixo do mar e de tudo que o habita.”

“Os mortos” (ACF; ARIB; NIV; NVI; OL; NTLH; NAA; ARC; BP); “os espíritos dos mortos” (VW); “Coisas mortas” (AKJV; RWV); “[coisas] mortas” (GB); “aqueles que são falecidos” (ASV); “Os que partirem” (LOT).

As sombras agitam-se embaixo {da terra}” (AM); “as sombras” (BJ; Darby; JPS). Embora Darby verta “sombras” nesta passagem, essa versão da Bíblia prefere “os mortos” em Isaías 26:14 e 19.

“Os gigantes” (DR).

Qual forma de traduzir parece se harmonizar com o contexto? Vejamos os versículos circundantes:

 “Os que estão impotentes na morte [refa·ʼím] estremecem; estão abaixo do mar e de tudo que o habita. A Sepultura [hebraico: Seol] está nua perante Deus, e o lugar de destruição [hebraico: Abadon] está descoberto.” – Jó 26:5-7.

Note que o substantivo refa·ʼím ocorre num contexto relacionado com o Seol (a sepultura comum da humanidade) e com o vocábulo “Abadon” (“reino da morte” na BP; “destruição” na NVI). Logo, as traduções “mortos”, “falecidos”, “os que partirem” e “os impotentes na morte” parecem alinhar-se com mais coerência do que o substantivo “sombras”, o qual não parece ter conexão com os termos envolvidos no contexto.

(Para entender o sentido de Seol, veja o artigo “Seol e Hades significam o inferno da cristandade?”)

Salmo 88:10

“Será que farás milagres para os mortos? Podem os impotentes na morte se levantar para te louvar?”

“Os mortos” (ACF, ARC, ARIB; NIV; NKJV; GB; RWV; RV); “os cadáveres” (OL); “os finados” (NAA); “eles”, referindo-se aos “mortos” (AM, NTLH).

“As sombras se levantam para te louvar?” (87:11, BJ); “as sombras dos mortos” (SBB, TB); “as sombras” (Darby; JPS). Em Isaías 26:19 SBB traduz por “os mortos”.

“Os que estão diminuídos” (ASV).

Novamente, qual tradução se harmoniza com o contexto? Os versículos circundantes declaram:

 “Meus olhos enfraqueceram por causa da minha aflição. Eu te invoco o dia inteiro, ó Jeová; a ti estendo as mãos em oração. Será que farás milagres para os mortos? Podem os impotentes na morte se levantar para te louvar? (Selá) Será o teu amor leal declarado na sepultura, a tua fidelidade no lugar de destruição [hebraico: Abadon]? Desde a juventude, sou afligido e estou perto da morte; estou entorpecido pelas coisas terríveis que me deixas sofrer.” – Salmo 88:9-11, 15.

O salmista se encontrava em situação aflitiva, à mercê da morte. Diante disso, ele implorou a ajuda divina, indicando que, se morresse, não teria como louvar a Jeová. Diante disso, a tradução “as sombras surgirão e te louvarão?” parece descontextualizada.

Além disso, o Salmo 88:10 parece mostrar que refa·ʼím não se refere a algo, como as sombras, e sim tem ligação com seres inteligentes, com os que já foram seres humanos. Primeiro, temos o paralelo com o substantivo “mortos”. Segundo, fala de refa·ʼím se levantarem e de louvarem a Deus. A descrição parece ajustar-se claramente aos que já morreram e que jazem impotentes na morte, sem condição de fazer qualquer coisa, inclusive louvar a Deus.

Provérbios 2:18

“Pois a casa da mulher imoral conduz à morte; e seus caminhos, aos impotentes na morte.”

“Os mortos” (ARC); mundo dos mortos” (NTLH; NAA);

“O reino das sombras da morte” (ARA); “as sombras” (TB); “as Sombras” (BJ).

Novamente, vemos um paralelo com a morte. Observe o versículo seguinte: “Ninguém que se envolve com ela voltará nem retornará às veredas da vida.” (Provérbios 2:19) Note o contraste entre os “caminhos” que levam a refa·ʼím (verso 18) e as veredas da vida (verso 19). O oposto da vida é a morte. Logo, a tradução “os mortos” ou “os impotentes na morte” para o termo refa·ʼím parece estar mais coerente com o contexto de Provérbios, capítulo 2.

Provérbios 9:18

“Mas eles não sabem que os impotentes na morte estão ali, que os convidados dela estão nas profundezas da Sepultura [Seol].”

“Os mortos” (ACF; ARA; ARC; ARIB; RV; SBB; AKJV; ASV; Darby; GB; NAA; RWV; RV; TB); “aqueles que vão à sua casa morrem” (NTLH).

“Sombras” (AM; BJ).

“Os gigantes” (DR).

O contexto diz respeito à “mulher tola”, à “mulher de conduta leviana” (Provérbios 9:13; OL), a qual leva os inexperientes que com ela se envolvem às “profundezas do Seol [a sepultura comum da humanidade]”. (Verso 18, ARIB). Novamente, o paralelo com “os mortos” e “os impotentes na morte” parece ter mais harmonia contextual do que com o vocábulo “sombras”. Esta conclusão é ainda reforçada pelo verso 11, onde lemos as palavras da sabedoria personificada: “Pois, por meu intermédio, seus dias serão muitos, e anos serão acrescentados à sua vida.” Após esta sábia declaração, o escritor passa a mostrar as atitudes tolas que levam à morte e ao Seol. Assim, o contexto traça um contraste entre os que terão muitos anos de vida por seguirem a sabedoria divina e os que se encontrarão com os “impotentes na morte” por seguirem um comportamento tolo.

Provérbios 21:16

“O homem que se desvia do caminho do entendimento descansará na companhia dos impotentes na morte.”

Na companhia dos mortos” (NVI; OL); “na congregação dos mortos” (ACF; ARA; ARC; ARIB; SBB; AKJV; Darby; GB; NAA; RWV; TB); “assembleia dos mortos” (ASV); “dos mortos” (RV); “está caminhando para a morte” (NTLH).

“Na companhia das trevas” (SBB); “na assembleia das sombras” (BJ).

“Companhia dos gigantes” (DR).

Os demais usos de refa·ʼím neste sentido especial nos ajudam a entender que sua tradução por “mortos” ou “impotentes na morte” parece ser a mais acertada.

Isaías 14:9

“Até mesmo a Sepultura [hebraico: Seol] embaixo está agitada para se encontrar com você na sua chegada. Por sua causa, ela desperta os que estão impotentes na morte, todos os líderes opressivos da terra. Faz com que todos os reis das nações se levantem dos seus tronos.”

“Os mortos” (ACF; ARC; ARIB; RWV; AKJV; ASV; BJ; Darby; GB); os espíritos dos mortos” (NVI); “os que partiram” (LOT).

“As sombras” (SBB; JPS, TB); “as sombras daqueles que eram poderosos na terra acordam” (NTLH); ele desperta as sombras” (ARA; NAA); “as sombras dos grandes” (AM).

“Os gigantes” (DR).

Este texto de Isaías 14:9 parece deixar claro que refa·ʼím não se refere a algo impessoal, tal como as sombras, e sim a seres pessoais que foram mortos. Note que refa·ʼím está relacionado com os “líderes”, “os reis das nações”. Ademais, os que vão para o Seol (a sepultura comum da humanidade) não são coisas impessoais como “sombras”, e sim os seres humanos que morreram.

(Para entender o sentido de Isaías, capítulo 14, veja o artigo “Isaías capítulo 14 indica que os mortos estão conscientes?”)

A respeito da palavra refa·ʼím, afirma o Comentário Bíblico Adventista (vol. 3, pág. 637): 

A derivação da palavra é incerta, e não se sabe como ela poderia se referir, ao mesmo tempo, a uma raça de pessoas e aos mortos. Talvez o termo refa’im, que designa uma raça, seja derivado de uma raiz diferente do termo homógrafo que designa os mortos. Alguns relacionaram as duas ideias observando que, como raça, os refa’im haviam sido extintos e tinham perdido o poder. Seus orgulhosos representantes jaziam prostrados no she’ol e a recordação deles se tornara vaga e obscura. Daí se tornarem uma alusão adequada dos mortos. [1]

Assim, o exame do contexto dos textos em o termo refa·ʼím é usado desta forma especial parece indicar fortemente que refa·ʼím deva ser traduzido por “mortos”, “falecidos” ou “impotentes na morte”. Mas, qual o possível motivo da tradução “sombras” para refa·ʼím? O próximo artigo examinará esta pergunta.


Nota:


[1] Ligado na Videira. Os Mortos Tremem Debaixo das Águas? – Jó 26:5. Disponível em: <https://ligadonavideira.wordpress.com/2013/06/25/os-mortos-tremem-debaixo-das-aguas-jo-265/>.



Explicação das siglas usadas:

ACF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
AKJV: American King James Version.
AM: Ave Maria (tradução católica).
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
ASV: American Standard Version.
BJ: Bíblia de Jerusalém.
BP: Bíblia Pastoral.
Darby: The ‘Holy Scriptures’ (Edição de 1949), de John Nelson Darby.
DR: tradução da Bíblia da Vulgata latina  para o Inglês feita por membros do Colégio católico Inglês Douay. O Novo Testamento parte foi publicada em Reims , França, em 1582.
GB: Genebra Bible.
JPS: Jewish Publication Society AT.
LOT: Leeser Old Testament.
NAA: Nova Almeida Atualizada.
NIV: New International Version.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
OL: O Livro.
RV: Versão em espanhol Reina-Valera, de Casiodoro de Reina e de Cipriano de Valera. 1989.
RWV: Revised 1833 Webster Version.
SBB: Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica.
TB: Tradução Brasileira.
VW: A Voice in the Wilderness Bible.
  

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





 


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)