Pular para o conteúdo principal

Um leitor comenta sobre a questão da forma do instrumento da morte de Jesus Cristo

 

Um leitor fez um interessante comentário debaixo do tema “‘Sinal dos pregos’ no corpo de Jesus – o que indica?”.  Segue abaixo as observações dele.

Apesar de todo esforço de algumas pessoas em manter a tradição de que Jesus foi pregado numa cruz, a verdade é que não há como, por meio de um estudo sério da origem da palavra para o instrumento de execução de Cristo e das origens do uso da cruz em religiões anteriores ao cristianismo, manter tal crença, sem incorrer em apoio ao paganismo.

Eu já usei pregos em vários trabalhos, e nunca vi pregos iguais deixarem marcas iguais em nenhum material. Sempre há marcas diferentes devido ao material perfurado, força aplicada ou direção em que tal prego é afixado. No caso de terem sido soldados diferentes para pregar os pés e as mãos, a possibilidade de os sinais serem diferentes nas mãos e nos pés é ainda maior. A própria estrutura das mãos e dos pés da pessoa não permitiria sinais iguais. A certeza é a seguinte – a marca nas mãos era única.

No caso de Jesus, o relato fala de pregos no plural, mas de apenas um sinal. Seria o caso de os pregos nas mãos e nos pés terem deixado apenas um sinal, dando a entender que as mãos e os pés foram transpassados com apenas um prego? Pelo menos nas mãos haveria um sinal apenas.

Um prego fixando as duas mãos seria suficiente para aguentar o peso corporal de Cristo? Sobre isso, alguns esquecem que poderia ter havido o apoio para os pés, que, apesar de fixados no madeiro, dava alguma sustentação ao corpo e poderia ter feito com que os braços não ficassem tão esticados para cima, permitindo a respiração pulmonar. O que dizer de cordas, para amarrar o corpo junto à estaca? Não há como dizer que os soldados não teriam usado esse recurso também.

Portanto, a simplicidade dos Evangelhos e a ausência da palavra para cruz nos antigos manuscritos é um testemunho desfavorável para a tradição da veneração da cruz como instrumento de execução de Cristo.

[Fim do comentário do referido leitor.]

Veja também os artigos abaixo:

           “Cruz” ou “Estaca”?





  


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)