Image Map











sexta-feira, 22 de maio de 2020

Quem criou o mal?


Fonte: jw.org

Um leitor trouxe a este site o seguinte questionamento:

O mal foi criado? Quem criou o mal?

Gostaria de obter uma matéria que fala sobre quem criou o mal. Onde mostra que o mal não foi criado.

Resposta:

Antes de dar atenção às perguntas levantadas acima, é importante definir claramente alguns termos envolvidos. O substantivo “mal”, neste artigo, será considerado em dois sentidos. Primeiro, no seu sentido conceitual, isto é, o mal como conceito, o conceito do que é contrário ao bem. Segundo, no seu sentido pragmático, ou seja, o mal na prática.

O autor deste artigo entende que conceituar o mal, isto é, definir o que é errado, definir o que é oposto ao bem, não é necessariamente criar o mal. Muito pelo contrário – isto ajuda os que querem fazer o bem a evitar o mal. Pois a ignorância – a falta de conhecimento sobre o que é errado – pode fazer as pessoas incorrerem justamente no mal. Na realidade, simplesmente conceituar o bem já é, por consequência, um ato de conceituar o mal; pois o mal é o oposto do bem.

Quando Deus ordenou ao primeiro casal humano que eles não comessem o fruto de determinada árvore no jardim do Éden, ele definiu essa ação proibida como sendo errada – um mal. Deus disse a Adão: “Quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” (Gênesis 2:17) Mas isso não significa criar o mal. O mal na prática continuava inexistente. Tal proibição visava impedir a criação, ou surgimento, do mal na prática.

À base disso, criar o mal significa produzir o mal na prática, o que consequentemente gera prejuízos reais. Tendo em vista esse raciocínio, podemos afirmar que quem criou o mal foi o primeiro pecador – Satanás, o Diabo. Foi ele quem introduziu o mal na prática, quando contou a primeira mentira, contradizendo o que Deus havia dito sobre o resultado de comerem do fruto proibido. Satanás disse a Eva: “Vocês certamente não morrerão.” (Gênesis 3:4) Jesus comentou a respeito desse enganador: “Ele foi um assassino quando começou, e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala a mentira, está fazendo o que lhe é próprio, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” (João 8:44) Em harmonia com isso, lemos em 1 João 3:8: “O Diabo está pecando desde o princípio.”

Satanás é o originador do mal
Fonte: jw.org

Porém, o mesmo texto de 1 João 3:8 nos assegura que o mal pragmático – o mal na prática – deixará de existir. Lemos o seguinte na continuação do referido versículo: “Com este objetivo o Filho de Deus foi manifestado: para desfazer as obras do Diabo.” E, assim, todos os efeitos produzidos pelo mal serão também desfeitos. Apocalipse 21:3, 4 afirma: “Então ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Veja! A tenda de Deus está com a humanidade; ele residirá com eles, e eles serão o seu povo. O próprio Deus estará com eles. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org










3 comentários:

  1. Hola de nuevo !

    Una pregunta: En el tiempo de Adán y Eva ¿Llovía o no llovía?

    Saludos cordiales.

    Excelente trabajo de análisis bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Miguel:

      Muito obrigado pela demonstração de apreço!

      Creio que o artigo abaixo possa servir de ajuda:

      “Explicando Gênesis 2:5 e 6”

      http://www.oapologistadaverdade.org/2018/07/explicando-genesis-25-e-6.html

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Ótimo artigo. Que Jeová o abençoe pelo ótimo trabalho de defender a verdade!

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *