Image Map











domingo, 12 de julho de 2020

Em que sentido os mortos ouvirão a voz de Jesus Cristo?


Fonte: jw.org


Um leitor perguntou:

Eu queria que você me respondesse, por favor, em que sentido os mortos ouvirão a voz de ressuscitar. Essa chamada é literal ou simbólica?

Resposta:

Uma pessoa literalmente morta está inconsciente. Eclesiastes 9:5, 10 afirma: Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. Tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura [“no Seol”, nota], o lugar para onde você vai.”

Portanto, os mortos não têm capacidade de receber informações. Porém, a chamada divina dirigida a tal morto faz com que ele viva. Diante do túmulo do falecido Lázaro, Jesus clamou: “Lázaro, venha para fora! (João 11:43) Quando ele emitiu tais palavras, Lázaro estava literalmente morto, incapaz de ouvir. Mas, tais palavras, na realidade, soaram como uma ordem, produzindo um milagre: o espírito santo de Jeová ressuscitou Lázaro imediatamente! Lemos no Salmo 104:30: “Se [tu, Jeová] envias o teu espírito, são criados.” E Jó 33:4 afirma: “Foi o espírito de Deus que me fez, e o fôlego do Todo-Poderoso me fez viver.”

Assim, as palavras do Filho de Deus têm o poder de produzir o resultado por ele almejado, pela ação do espírito santo de Jeová. Pois, como o próprio Jesus afirmou: “O espírito de Jeová está sobre mim.” (Lucas 4:18) Notamos isso nas palavras de Pedro a Jesus quando Jesus estava andando sobre as águas:  “Se é o senhor, ordene-me, Senhor Jesus, que eu vá ao seu encontro por cima das águas.” (Mateus 14:28) Pedro entendia que as palavras de Jesus convidando Pedro a andar sobre as águas seriam na verdade uma ordem, que produziria o respectivo milagre, pelo poder do espírito santo de Deus. Atos 10:38 declara: “Sobre Jesus, que era de Nazaré, como Deus o ungiu com espírito santo e poder; e ele andou por toda a região fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.”

Pedro anda sobre as águas pela ordem de Jesus
Fonte: jw.org

O mesmo entendimento se pode ter da passagem de Jó 14:13-15, onde ele disse: “Quem dera que me escondesses na Sepultura, que me ocultasses até a tua ira passar, que estabelecesses um tempo e então te lembrasses de mim! Quando um homem morre, pode ele viver novamente? Esperarei todos os dias do meu serviço obrigatório, até vir o meu livramento. Tu chamarás, e eu te responderei. Terás saudades do trabalho das tuas mãos.”

Assim, a chamada do morto à ressurreição é uma ordem que põe em operação o extraordinário milagre de fazer o morto voltar a viver.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





2 comentários:

  1. Olá, apologista!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Se romanos 6:7 diz que quem morreu foi absolvido de seu pecado, não deveria haver uma ressureição de todos os que ja morreram? Afinal, todos, uma vez mortos, se tornaram justos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor:

      Um artigo será preparado em consideração à sua pergunta.

      Abraços!

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *