Pular para o conteúdo principal

A blasfêmia pode ser perdoada?


Fonte: jw.org

Um leitor comentou o seguinte:

“Por essa razão, eu lhes digo: TODO TIPO de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada.” (Mateus 12:31) Jesus falou de “todo tipo de blasfêmias”, o que inclui a [blasfêmia contra] Deus.

A obra “Estudo Perspicaz” (Volume 1, pp. 366-367) diz sobre Blasfêmia: “Esta é a forma aportuguesada da palavra grega bla·sfe·mí·a. O termo grego significa basicamente linguagem injuriosa, difamatória ou ultrajante, e era usado com referência a tal linguagem quer dirigida contra DEUS, quer contra humanos. (Veja Re 16:11; Mt 27:39.) A palavra portuguesa ‘blasfêmia’, porém, usualmente fica restrita a linguagem irreverente ou ultrajante contra Deus e contra coisas sagradas. É assim a antítese das palavras de adoração dirigidas ao Ser Divino.”

Quando Jesus cita ele próprio, ele diz: “Por exemplo...” Então ele citou a si próprio como exemplo; isso de maneira nenhuma significa que o Pai não poderia ser usado como exemplo. (Mateus 12:32) Não acredito na Trindade, mais acredito que blasfemar contra Deus é diferente de blasfemar contra sua “força ativa” em ação clara e evidente.

Resposta:

Naturalmente, é possível blasfemar, ou falar irreverentemente, contra Deus em casos à parte da clara manifestação do Seu espírito santo. Lemos em Apocalipse 16:11: “Mas blasfemaram contra o Deus do céu por causa das suas dores e das suas úlceras, e não se arrependeram das suas obras.” 1 Timóteo 1:19, 20 menciona uma “disciplina”, ou medida corretiva, contra a blasfêmia, indicando que tais blasfemadores poderiam ser recuperados espiritualmente.

Pessoas que passam por tragédias às vezes blasfemam contra Deus. O próprio Paulo havia sido blasfemador antes de se tornar cristão. (1 Timóteo 1:13) Ele admitiu candidamente: “Embora antes eu fosse blasfemador, perseguidor e insolente. Contudo me foi concedida misericórdia porque eu agia em ignorância e não tinha fé.” – 1 Timóteo 1:13.

Mas é diferente de blasfemar contra o espírito santo, pois a blasfêmia contra o espírito santo é uma negação consciente, determinada e com conhecimento de causa da evidente operação do espírito de Deus. É por isso que as blasfêmias sem conhecimento serão perdoadas, mas não a blasfêmia totalmente consciente, como disse Jesus.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)