Pular para o conteúdo principal

O Filho “subiu ao céu” como homem ou como espírito? (João 3:13)


O anjo de Jeová aparece a Moisés
Fonte: jw.org

O artigo “De que modo o Filho ‘subiu ao céu’?” deu consideração às palavras de Jesus Cristo em João 3:13, onde ele declarou: “Nenhum homem subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.”

A respeito desse artigo, um leitor escreveu:

Amigo apologista, seus argumentos são cheios de contradição, que não vale a pena dar tanta atenção; veja o que você mesmo postou:

‘Já esse comentário traz à atenção que as palavras de Cristo indicavam que ele “havia estado no céu”. Há base para se concluir que Jesus, na sua existência pré-humana como poderosa pessoa espiritual, ERA O ANJO QUE GUIAVA ISRAEL no ermo. (Êx 23:20-23; Is 63:9) Assim, NÃO COMO HOMEM, mas como pessoa espiritual, ele vinha à Terra e ‘ASCENDIA’ ao CÉU. Nesse respeito, “NENHUM HOMEM ASCENDEU AO CÉU, senão aquele que desceu do céu, o FILHO DO HOMEM”, em sua existência pré-humana. “Aquele” NÃO SE REFERE AO HOMEM (JESUS CRISTO), e sim à sua pessoa como poderosa criatura espiritual antes de vir à Terra.’

Observe que você diz que foi na forma de ANJO que isso foi possível e não se refere a Jesus Homem, MAS JESUS foi que disse: SENÃO AQUELE QUE DESCEU DO CÉU, O FILHO DO HOMEM.

Então, apologista, você montar um enorme texto e se estribar em seu conhecimento, tome mais cuidado e estude com cautela, pois você está mergulhado em erros e não admite, seja humilde e reconheça os erros e os conserte.

Que Jeová te abençoe lhe concedendo conhecimento verdadeiro.

Resposta:

Acontece que a expressão “Filho do Homem”, assim como a expressão “Cordeiro” – expressões que descrevem o papel humano de Cristo – também são usadas para o Jesus espírito, conforme os textos abaixo:

“E [Estêvão] disse: ‘Estou vendo o céu aberto, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.’” – Atos 7:56.

Quando Estêvão teve essa visão, Jesus já havia sido ressuscitado e ido ao céu como “espírito” (1 Coríntios 15:45; 1 Pedro 3:18). Mesmo assim, Estêvão o descreve como “o Filho do homem”.

“Diziam às montanhas e às rochas: ‘Caiam sobre nós e escondam-nos da face Daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro.’” – Apocalipse 6:16.

“Eles batalharão contra o Cordeiro, mas, visto que ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro os vencerá. Os que estão com ele, os chamados, escolhidos e fiéis, também vencerão.” – Apocalipse 17:14.

Jesus cumpriu figuradamente o papel de cordeiro quando, semelhante a um cordeiro, não apresentou resistência aos seus opositores que queriam matá-lo e pendurá-lo em um madeiro. Isaías 53:7 profetizou sobre isso, nestas palavras: “Ele foi oprimido e deixou-se atribular, mas não abriu a boca. Foi levado como um cordeiro ao abate, como uma ovelha que fica em silêncio diante dos seus tosquiadores; e ele não abriu a boca.”

Contudo, ele manteve a designação de “Cordeiro” mesmo após ter subido ao céu, após sua ressurreição. Isso não significa que, no céu, Jesus é de carne e osso, nem alguém indefeso como um cordeiro. Apenas que tais designações são mantidas para identificá-lo como aquele que já havia atuado em tais papéis.

De modo similar, quando Jesus disse que quem “subiu ao céu” e “desceu do céu” é o “Filho do homem”, ele estava simplesmente dizendo que o ser espiritual que  “subiu ao céu” no período pré-cristão havia se tornado humano, por ter nascido como tal. Conforme diz João 1:14: “De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós.”

Após esta resposta ao referido leitor, outro leitor, que acompanhou o assunto, comentou o seguinte:

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o FILHO DO HOMEM; e dirigiu-se ao ANCIÃO DE DIAS, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído”. Daniel 7:13, 14, Almeida Corrigida Fiel.

O FILHO DO HOMEM chegou-se ao ANCIÃO DE DIAS em CARNE E OSSO? É isso que teu argumento quer dizer??? Tome mais cuidado e estude com mais cautela, pois você está mergulhado em erros, é obstinado e não admite. Reconheça seu erro e os conserte: “SAÍ DELA, POVO MEU.” – Apocalipse 18:4.

Seja humilde, porque só assim Jeová lhe concederá conhecimento verdadeiro.

[Fim do comentário.]

Tudo o que foi escrito acima demonstra a importância de fazermos sempre uma análise profunda das Escrituras, para chegarmos a um entendimento correto. Ademais, sublinha a importância de sermos cuidadosos no modo em que apresentamos nossos questionamentos, fazendo isso sempre de modo respeitoso. Caso contrário, poderíamos incorrer no vexame descrito em Provérbios 18:13, que declara: “Responder antes de ouvir os fatos é tolice e resulta em humilhação.”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)