Pular para o conteúdo principal

1 Coríntios 15:50 fala da pecaminosidade ou da carne como matéria?

  

A respeito do artigo A expressão ‘carne e sangue’ em 1 Coríntios 15:50 é uma alusão ao pecado do corpo humano?”, um leitor comentou o seguinte: 

Usei esse texto para provar que Jesus foi ressuscitado com corpo espiritual. Mas o rapaz deu a seguinte resposta: “Em 1 Coríntios 15 a palavra usada ali é SÁRX, que quer dizer natureza pecaminosa. Se ele quisesse se referir à carne como matéria, ele teria usado a palavra CREO. 

Não entendo nada de grego. Poderia me ajudar? 

Resposta: 

O substantivo κρέας (kréas) ocorre em Romanos 14:21 e em 1 Coríntios 8:13, no sentido literal de “carne”. Observe seu uso nos textos citados: 

“É melhor não comer carne [κρέα], nem beber vinho, nem fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar.” – Romanos 14:21. 

“É por isso que, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne [κρέα] alguma, para que eu não faça o meu irmão tropeçar.” – 1 Coríntios 8:13. 

Porém, o que certos citadores de termos gregos deixam de considerar é que, como em outros idiomas, muitas vezes existe mais de uma palavra para definir algo. O acima citado argumentador, além de desconsiderar este fato, também demonstrou falta de conhecimento dos sentidos do substantivo σαρξ (sárx), traduzido como “carne”. “Natureza pecaminosa” é apenas um dos sentidos de sárx; e, além disso, é um sentido secundário. Pois sárx significa primariamente “carne” em sentido literal – “o tecido muscular do homem e dos animais, e principalmente a parte vermelha dos músculos” (Dicionário Online de Português)[1]. 

Os próprios dicionários do grego usado na Bíblia admitem isso. Eles categorizam o substantivo sárx na seguinte ordem: (1) carne como a substância macia do corpo vivo, que cobre os ossos e está impregnada de sangue; (2) o corpo; (3) uma criatura viva; e (4) a natureza pecaminosa. (Veja Thayer’s Greek Lexicon; Abbott-Smith Manual Greek Lexicon of the New Testament; “Léxico do Novo Testamento Grego/Português”, de Gingrich e Danker, The New Analytical Lexicon of the New Testament, Wesley J. Perschbacher.)

Diversos textos bíblicos mostram o uso de sárx como carne em sentido literal. Veja abaixo: 

“Vejam minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo. Toquem-me e vejam, pois um espírito não tem carne [σρκα; sárka] nem ossos assim como vocês veem que eu tenho.” – Lucas 24:39. 

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre; de fato, o pão que eu darei é a minha carne [σρξ; sárx] a favor da vida do mundo.” – João 6:51. 

“Porque não é judeu quem o é por fora, nem é a circuncisão algo feito por fora, na carne [ν σαρκ; en sarkì]. – Romanos 2:28. 

“Nem toda a carne [σρξ] é a mesma carne [σρξ], mas uma é a da humanidade, e outra é a carne [σρξ] do gado, e outra [é] a carne [σρξ] de aves, e outra de peixes. 1 Coríntios 15:39, Novo Mundo Com Referências. 

 Para impedir que eu ficasse enaltecido demais, foi-me dado um espinho na carne [σαρκ], um anjo de Satanás, para me esbofetear continuamente, a fim de que eu não me enaltecesse demais. – 2 Coríntios 12:7. 

“Pois mesmo os que se submetem à circuncisão não cumprem a Lei, mas querem que vocês sejam circuncidados para que eles tenham motivo para se gabar do corpo [literalmente “carne”, σαρκ] de vocês. – Gálatas 6:13. 

“Para [as aves] comerem a carne [σρκας; sárkas] de reis, a carne [σρκας] de comandantes militares, a carne [σρκας] de homens fortes, a carne [σρκας] de cavalos e dos montados neles, e a carne [σρκας] de todos, tanto de homens livres como de escravos, de pequenos e de grandes.” – Apocalipse 19:18. 

“Mas os demais foram mortos com a longa espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se saciaram com a carne [σαρκν; sarkôn] deles.” – Apocalipse 19:21. 

“Ele previu a ressurreição do Cristo e falou sobre ela, que ele não seria abandonado na Sepultura e que a sua carne [σρξ; sárx] não conheceria a decomposição.” – Atos 2:31. 

“Mas sabeis que foi por intermédio de uma doença da minha carne [σαρκς; sarkòs] que eu vos declarei as boas novas pela primeira vez. – Gálatas 4:13, Novo Mundo Com Referências. 

“Pois nenhum homem jamais odiou o próprio corpo [literalmente “carne”, σρκα; sárka], mas o alimenta e cuida dele, assim como o Cristo faz com a congregação.” – Efésios 5:29. 

“Embora eu esteja ausente no corpo [literalmente “carne”, σαρκ; sarkì], estou com vocês em espírito, alegrando-me de ver a sua boa ordem e a firmeza da sua fé em Cristo.” – Colossenses 2:5. 

“O caminho novo e vivo que ele [Cristo] abriu para nós através da cortina, isto é, sua carne [σαρκς; sarkòs].” – Hebreus 10:20. 

Em todos os exemplos acima, o substantivo sárx em suas diversas declinações diz respeito à carne em sentido literal – ao tecido, ou substância macia, dum corpo físico – humano ou animal. Não está no sentido figurado de pecaminosidade humana. Prova irrefutável disso é que sárx é também usada para o humano Jesus Cristo, que “não cometeu pecado”. – 1 Pedro 2:22.  

E este é o sentido de sárx em 1 Coríntios 15:50, como demonstrou pelo contexto o artigo A expressão ‘carne e sangue’ em 1 Coríntios 15:50 é uma alusão ao pecado do corpo humano?”.

 

Nota:

[1] Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=carne.


Referências: 

Abbott-Smith Manual Greek Lexicon of the New Testament. Copyright © 1922 de G. Abbott-Smith, DD, DCL. T&T Clarke, Londres. Disponível em: <https://www.studylight.org/lexicons/greek/4561.html>. 

THAYER'S GREEK LEXICON, banco de dados eletrônico. Copyright © 2002, 2003, 2006, 2011 por Biblesoft, Inc. disponível em <https://www.biblehub.com/greek/4561.htm>.

  

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 



Comentários

  1. Não entendi o argumento do rapaz. Ele quis dizer que Cristo ressuscitou num corpo pecaminoso, com tendências pecaminosa? Se for isso, ele se autorefuta, pois Jesus jamais sentiu desejo de pecar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Apologista da Verdade! Resposta profunda e irrefutável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)