Pular para o conteúdo principal

O fato de Jesus perdoar pecados prova que ele é o Deus Todo-Poderoso?


Fonte: jw.org

Contribuído.

Certo evangélico disse que Jesus perdoou pecados, e que só Deus pode perdoar pecados, inferindo disso que Jesus é o Deus Todo-Poderoso.

Mas, quem disse que só Deus pode perdoar pecados? Veja a resposta em Marcos 2:6-7, que declara: “Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” – Almeida Revista e Atualizada.

Segundo o texto acima, foram os escribas. Note o que Jesus respondeu: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados...” (Marcos 2:10, ARA) Jesus disse que tem autoridade. Quem lhe deu tal autoridade? Deus.

Agora veremos outros textos que elucidam melhor quem pode perdoar pecados.

“Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” (João 20:23, ARA) Com quem Jesus falava? Com seus discípulos. Então, este texto mostra que eles também tinham autoridade para perdoar pecados.

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16, ARA) O contexto acima mostra que os que tomam a dianteira têm autoridade, com base nos princípios bíblicos, para perdoar os pecados dos que pecam contra a congregação.

“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3, ARA) Quem mais pode perdoar pecados? Nós. Este texto acima mostra que podemos perdoar os pecados que um irmão cometeu contra nós.

Comparando as passagens, vemos que o fato de Jesus perdoar pecados não o tornava Deus, porque o próprio contexto mostra que ele ‘tinha sobre a terra autoridade para perdoar pecados’. (Marcos 2:10) Assim, Jesus não usaria um critério independente e pessoal, mas estaria de acordo com a autoridade do Pai. Da mesma forma, os pecados perdoados pelos apóstolos não seriam por opinião pessoal; mas, por serem homens espirituais, avaliaram a situação à luz das Escrituras, e a decisão tomada por eles estaria em harmonia com a vontade de Deus. Sendo assim, eles, como Jesus, seriam apenas representantes de Deus. Da mesma forma hoje os anciãos seguem tal proceder. Portanto a argumentação do referido evangélico é antibíblica.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

Daniel disse…
Não concordo que anciãos tenham poder de "perdoar" pecados de alguém. E a própria organização diz isso.

A oração dos anciãos tem força para ajudar o errante a se recuperar espiritualmente, e com essa súplica a favor do errante Jeová pode decide perdoar.
miguel gonzalez disse…
Cuál es la mejor traducción de 1 Corintios 5:13?

-Dios juzga o juzgará

TNM

1Co 5:13 mientras Dios juzga a los de afuera? “Remuevan al [hombre] inicuo de entre ustedes.”

RV

1Co 5:13 Porque a los que están fuera, Dios juzgará. Quitad, pues, a ese perverso de entre vosotros.

interlineal griego wescott & hort

1Co 5:13 τους 3588:T-APM a los δε 1161:CONJ pero εξω 1854:ADV afuera ο 3588:T-NSM el θεος 2316:N-NSM Dios κρινει 2919:V-FAI-3S juzgará? εξαρατε 1808:V-AAM-2P Alcen hacia afuera τον 3588:T-ASM a el πονηρον 4190:A-ASM maligno εξ 1537:PREP fuera de υμων 4771:P-2GP de ustedes αυτων 846:P-GPM mismos

V-FAI-3S
Tiempo: Futuro
Voz: Activa
Modo: Indicativo
Persona: Tercera
Número: Singular

El verbo κρινει se scuentra en futuro . el modo corecto de traducir es juzgará.?

Compare👇

Hechos 17:31Porque ha fijado un día en el que se propone juzgar a la tierra habitada con justicia mediante un hombre nombrado y ha dado una garantía a todos los hombres al resucitarlo de entre los muertos”.

Saludos ! Desde El norte de México.
Prezado Miguel:

Um artigo foi produzido sobre este assunto e em breve estará disponível.

Saudações cristãs!
miguel gonzalez disse…
Gracias!
Excelente blog

Abrazos!
Prezado Daniel:

O artigo acima afirmou que “os que tomam a dianteira têm autoridade, com base nos princípios bíblicos, para perdoar os pecados dos que pecam CONTRA A CONGREGAÇÃO.”

Afirmou ainda: “Por serem homens espirituais, avaliaram a situação à luz das Escrituras, e A DECISÃO TOMADA POR ELES ESTARIA EM HARMONIA COM A VONTADE DE DEUS. Sendo assim, eles, como Jesus, seriam apenas representantes de Deus. Da mesma forma hoje os anciãos seguem tal proceder.”

Ou seja, os responsáveis pela congregação analisam a posição de Deus sobre o assunto, posição esta delineada na Palavra de Deus.

Abraços.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)