Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado? (A sabedoria personificada foi estabelecida “desde a eternidade”?) – Parte 5

 

Este é o quinto artigo desta série que considera uma conversa significativa entre o autor deste site e uma pessoa num grupo apologético do Facebook sobre temas bíblicos.

Alcinei:

Em Provérbios 8.23 diz: “DESDE A ETERNIDADE FOI ESTABELECIDA.” Note que esta frase “desde a eternidade” é a mesma aplicada a Deus em Salmo 90.2, onde as testemunhas de Jeová reconhecem que Deus está sendo descrito como AQUELE que não teve início. Tem outros, mas vou parar por aqui. Vamos para Colossenses 1.15.

Apologista da verdade:

A palavra hebraica ʽoh·lám pode significar “eternidade”, mas nem sempre. Depende do contexto. Ela foi aplicada ao sacerdócio arônico, que teve fim. Êxodo 40:15 referiu-se a tal sacerdócio como “sacerdócio por tempo indefinido [“perpétuo”, Nova Versão Internacional] nas suas gerações”. (Novo Mundo Com Referências) Porém, a Bíblia mostra que tal sacerdócio findou. Lemos em Hebreus 7:11, 12: “Se, pois, a perfeição fosse realmente por intermédio do sacerdócio levítico, (porque o povo recebeu a Lei com ele por particularidade,) que necessidade adicional haveria de surgir outro sacerdote à maneira de Melquisedeque e de quem não se diz que seja à maneira de Arão? Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente há também mudança da lei.” – Veja Hebreus 7:11-24; 10:1.

Em Provérbios 8, traduzir ʽoh·lám por “eternidade” gera contradição. Afinal, se tal sabedoria está relacionada ao “princípio” (verso 22), ela não existe “desde a eternidade” (verso 23). E se existe se “desde a eternidade”, não teve “princípio”. (Veja o artigo “O Verbo existe desde a eternidade?”)

Como mostrou o artigo “Como deveser traduzido Provérbios 8:23?”:

 

[…] traduzir por “desde a eternidade” conflita com a expressão do versículo 22: “princípio de seus caminhos” (“primeira de suas obras”, ARIB); e com a expressão do verso 23: “desde o princípio [fui constituída]” (ACF), ou “formada” (NVI). Veja a incoerência de se traduzir “fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio” (NAA). Pois algo que existe desde a eternidade passada não tem princípio!

 

Por isso, é coerente a tradução “desde a antiguidade fui constituída” (Sociedade Bíblica Britânica), ou “fui estabelecida nos tempos antigos” (Tradução do Novo Mundo). Na mesma linha, a NTLH verte por “eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo”. 

Alcinei: 

Provérbios 8.23 diz: “DESDE A ETERNIDADE FUI ESTABELECIDA.” ESTA FRASE É A MESMA APLICADA A JEOVÁ no Salmo 90.2, onde vocês reconhecem que Deus está sendo descrito como AQUELE que não teve início. 

ORA! Será que DESDE A ETERNIDADE tem dois sentidos? Um para Jesus e outro para Deus? O mesmo modo é o Salmo 89.8. Onde o salmista faz uma declaração. 

Que Jesus não teve início é provado em Hebreus 13.8: “JESUS CRISTO ONTEM E HOJE É O MESMO, E O SERÁ ETERNAMENTE (aiônios).” ETERNAMENTE AQUI SIGNIFICA ‘ENQUANTO DURA’? 

A palavra eternidade tem dois sentidos: PRIMEIRO: eterno enquanto dura; SEGUNDO: eterno sem fim. QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE CRISTO É ETERNO, SIGNIFICA ‘ETERNO ENQUANTO DURA’? 

‘ohlám por Eternidade gera contradição.” O senhor está enganado, a palavra PRINCÍPIO não está se referindo à SABEDORIA, e sim à CRIAÇÃO. Vá a Gênesis 1.1: “No princípio criou Deus ...”. Deus está relacionado à palavra PRINCÍPIO. Será que ele não existe desde a eternidade? O senhor quer mudar o significado da palavra ‘ohlám, por estar relacionada com a PALAVRA PRINCÍPIO. Isto demonstra sua falta de sabedoria! A CONTRADIÇÃO É SUA!!! 

SERÁ que a palavra “eternidade” tem dois sentidos? Uma para Cristo e outro para Deus? O mesmo modo é o Salmo 89.8, onde o SALMISTA faz uma declaração e uma pergunta: “JEOVÁ......QUEM É PODEROSO COMO TU, Ó JAH?” O SENHOR ENTENDE QUE PODEROSO SE REFERE A UM DEUS SECUNDÁRIO E INFERIOR! SERÁ QUE JEOVÁ É TAMBÉM UM DEUS SECUNDÁRIO E INFERIOR? OU SERÁ QUE PODEROSO AGORA TAMBÉM TEM DOIS SENTIDOS? UM PARA JESUS E OUTRO PARA JEOVÁ? PODERIA ME DIZER QUAL O SENTIDO PARA CRISTO E O SENTIDO PARA JEOVA? O SALMISTA PERGUNTA QUEM É PODEROSO COMO JEOVÁ. O SENHOR PODE RESPONDER ESTA PERGUNTA AO SALMISTA? SERÁ Jesus, Satanás, anjos, juízes? 

Apologista da verdade: 

Quanto à eternidade, ela não tem dois sentidos. O que tem mais de um sentido é a palavra ʽoh·lám, como já explicado acima. No contexto de Provérbios 8:22-31, evidentemente tem o sentido de ‘tempos remotos’, ou ‘antigos’. Em Gênesis 6:4 ʽoh·lám é corretamente traduzida “tempos antigos”, “antiguidade”, e não “eternidade”. Pois, como já explicado acima, se a existência de tal “sabedoria” personificada está relacionada ao “princípio” (verso 22), ela não existe “desde a eternidade” (verso 23). 

Hebreus 13:8 fala da eternidade futura de Jesus. Não afirma que ele sempre existiu (eternidade passada). Somente Jeová é “de eternidade [passada] a eternidade [futura]”. – Salmo 90:2. 

Em Provérbios 8:22, a palavra “princípio” se refere sim à criação, e diz que tal “sabedoria” foi a primeira coisa criada, pois diz: “Jeová me produziu como o princípio do seu caminho.” E ainda acrescenta: “A primeira das suas realizações mais antigas.” 

Quanto à Gênesis 1:1, esse texto não relaciona a EXISTÊNCIA de Deus ao “princípio”, e sim o ato de criar as coisas, as quais foram criadas a partir de um “princípio”. Não diz: ‘No princípio Deus veio a existir’, e sim, “no princípio Deus CRIOU.” Assim, é você quem está demonstrando, neste caso, falta de sabedoria. 

Quanto ao Salmo 89:8, a resposta é óbvia: Ninguém é poderoso como Jeová. Mas o texto ressalta que outros, além de Jeová, podem ser referidos como sendo poderosos. Apenas não como Jeová. Assim, os anjos são mencionados no Salmo 103:20 como sendo “poderosos”, mas evidentemente não como Jeová. De modo similar, Jesus é poderoso, mas não como Jeová. Somente Jeová é aludido como sendo “Todo-Poderoso”. (Gênesis 17:1) Veja o artigo “A expressão ‘Deus Poderoso’ prova que Jesus é Jeová?”. 

Alcinei: 

O SALMISTA diz: “O Senhor me possuía antes de sua obra”, está se REFERINDO À CRIAÇÃO, desde a ERTENIDADE, ou seja, DEUS SEMPRE TEVE SABEDORIA. Note que Jeremias 10.12 diz: “... estabeleceu o mundo por sua SABEDORIA.” E Provérbios 3.19: “… O SENHOR COM SABEDORIA FUNDOU A TERRA.” ESTA PALAVRA ‘ohlám, COMO AIÔNIOS, que significa eternidade, tem dois sentidos: 

- Eterno enquanto dura;

- Eterno sem fim. 

Não posso entender que a SABEDORIA ou JESUS seja eterno enquanto DURA! Pois, será que existe a POSSIBILIDADE de a sabedoria ou Cristo acabar um dia? Claro que não!!!!! Note que a frase “DESDE A ETERNIDADE” é uma referência ao Salmo 90.2, que vocês reconhecem que Deus está sendo descrito como AQUELE QUE NÃO TEVE PRINCÍPIO. Note que 2 Samuel 7.14 estava REALMENTE falando de SALOMÃO, embora no sentido profético tivesse um cumprimento maior em Cristo (Hebreus 1.5). Mesmo supondo, portanto, que Provérbios era uma descrição de Cristo, seria um erro tão grande argumentar na base de Provérbios 8.22, que cristo foi CRIADO, como argumentar na base de 2 Samuel 7.14, que Cristo seria um pecador! 

Gênesis 1.1: 

PRESTE BEM ATENÇÃO NO SEU ARGUMENTO: “NÃO DIZ: NO PRINCÍPIO DEUS VEIO A EXISTIR.” Agora, eu te pergunto (e por favor me responda): Em João 1.1 (“no princípio era o VERBO”), aqui diz que JESUS VEIO A EXISTIR???? 

Hebreus 13.8: 

“FALA DA ETERNIDADE FUTURA DE JESUS.” Eu não sei se esta conclusão é sua, do SITE JW.ORG, ou se de algum teólogo. Porém, ela é ridícula. Ora!! Se fala da eternidade futura, então qualquer um pode tomar para si este título, pois todos que aceitam Cristo como Salvador passaram algum tempo sem existir e em algum momento da vida tornaram a existir e vão viver ETERNAMENTE!!! Eu posso dizer: Alcinei, Apolônio, Maria, José etc... ontem e hoje é o mesmo, e o será eternamente? Só maluco para acreditar nisto!! O senhor tem me apresentar outro argumento!!!

SALMOS 89.8: 

Está de parabéns pela resposta: Ninguém. Então o senhor não pode dizer que: PODEROSO SIGNIFICA UM DEUS SECUNDÁRIO E INFERIOR. O que SIGNIFICA a expressão PODEROSO? 

Apologista da verdade: 

Quanto ao sentido de ‘ohlám, não se refere apenas ao tempo futuro (eterno ou não), mas também ao tempo passado (eterno ou não). Já demonstrei isso usando Gênesis 6:4. No caso de Jesus, como já expliquei acima, tem o sentido de ‘tempos remotos’, ou ‘antigos’. Como já comentei, tal “sabedoria” personificada está relacionada ao “princípio” (verso 22); logo, ela não existe “desde a eternidade” (verso 23). 

O seu argumento usando 2 Samuel 7:14 e Hebreus 1:5 aplicando a Cristo atenta contra o seu próprio argumento. Assim como você mesmo reconhece que nem tudo o que está em 2 Samuel 7 se refere a Jesus, o mesmo se pode dizer da sabedoria personificada em Provérbios, capítulos 1 a 9. Nem tudo se refere a Cristo, mas somente o que diz respeito à descrição em Provérbios 8:22-31. 

Joao 1:1 afirma que o Verbo existia no princípio com o Deus Todo-Poderoso. Outras passagens se unem a essa para mostrar que o Filho teve princípio: Provérbios 8:22-31, Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14. Só a expressão “Filho” – aplicada a ele, inclusive, antes de ele vir à Terra – mostra que ele teve princípio. 

Sobre Hebreus 13:8, a sua conclusão de que os fiéis viverão eternamente no futuro está correta. Tais fieis, como Cristo, não tiveram eternidade passada, mas terão eternidade futura. Parabéns por ter chegado à conclusão correta! Assim, tal argumento não é ridículo, e sim, lógico. A palavra “ontem” não pressupõe eternidade. Desde que o Filho existe, ele é o mesmo. Não há necessidade de outro argumento, pois você mesmo já entendeu o sentido correto aqui. 

Sobre o Salmo 89:8, poderoso é alguém que tem poder. Já comentei o sentido de tal texto acima. 

Alcinei: 

Hebreus 13.8 está falando da imutabilidade de Cristo. Somente DEUS pode ser imutável; qualquer outro ser CRIADO não pode ser considerado IMUTÁVEL. Veja o que aconteceu com Satanás e seus anjos. Veja o que aconteceu com Adão, que foi criado sem pecado, e nem eu e nem ninguém é imutável. SOMENTE DEUS É IMUTAVEL!!!! 

Apologista da verdade: 

A sua afirmação de que somente Deus é imutável não encontra respaldo na Bíblia. Jesus não é o Deus Todo-Poderoso, mas é “a imagem do Deus invisível” e “o reflexo da glória de Deus”. Assim, ele também é imutável, embora não seja o Deus de quem é a imagem e de quem é o reflexo. 

[Continua na parte 6.]

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 


Comentários

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)