Pular para o conteúdo principal

Em que textos bíblicos Jesus é comprovadamente chamado de “Deus”? (Parte 1)

                                                                                 Fonte: jw.org

Os trinitários citam diversos textos bíblicos em que Jesus, alegadamente, é chamado de “Deus”. Os textos são estes: Isaías 9:6; Mateus 1:23; João 1:1; João 5:18; 10:33; 20:28; Romanos 9:5; Filipenses 2:6; Colossenses 2:9; 2 Tessalonicenses 1:12; Tito 2:13; 1 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:1; 1 João 5:20. Vejamos estas passagens:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” – Isaías 9:6, Almeida Corrigida Fiel.

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” – Mateus 1:23, Almeida Revisada Imprensa Bíblica.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – João 1:1, Almeida Revista e Atualizada.

Por isso, pois, os judeus procuravam com maior ânsia tirar-lhe a vida, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” – João 5:18, Tradução Brasileira.

“Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” – João 10:33, Almeida Corrigida Fiel.

“E logo [Jesus] disse a Tomé: — Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Ao que Tomé lhe respondeu: — Senhor meu e Deus meu!” – João 20:27, 28, Nova Almeida Atualizada.

“De quem são os patriarcas, e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém.” – Romanos 9:5, Sociedade Bíblica Britânica.

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.” – Filipenses 2:6, Almeida Revista e Corrigida.

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” – Colossenses 2:9, Almeida Revista e Corrigida.

“Que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo sejais glorificados em vós e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo. –2 Tessalonicenses 1:12, Young's Literal Translation.

“Aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador.” – Tito 2:13, Bíblia Pastoral.

“E sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido na glória.” – 1 Timóteo 3:16, Bíblia King James.

“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” – 2 Pedro 1:1, Almeida Corrigida Fiel.

“Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” – 1 João 5:20, Almeida Revisada Imprensa Bíblica.

Isaías 9:6 e João 1:1

Dos textos acima, Isaías 9:6 e João 1:1 são os únicos textos indiscutíveis em que Jesus é chamado de Deus pelo respectivo escrito bíblico. Outro texto em que o escritor bíblico também chama Jesus de Deus, e que não é citado pelos trinitaristas por atentar contra a Trindade, é João 1:18.

Mateus 1:23

Sobre Mateus 1:23, o artigo “Resposta a um leitor trinitarista” argumentou:

O significado do nome profético “Emanuel” – “Deus conosco” – não significa que Jesus seja o “Deus conosco”. O nome Jeú significa “Jeová é ele”, e nem por isso Jeú era Jeová. Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, o povo disse: “‘Um grande profeta surgiu em nosso meio’, e: ‘Deus voltou sua atenção para seu povo [“Deus visitou o seu povo”; ACF].’” – Lucas 7:16.

Obviamente, o povo queria dizer, não que Jesus era Deus – pois o considerava “profeta” – e sim que Deus, POR MEIO DE Jesus, ‘havia voltado a sua atenção para seu povo’. Quando Moisés retornou ao Egito e realizou os milagres perante os anciãos de Israel, a Bíblia diz: “Em vista disso, o povo acreditou. Quando ouviram que Jeová havia voltado sua atenção para os israelitas [“visitava aos filhos de Israel”, ACF] e que havia visto a sua aflição, eles se curvaram e se prostraram.” (Êxodo 4:30, 31) É claro que eles não achavam que Moisés era “o Senhor [que] havia visitado os filhos de Israel” (IBB), mas sim que o Senhor Jeová havia visitado (voltado sua atenção) a eles POR MEIO DE Moisés. 

João 5:18 e João 10:33

Em João 5:18 e em João 10:33, o escritor bíblico narrou a opinião distorcidas dos opositores contemporâneos de Jesus. Foram eles que afirmaram que Jesus se fazia Deus, assim como afirmaram que Jesus violava o sábado, o que evidentemente não era verdade. Sobre João 5:18, note o interessante comentário do artigo “Filipenses 2:6 prova que Jesus é o Deus Todo-Poderoso?” a respeito do argumento usado por um trinitarista:

[…] foram OS JUDEUS DESCRENTES que concluíram que Jesus se “fazia igual a Deus”. O próprio Jesus explicou logo em seguida a relação entre ele e seu Deus e Pai, Jeová: Portanto, em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: ‘Digo-vos em toda a verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer. Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira.’” – João 5:19. 

Curiosamente, o trinitarista não citou o texto de João 5:18 inteiro, que diz: “Deveras, por esta razão, os judeus começaram ainda mais a procurar matá-lo, porque não somente VIOLAVA O SÁBADO, mas também chamava a Deus de seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” Assim como Jesus NÃO violava o sábado (pois ele veio para cumprir a Lei, conforme Mateus 5:17) ele também NÃO SE FAZIA IGUAL A DEUS. Ambas as conclusões dos judeus descrentes estavam erradas. É quase inacreditável que, para se tentar provar uma doutrina falsa (a Trindade), os trinitaristas se afiliam aos judeus OPOSITORES de Jesus e compartilham as crenças deles!

Refutando o ponto de vista distorcido que os judeus tiveram em João 10:33, Jesus afirmou em João 10:36 que ele era “Filho de Deus”.

João 20:28

A respeito de João 20:28, o artigo “‘Meu Senhor e meu Deus!’ – em que sentido? trouxe o seguinte comentário:

O sentido bíblico da expressão “meu Deus” foi determinado pelo próprio Jesus Cristo, pelo que ele disse uma semana antes desta ocorrência com Tomé a Maria Madalena: “Vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’” (João 20:17) Ademais, pouco antes da morte de Jesus, Tomé ouvira a oração de Jesus, na qual se dirigia a seu Pai como “o único Deus verdadeiro”. (João 17:3) O próprio Jesus deixou bem claro quem é o Deus dos cristãos. Assim, pelo conhecimento que tinha, Tomé não pensava que Jesus era o Deus Todo-Poderoso. De modo que o contexto bíblico aponta para o entendimento de que Tomé estava se dirigindo a Jeová Deus ao fazer tal exclamação.

O artigo “‘Deus bendito eternamente’ – Quem? (Romanos 9:5)” apresentou uma série de 8 pontos  que “constitui prova cumulativa irrefutável de que Romanos 9:5 não apoia a Trindade. Portanto, Romanos 9:5 atribui louvor e agradecimento a Deus. Este texto não identifica Jeová Deus com Jesus Cristo.” (Veja também o artigo “É errada a inserção de ‘seja’ em Romanos 9:5?”.)

O próximo artigo considerará os demais textos em pauta.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Mateo 28:19 lo citqn mucho los trinitarios. Los unicitarios alegan que es espuria la frase " em el nombre d3l Padre y d3l Hijo y del espíritu santo "...
    Habrá un post al respecto ?
    Saludos! Bendiciones !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Miguel:
      Um artigo foi produzido em consideração à sua pergunta e já está disponível.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)