Pular para o conteúdo principal

Existe a chamada “fórmula trinitária”?

Fonte: jw.org
  

A respeito do artigo “Mateus 28:19 apoia a Trindade?”, um leitor teceu uma interessante argumentação, a respeito da suposta “fórmula trinitária” proposta pelos trinitaristas. Segue abaixo sua argumentação: 

Este artigo teve muito a se comentar. “Os trinitaristas procuram encontrar na Bíblia uma ‘fórmula’ trinitária”. Fórmula essa que inexiste. NÃO TEM FÓRMULA no Novo Testamento. “Três Pessoas [..] que compartilham de igualdade em poder e autoridade, e de eternidade.” Pior ainda, não dizemos apenas que A PALAVRA “trindade” não consta e sim que nenhuma passagem faz referência a tal fenômeno acima. Não tem nenhum verso que expresse ou explique isso; é uma doutrina inferida parcialmente aqui, ali e acolá de várias partes diferentes da Escritura – INFERIDA, não demonstrada. Mesmo que se provasse a Doutrina Jesus-Deus, a trindade ainda seria uma TEORIA em aberto.

De fato, dentro da cristandade, mesmo após Niceia em 325, a identidade do Espírito só foi ser dogmatizada décadas depois, e as pontas da doutrina completa da trindade só forma finalizadas em 451 D.C. Percebam que isso são mais de 450 anos APÓS O NASCIMENTO de Jesus, cerca de 420 anos APÓS SUA MORTE e do Pentecostes, 350 anos APÓS O FIM DA ESCRITA DA BIBLIA e da morte do último apóstolo.

“A fraseologia do texto não permite pressupor ou inferir tais informações que não estão contidas nele.” E passagens como Gênesis 1:26, onde se infere e se pressupõe que “façamos” tenha de ser três e não dois ou quatro? (Os Pais da Igreja e Ellen White, para exemplificar nomes importantes entre as igrejas, sempre tomaram tal passagem como dois: Deus e Seu Filho. Curioso, irônico ou mesmo hipócrita é que é a MESMA VISÃO das Testemunhas de Jeová, mas esses não são criticados, mesmo que a opinião seja a mesma).

Passagens triádicas: “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). ISSO NÃO É UMA FÓRMULA; se fosse, teria de ser sempre transcrita assim, palavra por palavra e nesse padrão ordenado de pessoas. Há suporte para isso de fórmula batismal?

Atos 2:38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja NO NOME DE JESUS CRISTO, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do espírito santo.” Diferente: Nem se quer se diz “em nome do Filho” e sim “em nome de Jesus Cristo”.

Atos 8:12: “Mas, quando acreditaram em Filipe, que estava declarando as boas novas do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, passaram a ser batizados.” Diferente.

Atos 8:16: “Eles tinham sido batizados apenas no nome do Senhor Jesus.” Diferente.

Atos 10:47-48: “‘Pode alguém proibir a água, de modo que estes não sejam batizados, sendo que receberam o espírito santo assim como nós?’ Com isso mandou que fossem batizados no nome de Jesus Cristo.” Diferente.

Atos 19:5-6: “Ouvindo isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus. E, quando Paulo pôs as suas mãos sobre eles, veio sobre eles o espírito santo.” Diferente. E por aí vai.

Mateus 28:19 não é uma ordenança ritual de se “batizar em nome duma trindade”. Fazem com essas palavras parecido com que fazem com o Pai-Nosso, que é salmodiado como se fossem palavras mágicas, algo por sinal também feito com as palavras de Cristo na Ceia.

Continuando, vejamos os outros textos triádicos e tentemos enxergar se existe alguma FÓRMULA TRINITÁRIA de [1] Pai, [2] Filho, [3] Espírito Santo:

2 Coríntios 13:14: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a participação no espírito santo sejam com todos vós.” Diferente. Cadê a fórmula?? Não tem “Pai” e nem “Filho” aqui, temos “Senhor Jesus Cristo” e “Deus”. Longe de falar de um Deus-3-em-1, as palavras acima só chamam UMA PESSOA de “Deus”; por certo não se fala que Deus é três pessoas aqui. Não tem distinção de primeiro, segundo e terceiro: vejam que a “Segunda Pessoa” é citada antes da “Primeira”.

Afinal, a saudação triádica de Paulo aqui é uma fórmula paulina para a trindade? (Já vimos que a “formula batismal” fracassou.) Vamos conferir:

1 Coríntios 16:23-24: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus seja convosco. Meu amor seja com todos vós em união com Cristo Jesus.” Diferente. Pior, se existisse alguma “fórmula” seria blasfemo Paulo substituir o “Amor DE DEUS” por “meu amor”. Ou Paulo é intercambiável com Deus?

1 Coríntios 1:3: “Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Sem “terceira pessoa”. Cadê o Espírito Santo? Não era uma fórmula??

Romanos 1:7: “Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Diferente. Será que no fim a “fórmula” mesmo será de DUAS PESSOAS?

Romanos 16:27: “A Deus, único sábio, seja a glória por intermédio de Jesus Cristo, para sempre. Amém.” Diferente. E MUITO DIFERENTE, sem Espírito Santo de novo.

Filipenses 4:23: “A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito que vós mostrais.” Diferente. A coisa está assim: só a “graça” [benignidade imerecida] que se mantem padrão. 2 Coríntios 13:14 está mais para outra EXCESSÃO do que para uma suposta fórmula.

ADENDO: Nem a falsa passagem da Comma Joanina segue nenhuma hipotética fórmula; usa “palavra” ao invés de Filho ao falar da “segunda pessoa”.

Os dois textos em análise foram transformados em “formula batismal” e “saudação trinitária”, mas são apenas textos isolados. Os apóstolos e discípulos do 1.º século não dão qualquer ênfase a esse arranjo, tal qual fazem os adeptos da cristandade hoje em dia, QUE até deixam de fazer as orações tal como a Bíblia aconselha (em nome de Jesus) para fazê-las “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém”, usando a fraseologia de Mateus 28:19 como “a Fórmula da Trindade”, a identificação de “Seu Deus”.

Além dessas passagens, os trinitários usam de terminologia estranha à Bíblia, retirada de seus Credos. (mesma substância, filioque, dupla natureza, hipóstases etc.).

Continuando com os textos:

Efésios 4:4-6: “Há um só corpo e um só espírito, assim como também fostes chamados em uma só esperança a que fostes chamados; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por intermédio de todos, e em todos.”

Não necessito repetir que é diferente das “fórmulas”, né? Não está ordenado e, mais uma vez, apenas um é chamado de Deus aqui. Pior ainda: diz “um só Deus e Pai”!!! Sendo muito próximo de 1 Coríntios 8:4 e 6, que FAZ MAIS DO QUE meramente chamar o Pai de Deus, não, VAI ALÉM – diz que ele é o “UM SÓ DEUS”; só Ele é Deus, as referências ao “Pai” e a “Deus” são intercambiáveis. (Também João 17:1-4. Notem também João 4:23,24; 8:54 e Marcos 12:29, 32, finalizando com o massacrante Marcos 10:18).

Voltando ao texto em análise, ele diz:

Um só espírito;

Um só Senhor;

Um só Deus e Pai que é Aquele sobre todos.

Este texto diz tudo, MENOS o que seria o IMPORTANTE – que seria dizer que o espírito [santo], o Senhor [Jesus] e o Pai são um só Deus em três. Ao em vez disso, o texto diz que o Pai é o único Deus e exclui os outros da Deidade.

[…]

Sobre 1 Coríntios 12:4-6, eu vi um metido a Apologista (esqueci o nome) o usando para provar a Deidade do espírito santo, dizendo que este texto o chama de “Senhor” e de “Deus”! Ou seja ... em vez de ser um texto que fala da Trindade (ou no caso de Deus, do Senhor Jesus e do Espírito de Deus) falaria apenas da “Terceira Pessoa”, a chamando de três nomes:

De “mesmo Espírito”;

De “mesmo Senhor”,

De “mesmo Deus”!

Opa, quase esqueço, esses sim são dois dos meus textos “trinitários” favoritos, VEJAM:

Atos 10:38: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com espírito santo e poder, e ele percorria o país, fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos pelo Diabo; porque Deus estava com ele.”

Atos 2:32-33: “A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas. Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou ISTO que vedes e ouvis.”

[Fim da argumentação do referido leitor.]

Realmente, fica claro, pelas Escrituras Sagradas, que não há fórmula trinitária. Na realidade, a doutrina da Trindade não tem respaldo na Bíblia. 

 

As citações bíblicas acima são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová 


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

Comentários

miguel gonzalez disse…
Excelente razonamiento!!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)