Pular para o conteúdo principal

Resposta a um leitor sobre lascívia


Lap dance stock illustration. Illustration of harmonious - 22451880

 

Contribuído por Cristão Antitípico.

 

A respeito do artigo O que é ‘lascívia’ (asélgeia)?” (queira ler), um leitor, de nome Raul, teceu o seguinte comentário:

Apologista, segundo o entendimento do CG [Corpo Governante das Testemunhas de Jeová] tanto asélgeia como akatharsía são colocados na mesma categoria por Paulo em Efésios 4:19; Paulo disse que alguns indivíduos haviam ficado “além de todo o senso moral” e “entregaram-se à conduta desenfreada para fazerem com ganância toda sorte de impureza”. Asélgeia (conduta desenfreada, insolência). Tanto o ATO como a ATITUDE do pecador dependendo do grau podem enquadrar em um comportamento “além do senso moral”. Não necessariamente se refere apenas a imoralidade sexual, embora na maioria das vezes, esteja ligado a isso. Nesse ponto, envolvem práticas como associação com desassociados, uso crasso de cigarro, pornografia etc. Essa definição é dada por obras de referência de palavras bíblicas. No início dos seus artigos, me chamou muita atenção seu interesse de estudar, seu entendimento etc... hoje você coloca dúvidas, cria divisões ou pelo menos tenta, entre os irmãos. Você aos poucos vai com mais ousadia afirmando ou insinuando contra o espírito de Jeová.

 

Prezado Raul:


Sobre o entendimento do CG, estou ciente disso. Contudo, podemos estar certos de que atribuir tal entendimento ao CG não agrega peso em nada, pois esse magistério já deu tantas definições contraditórias sobre porneía e outros termos bíblicos que prejudicaram inúmeras pessoas, e depois voltaram atrás, mas não indenizaram as vítimas de seus entendimentos errados, tampouco pediram perdão ou mesmo exerceram humildade de não se intitularem os donos da verdade. Ao contrário, cometeram novamente os mesmos erros exigindo obediência absoluta. Portanto, ser tal o “entendimento do CG” é mais demérito do que qualquer outra coisa. 


Sobre Efésios 4:19, as palavras akatharsía e asélgeia não se referem a ações concretas. Tais palavras tampouco se referem a falar com desassociados, ou mesmo se referem a atitude de um pecador para com seu pecado. 


Prezado Raul, você ignorou simplesmente TODOS os argumentos usados nos artigos em pauta, os quais mostram que asélgeia e akatharsía não se referem ao que o CG diz que se referem. Em termos claros e simples, os entendimentos do CG sobre tais termos foram tirados do vento. 


Você disse: “Essa definição é dada por obras de referência de palavras bíblicas.” Qual obra de caráter bíblico faz tal referência às palavras asélgeia e akatharsía? Não conheço nenhuma. Você só está repetindo o que ouviu do CG. Por favor, mostre-me na Bíblia onde há qualquer relação entre asélgeia e “contato desnecessário com um desassociado”. Lembre-se: não vá ‘além das coisas escritas’ na Bíblia. (1 Coríntios 4:6) 


Sobre a acusação de que este site está “causando divisão”, você está basicamente como que jogando a culpa do crime no investigador, ou jogando a culpa da enchente no meteorologista. Não é este site que inventou que asélgeia e akatharsía são coisas que a Bíblia não diz que são, mas o CG. Portanto, culpe a eles, não a este site, por “causar divisão”.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

Comentários

  1. É uma questão de honestidade intelectual. Esse site é honesto

    ResponderExcluir
  2. Raul, quem causa divisão é quem obriga os outros a aceitar algo que a Bíblia não diz, não quem mostra que estão fazendo isso. Veja o que a Bíblia diz:

    ". . . 𝐚 𝐟𝐢𝐦 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐞, 𝐩𝐨𝐫 𝐦𝐞𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨, 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐚𝐦 𝐚 𝐫𝐞𝐠𝐫𝐚: “𝐍ã𝐨 𝐯ã𝐨 𝐚𝐥é𝐦 𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐚𝐬”, 𝐚 𝐟𝐢𝐦 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐟𝐢𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐜𝐡𝐞𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐨𝐫𝐠𝐮𝐥𝐡𝐨, 𝐭𝐨𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐨 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐨." (1 Coríntios 4:6)

    Paulo relacionou "tomar partido um contra o outro" com "ir além das coisas que estão escritas". Isso significa uma coisa: se existem partidos, um irmão contra o outro, é porque um deles foi além do que está escrito. Não foi o autor dos artigos que foi além do que está escrito.

    A gente fala tanto em "humildade", Raul, mas não está na hora de, de fato, sermos humildes e aceitar o que o Senhor está nos mostrando por meio das informações verídicas destes artigos?

    ResponderExcluir
  3. (https://www.dicio.com.br/lascivia/)

    Significado de Lascívia

    * Comportamento de quem apresenta uma inclinação para os prazeres do sexo.

    * Tendência para a lubricidade, para a sensualidade exagerada; luxúria;

    * Qualidade do que se destina à libidinagem ou do que possui uma inclinação para a sensualidade; despudor.


    O termo "lascívia" não tem nada, nada, nada que ver com "manter contato desnecessário com desasssociados".

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o CG carece de base sólida em alguns assuntos. O artigo toca no cerne da questão e expõe a ignorância à cerca da mesma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)