tag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post5266759354503222825..comments2024-03-19T09:05:12.463-03:00Comments on O Apologista da Verdade: O “Espírito Santo” é uma pessoa?apologista da verdadehttp://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-61415304567944883492018-07-04T08:55:22.270-03:002018-07-04T08:55:22.270-03:00Engracado que ninguém diz que o pecado é uma pesso...Engracado que ninguém diz que o pecado é uma pessoa distinta quando le Genesis 4:7<br /><br /><br />https://bibliacomentada.com.br/biblia/mobile/genesis-capitulo-4-versiculo-7-comentado-por-versiculo.html<br />Nestas traduções mostra o texto de Gênesis 4:7<br />Ali diz que o pecado está à espreita ou espera Caim, está agachado e Caim deve domina-lo.<br />Pois bem se o Espírito Santo é uma pessoa,concluímos que o pecado também o é. Danielnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-7578494554610143962016-07-31T23:37:04.737-03:002016-07-31T23:37:04.737-03:00Boa noite, Luiz.
Você parte da premissa de que o ...Boa noite, Luiz.<br /><br />Você parte da premissa de que o espírito santo é uma pessoa e constrói seus conceitos encima dessa premissa. No entanto, o correto não é estabelecer uma premissa do seu interesse, e sim verificar o que realmente a Bíblia ensina a respeito do espírito santo. <br /><br />Na questão de o espírito santo ser referido como “consolador” ou “ajudador”, veja o artigo “O ‘outro Consolador’ é uma pessoa?”<br /><br />Abraços.apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-20554184566177287952016-07-23T00:35:36.593-03:002016-07-23T00:35:36.593-03:00Olá Apologista da Verdade
Bom dia
Obrigado pela ...Olá Apologista da Verdade<br /><br />Bom dia<br /><br />Obrigado pela resposta e respeito a sua opinião.<br /><br />No Salmo 23:4 aparecem dois objetos que "consolam" e vemos que são objetos materiais diferente do Espírito Santo que é um Ser e mesmo que o Espirito Santo fosse uma santa força mesmo assim seria algo espiritual e também nesse caso diferente dos objetos materiais citados no Salmo 23:4. Agora em relação ao Espirito Santo ser chamado de "Consolador" isso não define de forma defintiva que Ele não seja um ser pessoal como se tal santo ato excluísse automaticamente o fato dEle ser um ser pessoal na verdade não é um impeditivo para que Ele seja um Consolador. E se Jesus que foi e é um ser pessoal e deixou um consolador tal consolador deveria ser também um ser pessoal assim como Jesus.<br /><br />Um grande abraço<br /><br />LuizLuiznoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-25093166716570091852016-07-03T14:25:01.294-03:002016-07-03T14:25:01.294-03:00Prezado Luiz:
Você afirma que o espirito santo “n...Prezado Luiz:<br /><br />Você afirma que o espirito santo “no contexto pode ser entendido como um ser pessoal”, mas não apresentou nenhum contexto que comprove isso. O fato é que o inteiro contexto da Bíblia como um todo apresenta o espírito santo como sendo algo impessoal, conforme os artigos deste site têm apresentado evidências.apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-88754493098950311082016-06-28T10:44:35.249-03:002016-06-28T10:44:35.249-03:00Assim o anônimo entristece o meu coração ao dizer ...Assim o anônimo entristece o meu coração ao dizer que o meu coração não faz parte de mim, que é uma pessoa.Ivan Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/08894719357346781259noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-63248462947930633612016-06-11T14:01:04.673-03:002016-06-11T14:01:04.673-03:00MAIS UM EXEMPLO:
FONTE: http://www.normaculta.com....MAIS UM EXEMPLO:<br />FONTE: http://www.normaculta.com.br/prosopopeia-ou-personificacao/<br /><br />Prosopopeia ou personificação<br /><br />Prosopopeia (ou personificação) é uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de características, ações e sentimentos próprios de seres humanos a seres inanimados e a seres irracionais. Este recurso, muito utilizado na linguagem oral e escrita, aumenta a expressividade da mensagem, intensificando a transmissão de sentimentos e possibilitando a criação de um mundo mais mágico e poético.<br /><br />Sendo uma das figuras de linguagem mais utilizadas na literatura, principalmente mas fábulas e apólogos, a prosopopeia é também muito utilizada em expressões do dia a dia, como: a vida é cruel, a cidade pede socorro, Carnaval pede passagem, entre outras.<br /><br />Embora alguns estudiosos da língua defendam que há pequenas distinções entre a prosopopeia e a personificação, as duas são consideradas sinônimas, bem como sinônimas de metagoge, animização, antropomorfismo e animismo.<br /><br />Exemplos de prosopopeia:<br /><br />As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas.<br />As nuvens andavam lentamente, esperando a chegada do irritado trovão.<br />O passarinho, furioso com a convencida arara, disse que ia embora.<br />O clássico piano enchia de solenidade a melodia que tocava.<br />Exemplos de prosopopeia na literatura:<br /><br />“O cipreste inclina-se em fina reverência/e as margaridas estremecem, sobressaltadas.” (Cecília Meireles)<br />“A água não pára de chorar.” (Manuel Bandeira)<br />“E como hoje igualmente hão-de bailar/As quatro estações à minha porta.” (Sophia de Mello Breyner Andresen)<br />“Os choupos nus, tremendo arrepiadinhos,/O xaile pedem a quem vai passando.” (António Nobre)<br />“As casas espiam os homens/Que correm atrás das mulheres.” (Carlos Drummond de Andrade)<br />Fique sabendo mais!<br />- Prosopopeia tem sua origem na palavra grega prosopopoiía, estando relacionada com a representação de várias personagens feita por um ator nas dramatizações.<br />- Personificação é uma palavra formada por derivação sufixal, ocorrendo a junção do prefixo –ção ao verbo personificar, que se refere ao ato de atribuir caráter, dotes e qualidades de pessoa a alguma coisa.Vagnerhttps://www.blogger.com/profile/16530412788666462059noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-2340979999713070892016-06-11T13:58:32.652-03:002016-06-11T13:58:32.652-03:00O comentário do "Anônimo" é que não faz ...O comentário do "Anônimo" é que não faz sentido, ao querer colocar limites no que é prosopopéia! Não há diferença em algo que não é uma pessoa receber a ação ou realizar a ação! O recurso da prosopopeia pode ser usado livremente pelo autor, cabendo unicamente à INTELIGÊNCIA do leitor conseguir captar e entender o que o escritor quis dizer de forma poética!!! Veja abaixo o que diz um site sobre linguagem: <br /><br />fonte : http://www.infoescola.com/linguistica/prosopopeia/<br />Prosopopeia<br /><br /><br />Por Paula Perin dos Santos<br />Leia os versos a seguir, de Carlos Drummond de Andrade:<br /><br />“As casas espiam os homens<br />Que correm atrás das mulheres.”<br /><br />Observe que o eu lírico atribui uma ação própria dos seres humanos – espiar - a seres inanimados, “as casas”, personificando-as. A esse recurso estilístico chamamos prosopopeia.<br /><br /><br />Essa figura de linguagem consiste em atribuir vida e sentimentos humanos às coisas inanimadas e fazer falar a ausentes e mortos. Pires afirma existir dois casos de prosopopéia:<br /><br />1. Personificação - reconhece traços e reações físicas de pessoas em coisas. Ex. “Os prédios são altos e se espreitam traiçoeiramente com binóculos na sombra”. (Rubem Braga)<br />2. Animismo – reconhece reações espirituais nas coisas. Ex. “Naquela noite serena”.<br /><br />Veja outros exemplos de prosopopéia:<br /><br />“O cipreste inclina-se em fina reverência<br />e as margaridas estremecem, sobressaltadas.<br />(Cecília Meireles)<br /><br />“A ventania às vezes surpreendia<br />as janelas abertas do meu lar<br />e então as doces sombras se moviam<br />trêmulas, trêmulas a bailar”.<br />(Jorge de Lima)<br /><br />“Bailando no ar, gemia inquieto vagalume:<br />- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,<br />Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”<br />(Machado de Assis)<br /><br />A prosopopéia é bastante comum nas fábulas e apólogos, uma vez que nelas os animais e seres inanimados ganham vida e expressam características humanas: falam, pensam, brigam e expressam seus sentimentos.<br /><br />Fontes<br />CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas. 3 ed. São Paulo, Atual editora, 2005, p.39.<br />PIRES, Orlando. Manual de Teoria e Técnica Literária. Rio de Janeiro, Presença, 1981, p. 102.<br />SAVIOLE, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15 ed. São Paulo, Ática, 408<br />TUFANO, Douglas. Estudos de Língua Portuguesa – Minigramática. São Paulo, Moderna, 2007.Vagnerhttps://www.blogger.com/profile/16530412788666462059noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-69017024243401580052016-06-09T07:10:55.627-03:002016-06-09T07:10:55.627-03:00Olá Apologista da Verdade
Bom dia
Parabéns pelo ...Olá Apologista da Verdade<br /><br />Bom dia<br /><br />Parabéns pelo empenho e esforço.<br /><br /> Em Jó 26:11, Salmos 51:8, Salmos 96:12, Lamentações 2:8 fala somente de objetos não-pessoais diferentemente do Espírito Santo que no contexto pode ser entendido como um ser pessoal. Você ainda pode argumentar que no caso o Espírito Santo não é um ser pessoal,tudo bem mas além de Ele ser Pessoal ele tem um natureza espiritual diferente das coisas inanimadas.<br /><br />Um grande abraço<br /><br />LuizLuiznoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-46061736107988996582016-06-09T03:53:19.671-03:002016-06-09T03:53:19.671-03:00Primeiro, sua afirmação não muda a incidência de p...Primeiro, sua afirmação não muda a incidência de personificação, que é a atribuição de características pessoais a coisas impessoais, o que inclui fazer uma ação pessoal ou receber uma ação. De modo que tal “regra” não procede.<br />Mas, para mostrar que coisas também recebem a ação de pessoas, reagindo a elas, temos o texto de Jó 26:11: “As colunas do céu tremem e SE ESPANTAM da sua ameaça.” (ARC) Em outras palavras, tal ameaça causa espanto às colunas do céu.<br />apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-65539527503430146352016-06-08T15:10:40.634-03:002016-06-08T15:10:40.634-03:00Concordo com os exemplos acima. Só tem um detalhe:...Concordo com os exemplos acima. Só tem um detalhe: os objetos exercem as ações em sentido figurado. No texto biblico o Espírito Santo é quem recebe a ação de pessoas. Não há sentido em falarmos: lamentar o muro, alegrarmos o campo, entristecermos um poste. Daí, a correta interpretação de que o Espírito Santo é uma pessoa. A bíblia não falha.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-50140116558682911772016-06-08T02:25:29.370-03:002016-06-08T02:25:29.370-03:00
Prezado anônimo:
Forças ou objetos podem sim dem...<br />Prezado anônimo:<br /><br />Forças ou objetos podem sim demonstrar sentimento EM LINGUAGEM FIGURADA: <br /><br />“As colunas do céu tremem, e SE ESPANTAM da sua ameaça.” – Jó 26:11, ACRF.<br /><br />“Que SE REGOZIJEM OS OSSOS que esmagaste.” – Salmos 51:8, IBB.<br /><br />“ALEGRE-SE O CAMPO com tudo o que há nele; então SE REGOZIJARÃO TODAS AS ÁRVORES do bosque.” – Salmos 96:12, ACRF.<br /><br /><br />“Fez com que os muros e as paredes SE LAMENTASSEM.” – Lamentações 2:8, NVI.<br /><br />A atribuição de sentimentos ao espírito santo não passa de linguagem figurada, personificação. Veja o artigo Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5 neste site.<br /><br /><br />apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-72562969641993736292016-06-07T13:27:51.929-03:002016-06-07T13:27:51.929-03:00Parabéns, Neuza Maria, ao citar Efésios 4.30 e seg...Parabéns, Neuza Maria, ao citar Efésios 4.30 e segundo a TNM diz: " E não entristeçam o espírito santo de Deus,", comprovando a personalidade do Espírito Santo, pois só podemos entristecer uma pessoa. Não dá para entristecer uma força ou um objeto, não é mesmo?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-78222508368740467832015-08-01T20:16:41.383-03:002015-08-01T20:16:41.383-03:00 a Bíblia mostra que o Espírito santo não é algue... a Bíblia mostra que o Espírito santo não é alguem e sim que é algo que pertence a alguem e neste caso a DEUS JEOVÁ como por exemplo SALMOS 51:11; 104:30/ EFÉSIOS 4:30Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10355093358979503847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-18749053804219068342012-07-29T00:42:17.163-03:002012-07-29T00:42:17.163-03:00Interessante Efésios 4:23 falar um "espírito ...Interessante Efésios 4:23 falar um "espírito mental" ou como a TNM descreve: "a força que ativa a mente". Os termos para "espírito" se referem a forças invisiveis e uma dessas forças está em nossa mente não vemos nossos pensamentos, intenções e coisas do gênero<br /><br />No caso dos espíritos impuros. <br />Você que vem um "espírito de demônio" ou seria a própria pessoa do demônio que adentra nos corpos de vitimas endemoniadas? Alguns sugeriram que tais espíritos não eram os seres em si, mas os efeitos da ações destes demônios sobre essas pessoas...<br /><br />(Lucas 4:33) 33 Ora, havia na sinagoga um homem com um espírito, um demônio impuro<br /><br />*** Nota de rodapé ***<br />Possivelmente: “com uma expressão inspirada dum demônio impuro”. Veja Re 16:14.<br /><br />(Revelação 16:13-14) 13 E eu vi três impuras expressões inspiradas*, semelhantes a rãs, sair da boca do dragão, e da boca da fera, e da boca do falso profeta. 14 São, de fato, expressões inspiradas por demônios# e realizam sinais, e vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.<br /><br />* Nota de rodapé *<br />Ou “espíritos impuros”.<br /><br /># Nota de rodapé *<br />Ou “de fato, espíritos de”<br /><br />É um assunto profundo, daqueles que não se responde de forma plena em uma duas linhas. Esperamos sua matéria "Pneumetologia" ansiosos.Sagahttps://www.blogger.com/profile/14296397872770458687noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-77604245229668391082012-07-23T19:37:23.948-03:002012-07-23T19:37:23.948-03:00A Versão dos Setenta (LXX), tanto da Complete Apos...A Versão dos Setenta (LXX), tanto da Complete Apostle’s Bible como da Brenton English Septuagint Translation, usam em Isaías 40:13 a expressão “a mente do Senhor”. <br />A palavra grega para mente em 1 Corintios 2:16 é NOÛS (a mesma usada em Isaías 40:13 na LXX), a qual compreende tanto as faculdades de percepção e compreensão e as de sentimento, de julgar e de determinar; a faculdade intelectual, o entendimento. Além dessa palavra, há também LOGIKÓS (faculdade de raciocínio, Rom. 12:1), DIÁNOIA (capacidade intelectual, 1 João 5:20), EYGENÉS (mentalidade nobre, Atos 17:11), FRÓNEMA (mentalidade, Rom. 8:6, 7), NÓEMA (pensamento, 2 Cor. 10:5). Ademais, o verbo FRONÉO (pensar, ter a mente em, ter pensamentos ou atitudes) é corretamente traduzido por ‘ter atitude mental’. – Rom. 15:5; Fil. 2:5; 3:15.<br />A Tradução do Novo Mundo, publicada pelas Testemunhas de Jeová, procura ressaltar com maestria o pleno sentido desses termos conforme seu significado e uso no contexto bíblico. <br />Com relação à palavra “espírito”, uma de suas conotações inclui o sentido de impelente inclinação ou disposição mental, acepção que de certa forma tem ligação com emoções, pensamentos e desejos. Efésios 4:23 menciona a ‘força que ativa a mente’ (literalmente: ‘o espírito da mente’). (Veja a obra Estudo Perspicaz das Escrituras, pp. 40-41, publicada pelas Testemunhas de Jeová.) Veja também Romanos 8:16 e Atos 17:16.<br />Devido aos diversos e-mails e comentários no blog a respeito de “espírito”, em especial com relação ao espírito santo, pretendo, futuramente, produzir uma matéria sobre pneumatologia.<br />Mas um pormenor digno de nota no texto de Isaías 40:13 na Septuaginta, bem como na citação dessa versão grega por Paulo, é que tanto os judeus tradutores da Septuaginta como os cristãos do primeiro século não encaravam o espírito santo como sendo uma pessoa, pois a expressão “espírito de Jeová” foi vertida por eles como “a mente de Jeová”. (Rom. 11:34; 1 Cor. 2:16) Assim como a mente de uma pessoa não é a própria pessoa, mas faz parte intrínseca dela, o espírito santo, qual força que emana de Jeová, é parte intrínseca dele.apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-73862283082265046522012-07-23T15:54:47.791-03:002012-07-23T15:54:47.791-03:00Jesus disse: “Eu vim dar início a um fogo na terra...Jesus disse: “Eu vim dar início a um fogo na terra.” (Luc. 12:49) Como comentou a obra “Cumprir-se-á, Então, o Mistério de Deus” (p. 212, § 8, publicada pelas Testemunhas de Jeová), “ele [Jesus] certamente ‘pôs fogo à terra’ (New English Bible), levantando uma questão que causou controvérsia acesa e resultou em serem consumidos muitos falsos ensinos, afirmações e pretensões de homens e instituições.” Nós, como discípulos de Cristo, seguimos o exemplo deixado pelo Mestre, trazendo à tona as verdades bíblicas, as quais consomem os falsos ensinos.apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-75487750136529979192012-07-17T18:36:18.722-03:002012-07-17T18:36:18.722-03:001 Cor 2:16 (também Rom 11:34) é uma citação de Isa...1 Cor 2:16 (também Rom 11:34) é uma citação de Isaías 40:13 [Na LXX?], todo o contexto desse verso fala de "espírito". Neste caso especifico Paulo usou "mente" para o termo que no hebraico estava "espírito" . Então qual seria a relação entre o espírito e a mente ? <br /><br />"<br />A palavra “mente” verte diversas palavras gregas aparentadas que expressam atributos da mente tais como a faculdade de raciocínio, a capacidade intelectual, a percepção mental, a inteligência, a razão, o pensamento, a intenção, a recordação, o estado ou conceito mental, a opinião e a inclinação, atitude ou poder mentais. Embora diversas traduções às vezes usem a palavra “mente”, nos mesmos casos outras traduções empregam os acima mencionados termos descritivos e específicos. <br />"<br />Sabe quais são essas palavras? Parecem muitas...o.0. É outro caso de superioridade da TNM (que também distingue diferentes palavras por exemplo para "homem" e "amor") ?<br /><br />"<br />Nas Escrituras Hebraicas, a palavra “mente” ocorre em algumas versões como tradução de palavras hebraicas que, literal e corretamente, são “coração”, “alma” e “espírito”. — Compare isso com De 4:39 n; 2Rs 9:15, Ro; Ez 20:32, MC; veja CORAÇÃO.<br />"<br />Então, em certos textos a palavra "espírito" tem o sentido de mente? <br /><br />A questão é que normalmente destacamos o sentido de espírito como fôlego, sopro, vento, força de vida e outros possiveis sentidos ficam mais ocultos.Sagahttps://www.blogger.com/profile/14296397872770458687noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-67441093145024557442012-07-17T18:17:54.909-03:002012-07-17T18:17:54.909-03:00Apologista,
http://traducaodonovomundodefendida.w...Apologista,<br /><br />http://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2012/07/09/o-espirito-santo-e-uma-pessoa/<br /><br />No blog do Queruvim seu artigo virou um debate. Se o senhor apologista não estava ciente, taí, rs, note o que o senhor Matias achou de suas matérias e como ele tenta refuta-las; o taxando de plagiador de Ário e se valendo do repetitivo Atos 5:4 e similares.Sagahttps://www.blogger.com/profile/14296397872770458687noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-48174692917949077672012-07-12T13:20:13.558-03:002012-07-12T13:20:13.558-03:00O artigo a que você se referiu, que mostrou que as...O artigo a que você se referiu, que mostrou que as mesmas atribuições feitas ao espírito santo também foram feitas pela Bíblia a outras coisas impessoais, é a matéria sob o tema “Personificação prova personalidade?” no link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/personificacao-prova-personalidade-uma.html<br />Quanto a sua sugestão de explicar como o espírito santo realiza as coisas atribuídas a ele, eu realmente a considero válida, pois isso poderá ajudar as pessoas a entender melhor a personificação da a força ativa de Deus. Espero, num artigo futuro, considerar esse ponto.<br />Obrigado pela sugestão.apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-74951525332923417632012-07-11T14:11:13.749-03:002012-07-11T14:11:13.749-03:00Esses artigos sobre o esprito santo não deixaram n...Esses artigos sobre o esprito santo não deixaram nenhuma dúvida que ele não é uma pessoa,e que apesar de ser personificado isso não muda esse fato.<br />Achei muito interessante um artigo que mostrou que assim como ele "guia" a nuvem de fumaça também "guiava" e por aí vai.<br />Agora na minha opinião seria bom postar um artigo explicando "COMO" ele faz isso.Por exemplo: se diz a bíblia que ele " ensina" COMO ele ensina,se diz que ele guia ria "COMO' ele guia,se diz que ele convenceria do pecado COMO ele faz isso,se diz que ele daria testemunho COMO ele faz isso sem ser uma pessoa.nilsom rochahttps://www.blogger.com/profile/06121164456502778893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-2425613398624192242012-07-09T20:24:37.020-03:002012-07-09T20:24:37.020-03:00Excelente, como de costume.
Ainda sobre o Espíri...Excelente, como de costume. <br /><br />Ainda sobre o Espírito Santo e questões gramaticais do grego, na Comma Joanina (1 Jo 5:7,8), trinitaristas supõem que exista elementos que suportem a deidade do Espírito, ou que apoiem a interpretação trinitarista dessas palavras. <br /><br />NÂO LEMBRO exatamente como era a argumentação, acho que tinha a ver com os pronomes usados na passagem. Neste texto é como se estivesse faltando palavras (seriam as palavras ausentes na TNM) para que o texto ficasse com um grego impecável. Ou seja, as palavras "O Pai, a Palavra e o Espírito Santo" seriam o elemento que faltaria para o texto ficar completo. Levando em conta apenas "o espírito, a água e o sangue" ficaríamos com uma gramática defeituosa. Se me lembro bem, acho que li sobre isso no CACP.Sagahttps://www.blogger.com/profile/14296397872770458687noreply@blogger.com