tag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post7445640621927675449..comments2024-03-17T17:28:28.487-03:00Comments on O Apologista da Verdade: O adjetivo grego állos prova que o “Espírito Santo” é uma pessoa? (Parte 1)apologista da verdadehttp://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-11978372894078893672017-01-28T09:54:01.465-02:002017-01-28T09:54:01.465-02:00Prezado Anderson:
Agradeço pela sua expressão de ...Prezado Anderson:<br /><br />Agradeço pela sua expressão de apreço pelos artigos deste site e pela sua contribuição argumentativa. O seu raciocínio está inteiramente correto no viés que você o apresentou. Em Isaías, Jeová afirma que não há outro theós – Deus – (da mesma espécie) além dele próprio.<br /><br />Sobre o texto de Isaías 45:21, o artigo “O ‘outro Consolador’ é uma pessoa?” comentou:<br /><br />"Uma vez que o 'Deus' a que o texto se refere é um Ser pessoal (Jeová), se fôssemos seguir a regra dos trinitaristas, o állos (o ‘outro da mesma espécie’) teria de ser também um ser pessoal. Contudo, o contexto de Isaías mostra justamente o contrário: os deuses das nações são coisas impessoais!"<br /><br />Como você mesmo reconheceu, a negativa mostra que não existe outro Deus da mesma espécie que Jeová. Por outro lado, é evidente pelo contexto imediato e mediato, que há um contraste com os deuses das nações pagãs. Para os pagãos, cada um dos seus deuses seria “outro” [állos] em relação ao Deus Jeová, o qual para eles não passava de um deus nacional e territorial. Essa premissa é a razão de Jeová afirmar que “não há outro [állos]” semelhante a ele. Tal afirmação divina só tem razão de ser em face da alegada semelhança, tida pelos pagãos, entre seus deuses e Jeová. Para os pagãos, seus deuses eram seres pessoais e salvadores, tal qual Jeová era para o Seu povo. Assim, contextualmente, o pagão considerava seu deus állos (outros da mesma espécie) que Jeová, o que Ele nega terminantemente. Para Jeová, os deuses pagãos eram héteros (θεοῖς ἑτέροις; theoîs hetérois, “outros deuses” de espécie diferente; Êxodo 34:14, LXX). Mas não para os pagãos.<br /><br />Assim, escrituristicamente subentendida está a ideia de que, para os pagãos, állos se aplicava a seus deuses em comparação com Jeová, único entendimento que explica a afirmação corretiva por parte de Jeová, de que não há outro igual a Ele.<br /><br />Espero ter sido de ajuda.<br /><br />Abraços!<br /><br />apologista da verdadehttps://www.blogger.com/profile/09473568104066695144noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4387549102197360638.post-72813696640037696552017-01-27T12:05:56.292-02:002017-01-27T12:05:56.292-02:00Olá. Com sua vênia, gostaria de expressar um argum...Olá. Com sua vênia, gostaria de expressar um argumento. Longe de apoiar a doutrina da Trindade, entendo que, mesmo que não haja evidência no texto bíblico de que "állos" possa se aplicar a coisas impessoais, isso não é nem de longe uma base onde apoiar as frágeis ideias trinitaristas. Mas me parece que o texto citado, de Isaías 45:21 da LXX, não prova realmente o uso de "állos" para relacionar alguém a algo. Isso porque o texto apresenta uma negativa: 'Não há outro além de mim'. A palavra "outro" (állos) não se refere aqui às imagens esculpidas e nem a quaisquer deuses impessoais, por que estas coisas existem de fato. "Há" imagens e "há" deuses. Mas o texto diz que "não há" outro. Neste caso, o termo oculto nesta zeugma é "Deus", em maiúscula, representando um Deus pessoal e altíssimo (a exemplo de como a NWT verte esse versículo). Este de fato "não há", além de Jeová. E é a este "outro" Deus, que é inexistente segundo o texto, mas que carrega consigo a ideia de personalidade, que "állos" se refere, no meu humilde entendimento. Por isso, suponho que isto não sirva para evidenciar o que foi proposto sobre o uso de "állos" para coisas impessoais.<br /><br />Ainda assim, apreciei muito a discussão a respeito do tema, e aproveito para elogiar as excelentes pesquisas. Se tiveres um contrapondo a esse meu ponto de vista, terei prazer em lê-lo.Andersonnoreply@blogger.com