Pular para o conteúdo principal

O “Espírito Santo” pode ser entristecido sem ser uma pessoa?

Fonte da ilustração: jw.org

 Certo comentarista escreveu:

Efésios 4.30, segundo a Tradução do Novo Mundo, diz: “E não entristeçam o espírito santo de Deus”, comprovando a personalidade do Espírito Santo, pois só podemos entristecer uma pessoa. Não dá para entristecer uma força ou um objeto, não é mesmo? 


Resposta

Forças ou objetos podem sim demonstrar sentimento EM LINGUAGEM FIGURADA:

As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.” – Jó 26:11, Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

“Que se regozijem os ossos que esmagaste.” Salmos 51:8, Imprensa Bíblica Brasileira.

Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque.” – Salmos 96:12,       ACRF.

“Fez com que os muros e as paredes se lamentassem.” Lamentações 2:8, Nova Versão Internacional.

A atribuição de sentimentos ao espírito santo não passa de linguagem figurada, personificação. Veja o artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5” neste site.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. “Até mesmo os juníperos se alegram por sua causa,Junto com os cedros do Líbano. Dizem: ‘Desde que você caiu,Nenhum lenhador vem nos derrubar.’” - Is 14:8 TNM

    ResponderExcluir
  2. Mas apologista, os opositores alegam o seguinte: Embora certas passagens da bíblia falem de coisas impessoais demonstrando sentimentos, no caso de Efesios 4:30 o espirito santo recebe a ação de ser entristecido. Resumindo, nós não podemos "alegrar os ossos" (Sal.51:8), são eles que se alegram em sentido figurado. Mas o espirito santo pode ser entristecido por outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leo:

      Isso é mais uma falácia sem base. Pois o texto citado acima por um leitor - Isaías 14:8 - mostra que os juníperos se alegram em função de uma ação externa ("por SUA CAUSA"), provocada por outrem.

      Excluir
    2. Tudo o que foi apresentado ai não tem pé nem cabeça

      O fato destes textos citados serem figura de linguagem não significa que estes textos que prova a o Espírito Santo e uma pessoa tbm seja figura de linguagem

      Mesmo pq estes textos não tem nenhuma ligação com o fato do Espírito Santo ser uma pessoa

      Isso não passa de um "argumento de silêncio"

      Excluir
    3. Por A Verdade é Lógica:

      Leo, há também o erro de que eles querem colocar o espírito santo no mesmo nível de outras coisas impessoais. Errado! Isso é um erro gigantesco. O espírito santo, ao contrário do que diz o Leandro Quadros, não é uma "mera força", ele é a próprio presença de Deus. Em muitas vezes, o espírito santo é uma metonímia do próprio Deus.

      Assim, comparar o espírito santo como se fosse algo impessoal do mesmo nível de outras coisas é inapropriado. O espírito santo de Jeová é uma metonímia e sinédoque do próprio Jeová.

      Excluir
    4. Os textos que mostram a personificação de coisas impessoais não provam em si mesmos que o espírito santo não seja uma pessoa, mas mostram que a personificação do espírito santo não é em si mesma uma prova de personalidade. Ou seja, personificação não prova personalidade. (Veja o artigo “Personificação prova personalidade?”) E há evidências positivas da impessoalidade do espírito santo. Veja os artigos “Debate sobre o espírito santo”, “Falsa Exegese na interpretação do ‘Espírito Santo’” e “O relato sobre Ananias prova que o ‘Espírito Santo’ é uma pessoa?”

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)