Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν ... . En arkhêi en ho lógos, kaì ho lógos en pròs tòn theón ... . No princípio era o Lógos, e o Lógos estava com o Deus ... . Certo trinitarista afirmou que ‘o artigo tón [o] em tòn theón [o Deus], em João 1:1, ocorre porque a preposição o exige no caso acusativo ’ . Com tal afirmação, esse trinitário quer dar a entender que o artigo definido nessa passagem ocorre, não para distinguir o Deus [ tòn theón ] com quem o Verbo estava do próprio Verbo, e sim apenas por ser um requisito gramatical. E para tentar embasar sua afirmação, ele citou os textos abaixo: João 13:3: “ Estava indo para Deus”: πρ ὸ ς τ ὸ ν θε ὸ ν ὑ π ά γει ( prós tòn theòn hypágei) Atos 4:24: “Levantaram a voz a Deus: ἦ ραν φων ὴ ν πρ ὸ ς τ ὸ ν θε ὸ ν (êran fonén prós tòn theòn ) É fato que é recorrente a construção prós mais o acusativo de theós conter o artigo definido tón . Mas isso não se dá porque a
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