Pular para o conteúdo principal

Como os maus são punidos hoje?


Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra por causa da maldade de seus habitantes
Fonte: jw.org

Uma leitora deste site escreveu:

Gostaria de um esclarecimento bíblico. Que punição os maus recebem hoje? Eles podem ser punidos com doenças ou algo do tipo? Ou todos os maus são punidos com a morte? Eu entendo que as pessoas não são provadas (Tiago 1:13). Mas, e punidas? Aguardo seu retorno.

Resposta:

Como a Bíblia mostra, uma forma de punição ocorre por meio das leis naturais de Deus. Lemos em Gálatas 6:7: “Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois o que a pessoa semear, isso também colherá.” Portanto, agir contra as leis de Deus gera consequências ruins, no que diz respeito à saúde, aos relacionamentos, e até com relação à vida, resultando em uma morte prematura. Ezequiel 18:23 registra as tocantes palavras de Jeová: “‘Por acaso eu tenho algum prazer na morte de uma pessoa má?’ diz o Soberano Senhor Jeová. ‘Não prefiro que ele abandone os seus caminhos e continue vivo?’”

Também, Deus pode agir diretamente contra um malfeitor, se Ele assim o desejar. Veja os textos abaixo:

“Com o tempo, Judá tomou uma esposa para Er, seu primogênito, e o nome dela era Tamar. Mas Er, primogênito de Judá, desagradava a Jeová; por isso Jeová o entregou à morte. Em vista disso, Judá disse a Onã: ‘Tenha relações com a esposa de seu irmão e realize o casamento de cunhado com ela, e dê descendência a seu irmão.’ Mas Onã sabia que a descendência não seria considerada sua. Então, quando tinha relações com a esposa de seu irmão, ele desperdiçava o sêmen, derramando-o no chão, para não dar descendência a seu irmão. O que Onã fazia era mau aos olhos de Jeová, de modo que ele também o entregou à morte.” – Gênesis 38:6-10.

“Jeová falava a Manassés e ao seu povo, mas eles não prestavam atenção. Assim, Jeová fez vir contra eles os chefes do exército do rei da Assíria; eles capturaram Manassés com ganchos, prenderam-no com duas correntes de cobre e o levaram a Babilônia.” – 2 Crônicas 33:10, 11.

Pode parecer que os maus não serão penalizados. O salmista Asafe certa vez tirou conclusões erradas se baseando apenas na aparência das coisas. Ele disse: “Sim, esses são os maus, que estão sempre despreocupados. Eles continuam aumentando a sua riqueza. Certamente foi em vão que mantive puro meu coração e lavei minhas mãos na inocência.” (Salmo 73:12, 13) Mas, fazendo uma avaliação sóbria com a ajuda de Deus, Asafe recobrou o bom senso. Ele declarou:

“Quando tentei entender tudo isso fiquei perturbado, até que entrei no grandioso santuário de Deus e compreendi o futuro deles [dos maus]. De fato, tu os colocas em terreno escorregadio. Tu os fazes cair na ruína. Num instante são destruídos! São eliminados repentinamente, num terrível fim! Como um sonho depois do despertar, ó Jeová, quando te levantares farás desaparecer a imagem deles. Mas meu coração estava amargurado, e eu sentia dores agudas no íntimo. Eu era insensato e não tinha entendimento; era como um animal irracional diante de ti. Mas agora estou sempre contigo; pegaste a minha mão direita. Tu me guias com os teus conselhos, e depois me conduzirás à glória. A quem mais tenho nos céus? Além de ti, não desejo nada na terra. Meu corpo e meu coração podem enfraquecer, mas Deus é a rocha do meu coração e a minha porção, para sempre. Certamente, os que se mantêm longe de ti morrerão. Trarás um fim a todos os que de modo imoral te abandonam. Mas, para mim, é bom me achegar a Deus. Fiz do Soberano Senhor Jeová o meu refúgio, para declarar todos os teus feitos.” – Salmo 73:16-28.

Assim, mesmo que pareça que os maus conseguem se safar, no final das contas, os que procuram fazer o bem é que serão bem-sucedidos. Como bem colocado em Eclesiastes 7:8: “Melhor é o fim posterior dum assunto do que o seu princípio.” – Tradução do Novo Mundo Com Referências.

Após a consideração acima, a referida leitora escreveu:

Muito obrigada pela resposta, isso mudou muito o meu entendimento. Eu achava que não estava acontecendo punição atualmente, fora as consequências naturais. Eu pensava que elas estavam reservadas apenas para o Armagedom.

Obrigada!


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Ótima resposta com sabedoria usando a Textos da Bíblia a palavra de que é a verdade JOÃO 17:17

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)