Pular para o conteúdo principal

Como a religião das Testemunhas de Jeová discrimina homens com barba

 


Fonte da imagem

Contribuído por Tony, um ancião congregacional

Por décadas, as Testemunhas de Jeová (TJs) seguem uma regra interna um tanto controversa: não usar barba. O argumento? Não ferir a consciência de outros e não manchar a mensagem que pregam. (1 Coríntios 10:32; 2 Coríntios 6:3; w76 15/2 pág. 117). De fato, esses são motivos razoáveis que um cristão verdadeiro leva em conta ao decidir sobre a aparência pessoal. Entretanto, será que temos boas razões para concluir que usar barba causa “tropeço” em alguém dentro ou fora da congregação? Será que algo natural do corpo humano, obra do Criador, deveria ter se tornado tão problemático entre as TJs? É o que vou tentar responder com base na Bíblia. 

Um breve contexto histórico

No Brasil e alguns outros países, o costume de usar barba passou a ser uma característica atribuída a certos movimentos ou grupos. Por exemplo, a barba caiu em desuso na primeira década do século XX, visto que o rosto liso virou sinônimo de higiene e beleza sob o lobby de uma conhecida marca de lâminas de barbear. A barba só voltou a ser largamente utilizada nos países ocidentais a partir dos anos 60 graças ao movimento hippie e à cultura gay, ou seja, coisas às quais definitivamente um cristão não gostaria de estar associado. Além disso, cavanhaques e bigodes começaram a virar febre entre os homossexuais norte-americanos nas décadas de 1970 e 1980. E durante a ditadura militar brasileira, a barba foi símbolo da esquerda comunista e do movimento sindical.

Como se pode notar, a barba foi por várias vezes associada a grupos religiosos, filosóficos e políticos – inclusive movimentos sociais. Por causa de questões assim é que o rosto liso virou sinônimo de civilidade e higiene. Tanto é verdade que muitas instituições governamentais e empresas não admitiam homens com barba em seus quadros funcionais.* Sem dúvidas, esses eram motivos para o cristão raspar a barba, caso desejasse. (2 Coríntios 6:15).

          E o que dizer dos tempos atuais? Já estamos avançando na segunda década do século 21. Será que ainda existe essa forte associação da barba com movimentos ou grupos? Em geral, não. Mesmo que pontualmente, em algum lugar ou outro do mundo, a barba seja associada a algum movimento ou grupo (como os terroristas islâmicos, por exemplo), ela por si só não é nada além de algo natural presente nos homens e amplamente usada na maioria das culturas atuais. Na verdade, hoje em dia a barba transmite uma ideia de virilidade, seriedade e respeito. Pode-se dizer assim, com segurança, que a barba já deixou de ser há muito tempo sinônimo de rebeldia, falta de higiene ou simples modismo. 

A proibição do Corpo Governante por meio dos anciãos

          Então, por que a barba é hoje um assunto problemático em muitas congregações das Testemunhas de Jeová? Um dos motivos é que os anciãos ainda se apegam à ideia por décadas imposta aos irmãos em relação à barba e acabam usando a autoridade que possuem para dominar o rebanho, impondo suas regras aos demais irmãos (1 Pedro 5:3). Em 1955, a liderança das TJs até mesmo tentou forçar a ideia absurda de que Jesus não usava barba, o que foi posteriormente corrigido em 1969. Muitos anciãos ainda se apegam as orientações que geralmente colocam o uso da barba como algo não desejável, desqualificando os irmãos de terem privilégios especiais por darem “mau exemplo”. Em outros casos, os anciãos se valem erroneamente dos textos bíblicos já mencionados sobre ‘não fazer outros tropeçar’ ou de ‘não ter o ministério criticado’. É evidente que esses textos são mal aplicados visto que hoje boa parte dos homens (senão a maioria) usa barba e por isso, certamente nem a congregação e nem os de fora dela veem problema no seu uso. Infelizmente, tal situação tem gerado desânimo para muitos cristãos batizados, pois os anciãos estão deixando de dar privilégios a irmãos que usam barba sob o pretexto de que tais irmãos “chocam” a congregação com sua aparência ou que “incomodam” a consciência de outros, quando na verdade são os anciãos que estão incomodados, pois precisam seguir a cartilha do CG (explico mais adiante) e usam a consciência dos membros da congregação como subterfúgio. 

O método sutil de estabelecer a regra

          Embora a revista A Sentinela de setembro de 2016 tenha transmitido um ponto de vista mais flexível sobre a barba, o CG tem propositalmente se omitido sobre o assunto. Alguém pode afirmar que o CG tem muitos outros assuntos a resolver e que “barba” não é prioridade. Mas não é esse o caso, visto que recebemos muitas e muitas orientações de assuntos menores, delineando de forma exagerada e intrometida até mesmo aspectos da nossa vida pessoal. Assim, pergunte-se: será que algo que afeta tantos cristãos ao redor do mundo ao ponto até mesmo de ser determinante para eles receber ou manter os privilégios é algo de menor importância? Apesar disso, muitos afirmam que não é proibido usar barba e se quiser usar, não haverá problema. Só que a realidade não é bem assim, visto que a regra implícita de não usar barba fica bem evidente nos vídeos ou publicações do jw.org. Eu digo “implícita” por que o CG se omite propositalmente em deixar isso claro por saber que não existe uma sólida base bíblica para estabelecer essa preferência como regra de uma vez por todas. Por exemplo, quando surge uma imagem representando um estudante, este talvez apareça usando barba; e na representação do progresso desse estudante até o batismo, ele já aparece sem barba para deixar claro que esse é um proceder necessário de alguém que quer se tornar cristão. Tirando as imagens que representam os descrentes, apenas homens do passado são representados como usando pelos faciais enquanto as fotogravuras de cristãos modernos sempre os mostram sem barba, no máximo usando um bigode. Aliás, esse último fato é intrigante visto que atualmente o uso apenas do bigode não é tão comum, embora alguns de mais idade usem; além disso, entre as décadas de 20 e 30, o bigode era sinônimo de vida boêmia. E não só isso, o bigode já foi símbolo até mesmo de bandidagem, sendo considerado uma “marca” entre criminosos. Mesmo assim, dentro da congregação não há nenhuma objeção em usar um bigode e um irmão jamais seria chamado atenção por isso. Por outro lado, um irmão de barba completa dificilmente receberá privilégios especiais na congregação; e alguém com privilégios corre o sério risco de perdê-los se optar por cultivar uma barba ainda que bem-feita.

          É claro que tal regra para não usar barba não faz sentido nenhum. Como já explicado, os motivos de outrora não são mais válidos para a realidade atual. E ainda que tivesse algum fundamento hoje em dia, isso criaria outros problemas. Um deles é a permissão para usar bigode mencionado acima. Note que o bigode além de incomum hoje em dia, já foi associado a coisas ruins assim como a barba; aliás, o bigode se tornou característica física marcante de pessoas infames como Adolf Hitler e Pablo Escobar, por exemplo. Então, usando o argumento de não causar “tropeço”, deveria o cristão correr o risco de ao menos parecer com pessoas assim? Porque então o uso de bigode nunca foi considerado mau exemplo entre as TJs? Será que é porque um dos dez membros do CG usa? E valendo-se dessa mesma base de poder usar bigode, mas não poder usar barba completa, reflita: já pensou se houvesse uma “orientação” que dissesse que as irmãs só podem pintar as unhas das mãos e não as unhas dos pés? Haveria cabimento para isso?

Veja outro problema: muitos fundamentalistas religiosos consideram impróprio para as mulheres pintar as unhas, usar cabelo muito curto, usar calça e usar brincos; mas as irmãs não deixam de fazer nada disso, tampouco são incentivadas a parar de fazer alguma dessas coisas ‘por causa das boas novas’; pelo contrário, muitas seguiram ou seguem modas como o uso dreads, alisamento com chapinha, unhas e cílios postiços, earbling e assim por diante;  nesse caso, aplica-se (corretamente) o princípio da liberdade cristã (Gálatas 5:13). No entanto, esse mesmo princípio é curiosamente ignorado no que diz respeito a barba. 

O que a Bíblia diz

          A verdade é que o uso da barba é algo de decisão pessoal, mesmo quando o seu uso não era bem visto. Afinal, se algo não é errado em si, não cabe ao CG definir isso como próprio ou impróprio, mas cabe ao cristão levar em conta os princípios envolvidos e então tomar uma decisão pessoal (2 Coríntios 5:10). Nosso Senhor Jesus Cristo deu um exemplo perfeito disso quando esteve na terra (João 13:15). Veja um exemplo. Embora o uso de bebida alcoólica fosse mal visto por muitos naquela época (e ainda é assim até hoje) ele não deixou de beber sob a justificativa de não comprometer a aceitação de sua mensagem das boas novas. Aliás, ele até foi acusado por muitos judeus de ser beberrão. Por que então Jesus não se privou de tomar bebidas alcóolicas em prol da aceitação das boas novas pelas pessoas de sua época? Como ele mesmo explicou, “a sabedoria se prova justa pelas suas obras” (Mateus 11: 18, 19). Ou seja, ele poderia ter feito exatamente o contrário (como João Batista fez) e mesmo assim seria criticado no fim das contas. O que importava realmente para ele é estar obedecendo fielmente o seu Pai e não impor doutrinas infundadas que só tornam em vão a adoração a Jeová (Marcos 7:7, 8).

Mas alguém pode argumentar que usar barba pode ferir a consciência dos irmãos, visto que isso não é comum nas congregações e por amor a eles, é melhor não usar. Entretanto, devemos ser francos e admitir que o uso da barba só não é comum nas congregações porque o CG impõe isso de maneira velada por meio dos métodos já mencionados acima. Se nas publicações aparecessem irmãos usando barba em diversas situações como na pregação e nas reuniões, não haveria essa discriminação por parte das TJs e os anciãos já teriam abandonado essa atitude policial com aqueles que ao menos tivessem com a barba por fazer; dessa forma, o uso da barba se tornaria comum na maioria das congregações e logo o problema estaria resolvido. Mas enquanto essa mudança não acontece (se é que acontecerá), será que apenas a consciência do meu irmão deve ser levada em conta em detrimento dos demais princípios? A resposta é não. O exemplo de Jesus mencionado acima já elucida a questão.

Todos nós devemos nos esforçar a ter uma consciência saudável, livre de tradições farisaicas. Não queremos ser o homem “fraco” citado pelo apóstolo Paulo, que fica censurando qualquer coisa por conta da consciência. Além disso, o respeito pela consciência dos outros é uma via de mão dupla. Eu devo respeitar as escolhas dos meus irmãos assim como eles devem respeitar as minhas. Nunca devemos julgar ou ser julgados por opiniões divergentes; cada cristão deve individualmente estar convencido em sua mente se algo é próprio ou não quando se trata de assuntos não especificados na palavra de Deus (Romanos 14:1-5). Por isso, usar a consciência dos irmãos como pretexto para tornar impróprio algo que é de escolha pessoal, como o uso da barba, é desamoroso e uma clara transgressão dos mandamentos de Jeová; isso não passa de uma doutrina religiosa que se desvia da verdade e deve ser rejeitada imediatamente (Mateus 15: 2, 3).

Vale notar também que a Bíblia além de não proibir o uso da barba, fala dela em sentido favorável. Em Levítico 19:27 mostra que a lei Mosaica até mesmo proibia aparar a barba, visto que essa prática estava ligada a rituais pagãos. Em 2 Samuel 10:4-6 mostra o relato em que Hanum, o Rei de Amom, comete o insulto de cortar a metade da barba dos servos de Davi; isso foi considerado tão humilhante que o ódio de Davi foi despertado a ponto de ele travar guerra contra os Amonitas. Esdras 9:3 e Jeremias 41:5 evidenciam que a retirada da barba indicava tristeza, vergonha, humilhação e pesar. Então, já que muito se fala em princípios, por que o CG não leva em conta os princípios por trás dessas passagens bíblicas?

Assim, fica claro que nos tempos bíblicos a barba era vista de maneira positiva. E o que dizer de hoje? Atualmente a barba é vista como evidência de dignidade máscula, assim como nos tempos antigos. E, num mundo onde cada vez mais tenta-se infantilizar ou feminizar o homem, será que desencorajar o uso da barba não poderia passar a ideia de que estaríamos acompanhando essa tendência diabólica? Deuteronômio 22:5 deixa claro o ponto de vista de Deus sobre a tendência de suprimir as diferenças físicas que existem entre o homem e a mulher. E qual característica externa poderia expressar de forma mais clara se uma pessoa é homem ou mulher, senão a barba?

Note que não estou querendo afirmar aqui que o recomendável é o cristão usar barba. Ambas as decisões estão corretas e cabe ao cristão decidir com base em sua preferência ou circunstâncias. Isso sequer deveria causar controvérsia, quanto mais impedir alguém de ter privilégios na congregação! Como disse muito bem A Sentinela de fevereiro de 2022:

Precisamos lembrar que dois cristãos maduros podem tomar decisões diferentes e, mesmo assim, os dois estarem certos. Não podemos impor os nossos gostos e o nosso jeito de fazer as coisas aos nossos irmãos.

          É uma pena que na prática, nem mesmo quem escreveu estas palavras leva a sério o conselho contido nelas. E mais lamentável ainda é ver que o CG, por meio dos anciãos congregacionais, está agindo com discriminação (1 Samuel 16:07). E por impedir os irmãos de terem cargos na congregação, estão fazendo exatamente aquilo que supostamente estão tentando evitar, que é fazê-los tropeçar, algo que nosso Senhor Jesus condenou veementemente (Lucas 17:2); conheço alguns que por usarem barba, são impedidos pelos anciãos de fazer até mesmo pequenas atividades mecânicas no Salão do Reino; um deles possui grave foliculite e por recomendação médica, não pode raspar a barba. Em outro caso, uma mãe contou que seu filho possui hemofilia e por isso parou de fazer a barba. Em nenhum dos casos os anciãos cederam. Seguir a regra do CG é mais importante para eles do que seguir a Bíblia (Filipenses 4:5). Estudantes mais atentos não estão progredindo quando se apercebem dessa e de outras regras porque notam que a Torre de Vigia não está se apegando completamente ao que afirma se apegar, a saber, a palavra de Deus. O CG (e por extensão os anciãos) deixou de seguir estritamente a Bíblia e imita outras denominações por estabelecer regras de homens, indo além do que está escrito (1 Coríntios 4:6). 

Conclusão

Por fim, não posso deixar de dizer que a regra “antibarba” é uma afronta com o Criador que fez tudo perfeito, incluindo os pelos faciais (Gênesis 1:31). É como se o CG estivesse desprezando um aspecto da criação assim como alguns médicos que chamam de inúteis algumas partes do nosso corpo. É incrível ver tamanha rejeição (do CG e dos anciãos) com a criação de Jeová (1 Timóteo 4:4). Goste ou não, isso os tornam iguais aos fariseus dos dias de Jesus (Mateus 15:7-9).

Portanto, não seja partícipe dessa iniquidade por discriminar um irmão ou estudante só porque usa algo natural como a barba. Se preferir não usar, não se ache superior aos que usam. Não desestimule outros de usar. Não encare como menos espiritual o irmão que usa. Não transforme a ação de passar uma lâmina no rosto numa doutrina indispensável na adoração a Jeová. Se quiser usar barba, use. Apresente os textos citados acima caso os fiscais de barba se oponham. Usando barba ou não, seja feliz com sua escolha, pois esta é uma característica “daquele que examina a lei perfeita que pertence à liberdade.” – Tiago 1:25.


 REFERÊNCIAS

[1] https://www.jw.org/pt/noticias/noticias-testemunhas-jeova/por-regiao/mundial/Boletim-do-Corpo-Governante-2021-n%C2%BA-4/ (minuto 3:30).

[2] https://www.jw.org/pt/noticias/noticias-testemunhas-jeova/por-regiao/mundial/Boletim-do-Corpo-Governante-2021-n%C2%BA-9/ (minuto 4:40).

[3]   https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2015810#h=3:0-6:0

[4]   https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200000977

[5]   https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1989844

 

 

Comentários

  1. Ancião congregacional não tem autonomia pra nada quem manda é o escritório de serviço, acredito que você já saiba como o escritório atua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitípico28 de maio de 2023 às 05:08

      De fato. Infelizmente é assim. Mas isso acontece porque os anciãos são submissos demais; eles amam mais a organização do que a Bíblia, e é isso que a organização quer. Entretanto, se um grupo de anciãos influentes assumir o papel de pastores de verdade, e se eles se posicionarem contra publicamente, a coisa poderá ganhar corpo. Precisamos de homens que tomem a iniciativa, de homens corajosos. Abraço.

      Excluir
  2. Betel usa a regra como filtro de subimisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitípico28 de maio de 2023 às 05:08

      Fato.

      Excluir
    2. Infelizmente, isso é verdade. Aliás, essa doutrina é uma cópia descarada das regras praticadas pelas forças armadas. O motivo da regra são, "higiene e uniformização". Aqui no Brasil, os militares são autorizados a usar bigode se possuírem patente de sargento para cima. Te lembra algo?
      É estranho que a torre copie uma regra militar com o intuito de padronizar e controlar a fraternidade. É um claro filtro de submissão mesmo.

      Excluir
  3. É bizarro. É como na CCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitíipico28 de maio de 2023 às 05:09

      Infelizmente é a mais pura verdade.

      Excluir
    2. É uma doutrina farisaica. Imagine só uma regra que exclui até mesmo Jesus, visto que ele usava barba e é apresentado nas publicações da torre como sendo barbudo. Chega a ser surreal.

      Excluir
  4. A Bíblia não possui viés negativo sobre a barba (uso). O viés negativo foi explicado acima. Perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Embora seja evidente que o cristão não é obrigado a usar barba, é igualmente claro que a bíblia não dá uma visão negativa sobre a mesma. E nem é surpresa isso, afinal, a bíblia jamais traria uma visão ruim da criação perfeita de Jeová. Basta observar como até nos animais Ele colocou claras distinções entre macho e fêmea, o que é chamado de dimorfismo sexual. Como alguns exemplos, a leoa não tem a juba como o leão, a pavoa não tem a cauda exuberante como o pavão, a cerva não possui o chifre como o cervo e assim por diante. Essa diferenciação é um lembrete da chefia que Jeová designou naturalmente ao macho. O que o CG quer na verdade é infantilizar os homens da fraternidade, tornando-os mais submissos.

      Excluir
  5. Na cidade onde moro, a comunidade é majoritária e tradicionalmente conservadora, e em sua maioria, cristãos evangélicos. Muitas irmãs da congregação (e do circuito em geral) usam cabelo curto, similar ao conhecido como corte masculino conhecido como "surfista". Certa vez, conversando com um ancião, que também é meu amigo pessoal, raciocinei com ele lançando a pergunta que lhe causou um profundo dilema: "O que o irmão acha que causa mais tropeço em nosso território? Irmãos usarem barba ou irmãs usando cabelo curto, jóias e maquiagens?" Ele me deu o silêncio como resposta! Deve ser duro defender o indefensável! (Detalhe: eu NÃO uso barba!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra uma situação que aconteceu com uma pioneira regular aqui da congregação. Ela usa cabelo bem curto mesmo. Aí na pregação, uma mulher se recusou a ouvir a mensagem da bíblia pois ficou profundamente incomodada com o cabelo da irmã, alegando que esse tipo de aparência masculinizada é coisa de satanás e não de cristão. É claro que a visão da moradora é extremamente fundamentalista. Mas será que a irmã passou a deixar o cabelo crescer pela causa das boas novas? Será que após isso, os anciãos "orientaram" a irmã na sala B a deixar o cabelo crescer ameaçando reavaliar os privilégios dela? A resposta é não. A irmã até conta essa história em tom de piada e nunca foi chamada atenção, o que claro, está correto. A mesma coisa não acontece se um irmão passar a usar barba. Isso me indigna. (Detalhe: eu também não uso barba).

      Excluir
  6. Tony está de parabéns o artigo está exelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz de poder contribuir positivamente com o site.

      Excluir
  7. Que artigo excelente! Parabéns Tony pela explicação, me ajudou muito a entender de forma clara o que a bíblia diz sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz de ter lhe ajudado a entender melhor este assunto à luz das escrituras.

      Excluir
  8. Esqueci -me de parabenizar o conservo Tony pelo brilhante artigo! Que o espírito do Soberano Senhor Jeová continue a iluminar tua mente privilegiada, meu irmão em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu irmão. Bondade sua. Mas, fico feliz de poder contribuir um pouco para esse momento de luz que estamos tendo o privilégio de presenciar. Que Jeová nos abençoe a continuar seguindo a Cristo.

      Excluir
  9. Eu amo meu rosto com barba, gostaria que fosse liberado logo no salão, mas incrivelmente quando eu mesmo olho alguém com barba já associo ele a alguém fraco na fé ou estudante … isso só irá mudar realmente quando algum irmão representante de Betel ou do corpo governante aparecer de barba em algum discurso. Igual fizeram quando um irmão deu discurso no congresso sem o palitó para mostrar aos irmãos que quando estivesse muito quente, os irmãos poderiam optar por subir sem o mesmo…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Antitípico15 de julho de 2023 às 22:39

      Isso vai mudar quando os responsáveis por essa regra antibíblica (Leia Romanos 14:1-3) responderem perante a congregação por isso em uma comissão judicativa sobre a acusação de "promoção de seita", a saber, heresía. Isso é passível de desassociação.

      Excluir
    2. Romanos 14:20 também nos exorta a deixar pra lá certos assuntos para não causar divisão… eu percebo que você está muito revoltado com a organização por coisas pequenas … infelizmente a falta de humildade e submissão (hebreus 13:17) faz com que muitos se afastem de Jeová e de sua ÚNICA organização terrestre … espero que esse não seja seu caso, mas pelo que vi em suas últimas postagens, é exatamente isso que aconteceu ou está acontecendo… Jeová nos deixou inúmeros exemplos de imperfeições humanas na dianteira de sua organização… justamente pra mostrarmos que eles não seriam perfeitos e não acertariam em todas, e é nesse momento que devemos mostrar humildade… não adianta nada ter conhecimento profundo das escrituras e não ter o principal, a humildade em reconhecer e ser submisso a dianteira .

      Excluir
    3. Cristão Antitípico19 de julho de 2023 às 01:09

      Romanos 14:20 deveria ser aplicado à organização, não a mim, e você deveria mandar A ORGANIZAÇÃO "deixar pra lá certos assuntos para não causar divisão". Só que a organização não 'deixa para lá' esses assunto. Antes, a organização PERSISTE nesses assuntos.

      Quem está causando divisão é a organização. E você está apoiando essa divisão.

      Com todo respeito, é você quem apoia o erro e vem aqui com a cara e pau de dizer que SOU EU quem está causando divisão? De boa... vá tomar vergonha na cara.

      Eu sou submisso ao Cristo.

      Excluir
    4. Hebreus 13:17 deixa claro o que o próprio Jeová nos exortou por meio do apóstolo Paulo a sermos SUBMISSOS (hypeíkō (hoop-i'-ko)
      de 5259 e eiko (render-se, estar “fraco”, não resistir mais, mas entregar-se, render-se (de combatentes)

      metáf. obedecer a autoridade e a admoestação, submeter-se)

      Aos que tomam a dianteira, pq eles PRESTARÃO CONTAS DISSO…

      Não nos cabe querer julgar quem Jeová colocou na dianteira …

      Novamente… infelizmente algo que faz com que muitos abandonem a única organização terrestre de Jeová é o orgulho…

      Os irmãos não estão lá por serem eruditos no grego ou no hebraico, estão pela vida dedicada a Jeová .

      Se ser erudito fosse algo tão importante, Jesus tinha escolhido os escribas da época e não pescadores …

      Que pena que você se deixou levar por coisas tão pequenas e ficar com tanto ódio de irmãos zelosos que tentam fazer o melhor mesmo estando idosos…

      Excluir
  10. Cristão Antitípico20 de julho de 2023 às 01:54

    Eu já dissertei sobre a submissão neste artigo: https://www.oapologistadaverdade.org/2023/01/o-cristao-deve-ser-submisso-quando.html

    Queira lê-lo. Você está confundindo submissão com subserviência. São conceitos distintos, e você está pegando o conceito de "subserviência", mas está trocando a palavra para "submissão". Isso que você apresentou aqui não é "submissão", mas "subserviência". Você apenas está chamando isso de "submissão".

    Leia o artigo do link: https://www.oapologistadaverdade.org/2023/01/o-cristao-deve-ser-submisso-quando.html

    Sobre a erudição: PROFETAS não precisam ser eruditos pois eles são apenas transmissores da mensagem divina. É como um "motoboy", não precisa de curso superior para entregar cartas, só precisa ser confiável na entrega da informação passada.

    Não é assim que ocorre com INSTRUTORES. Você está confundindo PROFETAS com INSTRUTORES.

    Outra confusão que você fez, e uma confusão bizarra, é que Jesus não pegou pessoas semi-analfabetas e disse: "Preguem". Antes, Jesus deu um curso superior aos apóstolos por anos. Ou seja, os apóstolos eram FORMADOS EM CURSO SUPERIOR, em anos de instrução aos pés do maior mestre que já existiu. Se os membros do CG estudassem aos pés de Jesus por anos, assim como os apóstolos, eu morreria pelos membros do CG. Então, sua comparação é superficial demais, assim como o atual alimento espiritual provido pelo CG.

    Entretanto, se erudição é descartável, vá fazer uma cirugia cardíaca com um encanador. Afinal, para que ser perito, não é mesmo?

    Como que alguém se coloca na posição de INSTRUTOR DA IGREJA DE CRISTO, mas não tem erudição em nada? Um piloto de avião precisa de treinamento; um médico precisa de instrução acadêmica, os apóstolos tiveram anos de TREINAMENTO PERITO antes de serem os líderes humanos da igreja do primeiro século. Para ser um instrutor das Escrituras Hebraicas e Gregas não se exige nada? Não precisa saber nada? Cara, tu realmente defende essa teologia dos burros exaltados? Que bizarro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que eles não sabem nada … eu disse que não precisa ser erudito… existem centenas de pessoas por trás do corpo pesquisando a fundo as escrituras. Não existem publicações e ensinamentos tão bons quanto do jw… se hoje você tem sua base , tenho certeza que foi por causa desses estudos…

      Mas tá tranquilo…

      Continue na rebeldia …

      Ou quem sabe, vá pra outra igreja que tenha a verdade … ah , não tem outra né …

      Excluir
    2. Cristão Antitípico21 de julho de 2023 às 10:56

      Wesley, veja a sua frase: "existem centenas de pessoas por trás do corpo pesquisando a fundo as escrituras". Isso é falso. Quer dizer, o CG não permite que nenhum outro grupo pesquise as Escrituras de forma livre. Tudo que se pesquisa dentro da organização com o aval do CG é apenas aquilo que o CG ensina.

      Ainda que existissem pessoas pesquisando a fundo as Escrituras, se uma delas achasse um erro sério no CG, seria desassociada.

      Desde quando que ensinar a verdade é rebeldia? Você promove seita e me chama de rebelde? Vergonha na cara tua mãe não te deu? É muita cara de pau o sujeito apoiar ensinos antibíblicos e vir aqui me acusar de "rebelde". É muita falta de vergonha na cara disfarçada de "humildade" ou "submissão".

      Eu concordo que não há nenhuma outra igreja que ensine as verdades básicas que as TJs ensinam, é justamente por isso que estou tentando consertar o que está errado. Qual é a "mitagem" sua nisso? Por que aquela perguntinha irônica? É justamente isso que estou alegando! Não há outro lugar para onde ir, pelo menos não no momento. É por isso que quero consertar o que está errado. Então, qual o propósito da frase lacradora: "Ou quem sabe, vá pra outra igreja que tenha a verdade … ah , não tem outra né … "? Não entendi. É justamente isso que estou alegando, cara.

      Excluir
    3. Você é muito inteligente, isso é fato… mas já parou pra pensar que se está acontecendo dessa forma é pq JEOVÁ está permitindo?

      Você não acha que há tempo pra tudo ? E se uma hora for pra Jeová mudar algo, ele fará isso?

      Já não fez centenas de vezes no passado com a nação de Israel?

      Jeová é um Deus misericordioso e vagaroso… ele não exige perfeição dos irmãos , não exige uma adoração 100% pura e perfeita… nem os apóstolos sabiam as respostas pra tudo …

      Eu não sei se você é o Carlos, mas se for, seus vídeos me ajudaram muito, e ver você ou seja quem for indo de encontro assim me deixa muito triste … eles prestarão contas meu amigo… o mais importante na real, você sabe o que é : a fé a esperança e o amor… e isso os irmãos estão buscando todos os dias e lutando pra serem assim…

      Eu vejo isso constantemente em minha congregação, vejo a humildade e o apoio dos meus amados irmaos, que mesmo imperfeitos tentam sempre fazer o melhor …

      Jeová deixou Saul governar por um tempo, deixou ele perseguir Davi , deixou Davi sofrer por um bom tempo fugindo, e mesmo assim Davi não se rebelou , ele continuou fiel e respeitou o ungido de Jeová … Jeová que tomou as providências e não Davi…

      Você é alguém que percebo que quer fazer o bem, mas sinceramente não vejo que esteja tentando da forma correta.

      Mas respeito sua opinião.

      Excluir
    4. Wesley, meu irmão... Por um tempo eu também pensei que o assunto da barba era algo pequeno, que devemos deixar para lá. Mas foi por essa atitude de deixar para lá que muita coisa agora virou bola de neve e os resultados estão sendo catastróficos. Precisamos exigir correções imediatas, senão estamos fadados a ver outro processo de "apostasia" (heresia) dentro do povo de Deus. Foi assim que a heresia começou por volta do ano 100 e é assim que está atualmente. Além disso, a gente acha que algo é pequeno pelo fato de não nos prejudicar diretamente. No entanto, muitos irmãos zelosos, espirituais e dispostos a fazer mais nas congregações estão sendo impedidos de serem designados e até mesmo impedidos de ir ao campo! Meu irmão, isso é um absurdo. Não dá para simplesmente dizer que precisamos ser submissos a uma dianteira que promove uma coisa dessas e pronto. Isso é ser conivente com o erro. Jeová não nos tomará como inocentes se agirmos assim. O exemplo de Saul que você citou é uma aplicação distorcida (promovida pelo CG para seu próprio benefício), visto que o trono já estava prometido a Davi, ele era o sucessor legal designado por Jeová. Ele não podia atravessar a carroça na frente dos bois e querer tomar o trono de Saul, visto que a sucessão legal só ocorreria depois da morte do rei. E detalhe: ele não apoiou as coisas erradas de Saul. Ele não se juntou a Saul para fazer o que Jeová condenaria sob a desculpa de que Saul era o ungido de Deus e que, portanto, tinha que obedecer a qualquer coisa vinda do rei.
      Agora pense nesse outro exemplo: Paulo não deixou o assunto "nas mãos de Jeová" ou “deixou que Jeová no devido tempo trouxesse correção” para algo que estava acontecendo a olhos vistos, que era o fingimento de Pedro, o mais experiente e influente dentre os apóstolos. Não era porque Pedro andou com Jesus, fazia milagres e era designado apóstolo pelo próprio Cristo que Paulo deixou para lá, para "no tempo devido Jeová corrigir.” Pelo contrário, ele foi lá e tomou ação e expôs o erro de Pedro. A Bíblia diz que Paulo se OPÔS a Pedro, não apenas achou que Pedro estava errado e ficou na dele. Meu irmão, cadê essa coragem? O que aconteceu para ficarmos tão covardes assim, tentando achar desculpas para a injustiça? Temos que abrir os olhos, meu irmão. Por favor.

      Excluir
  11. Cristão Antitípico22 de julho de 2023 às 01:51

    Já parou para pensar na possibilidade de que Jeová está usando essa onda de irmãos para consertar os erros? Já parou para pensar na possibilidade de que muitos irmãos estão tomando ação contra o CG e que isso pode ser da parte de Jeová?

    Você claramente não assistiu aos vídeos do Resistência TJ, que estão no canal "O Apologista da Verdade". Ele disserta sobre essa comparação entre "Saul e Davi" e o "Corpo Governante". É uma falsa comparação, e muito errada. O vídeo em pauta é este: https://www.youtube.com/watch?v=99PPNdu08ns

    POR FAVOR, QUEIRA ASSISTIR A ESTE VÍDEO.

    Lembre-se que Saul foi escolhido por Jeová. Eu devo ter perdido o evento, talvez não tivesse terno para assisti-lo, mas não lembro de ter presenciado o evento em que um profeta ungiu os membros do Corpo Governante e colocou-os nas posições que estão. Portanto, eles não são escolhidos por Jeová, mas por eles mesmos.

    ResponderExcluir
  12. Informe número 8 ...


    ACTUALIZACIÓN* SOBRE EL TEMA DE LA APARIENCIA FÍSICA MASCULINA

    VIDEO informativo para Testigos y público en general:

    ⏯️ jw.org/finder?wtlocale=S&docid=702023024

    *No es un nuevo entendimiento, es una renovación de entendimiento.

    ResponderExcluir
  13. Vim para ler o que comentam sobre o tema. Vou lhes dizer, de que adianta expor pensamentos racionais e defendê-los e se manter anônimo? É por medo? Claudio Kaiser, Servo.de Jeová e Seguidor de Criato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)