Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA DE CARTAS AO CORPO GOVERNANTE


    Olá, prezados irmãos de batalha. Vivemos em um momento tumultuoso e oportuno em relação à organização das Testemunhas de Jeová (TJs) e ao Corpo Governante (CG). Aqueles que conhecem meu trabalho sabem que não sou contra a fraternidade das TJs. A fé das TJs é a minha fé. Acredito e defendo a fé das TJs. Entretanto, está mais que claro para aqueles que têm os olhos da fé que os membros do CG são culpados de heresia (promoção de seita) e, segundo o que nos ensinam as Escrituras Sagradas, eles devem ser removidos da congregação, isto é, devem ser desassociados. (Tito 3:9, 10)

É com coragem que incentivo a todos os irmãos a enviar cartas em inglês ao Corpo Governante e à Comissão de Ensino nos Estados Unidos. No presente artigo, apresento orientações detalhadas sobre como fazer isso para quem não domina o inglês. Apresento também um modelo de carta para aqueles que têm dificuldades de escrever em português.

POR QUE PARTICIPAR DA CAMPANHA?

Por já algum tempo temos falado publicamente que alguns problemas do CG e da organização deveriam ser corrigidos. Os inimigos das Testemunhas de Jeová tentaram nos desanimar por dizer que nada mudaria, que nunca conseguiríamos nada. Eu mesmo pensava que a heresia do CG, em que o magistério extrapolava nas regras sobre como tratar desassociados, jamais seria anulada. Sabemos que pelo menos duas grandes heresias já foram anuladas:

1.   A heresia que promovia o linchamento de irmãos com barba;

2.   A heresia que promovia o ostracismo dos desassociados;

Há uns seis meses, eu pensava que tais problemas jamais seriam consertados. Na verdade, eu tinha esperança em Jeová, mas também tinha pensamentos e sentimentos antagônicos sobre a possibilidade do CG “colocar a mão na consciência”, e por vezes me desanimava achando que as heresias jamais seriam anuladas. Mas as mudanças recentes nos dão esperança de uma reforma na organização – e o poder para isso está, não nas mãos do CG, mas nas nossas mãos. Entender isto é essencial: o CG só adquiriu tanto poder porque os irmãos não se unem contra o CG exigindo uma prestação de contas. Lembre-se disso: é a sua omissão que dá poder ao CG. Portanto, mesmo que você duvide que uma reforma seja possível, faça sua parte e deixe o resto nas mãos de Jeová e de Jesus Cristo, nosso senhor.

Abaixo segue minha carta-modelo em português ao CG. Esta carta deve ser traduzida para o inglês com a ajuda do ChatGPT.

 

No boletim nº 2 do Corpo Governante de 2024, foi anulada a ordem que promovia o ostracismo dos desassociados, isto é, a regra que ordenava que mesmo um “oi” ou qualquer palavra fosse dirigida aos desassociados, os quais eram tratados como inexistentes.

Embora o Corpo Governante tenha corrigido o erro, e eu concordo com o ajuste, algumas informações importantíssimas foram omitidas dos irmãos pelo Corpo Governante. Estas informações são essenciais para que as congregações do mundo inteiro tomassem as ações biblicamente justas e apropriadas em relação à liderança das Testemunhas de Jeová. O Corpo Governante não informou os irmãos dos seguintes pontos:

1.           O ajuste feito no boletim de 2024 já tinha sido explicado em inglês em 1974. (Referência: The Watchtower, of August 1, 1974, page 465; km 11/74 p. 4) Foi depois daquele ano que o Corpo Governante passou erroneamente a aplicar as palavras de 2 João 7-11 a todos os desassociados. Portanto, o que ocorreu no boletim de 2024 não foi “uma orientação com a ajuda de Jeová”, como se Jeová tivesse ajudado apenas em 2024 o Corpo Governante a entender algo que já era entendido em 1974 e que foi negado durante quase 50 anos pelo Corpo Governante. Esta negação e má aplicação do texto de 2 João 7-11 que perdurou durante quase 50 anos equivale à heresia ou promoção de seita. Isto é um pecado de desassociação segundo a Bíblia. (Tito 3:9, 10) Não foi por ignorância que o Corpo Governante aplicou aos desassociados a lei de não cumprimentar os anticristos, mas por interesse de poder e dominação sobre os irmãos. Por causa disso, exijo que os membros do Corpo Governante sejam desassociados por heresia.

2.           Muitas famílias foram destruídas pela regra que perdurou por quase 50 anos. Há vários casos de famílias em que um membro fora desassociado e os demais membros nem mesmo disseram um “oi” à pessoa desassociada durante muitos anos. Depois do boletim de 2024, a família tentou contatar o membro desassociado, mas o membro não quis mais contato com a família. Afinal, se a família nunca nem ao menos havia cumprimentado a pessoa desassociada durante décadas, que diferença isso faria a partir de 2024? Em outras palavras, a heresia promovida pelo Corpo Governante destruiu famílias. Isso equivale à promoção de seita e a causar divisões. De fato, o Corpo Governante causou divisões com as regras que extrapolavam os preceitos bíblicos sobre a desassociação. Em resultado disso, exijo que os membros do Corpo Governante sejam desassociados por heresia, em obediência a Tito 3:9, 10.

3.           O Corpo Governante promoveu a desassociação de quem cumprimentasse desassociados e pessoas foram de fato desassociadas por isso. No livro Shepherd the Flock, o livro para anciãos, a palavra grega asélgeia (a qual é traduzida na New World Translation 2015 por “brazen conduct”) é dita como se referindo a manter contato desnecessário com pessoas desassociadas. Evidentemente, não há relação bíblica entre a palavra grega asélgeia e tal conceito, e tal aplicação da palavra asélgeia é invenção do Corpo Governante. O ponto é que, por cumprimentar desassociados, muitos irmãos também foram desassociados. Isso significa que o Corpo Governante causou divisão entre irmãos por promover desassociações sem base bíblica e baseadas em uma interpretação herética do texto de 2 João 7-11. A conclusão é que o Corpo Governante é culpado de promoção de seita e os membros do Corpo Governante devem ser desassociados. (Tito 3:9, 10)

Há mais pontos ainda que poderiam ser mencionados, mas os que foram citados até o momento são suficientes para fundamentar biblicamente a desassociação dos membros do Corpo Governante.

Talvez alguns argumentem que “o Corpo Governante pode cometer erros, e que isso não significa que eles devam ser desassociados por cada erro que cometerem”. Para isto, argumento que ninguém está acima das Escrituras e da lei de Jeová – nem mesmo o Corpo Governante. Se qualquer irmão promover divisões e ensinos falsos, não será tal irmão passível de ser desassociado? Sim. Ora, por que é que o Corpo Governante acha que a lei bíblica que ordena excomungar homens hereges não se aplica à liderança da organização? Estão os membros do Corpo Governante acima das leis de Jeová? De fato, uma pessoa não pode ser desassociada porque entendeu algo de forma errada, mas no caso em específico, não estamos falando de um erro insignificante, mas de uma heresia séria que perdurou por décadas e que foi implementada com punhos de ferro como se tivesse vindo do próprio Jeová. Se isso não corresponde plenamente à heresia, eu não sei o que seria “heresia” então.

Há farta evidência de que os membros do Corpo Governante são culpados de sectarismo e de causar divisões em famílias de irmãos e mesmo em congregações. Exijo que eles sejam desassociados. Caso meu pedido não seja aceito, tomarei medidas para desassociar os membros do Corpo Governante da minha vida, assim como sei que muitos irmãos farão o mesmo. O prazo para que os membros do Corpo Governante sejam desassociados por sectarismo é até o fim do ano de 2024.

 

  Agora faça o login no ChatGPT. Use o seguinte comando para o chat:


Faça uma tradução parafraseada, não literal, para o inglês, com nível acadêmico e com vocabulário de nível jurídico, do texto a seguir. A palavra “ostracismo” deve ser traduzida por “shunning”, a palavra “boletim” deve ser traduzida por “update”; “desassociação” por “disfellowshipping”; “desassociado” por “disfellowshipped”; “pecado de desassociação” por “disfellowshiping offense”;

 

 

 Então copie e cole no ChatGPT o texto em português da carta que você escreveu. Espere a tradução, copie e cole em um editor de texto (como o Microsoft Word, por exemplo). Imprima a carta e a envie para a sede mundial nos Estados Unidos. Não esqueça de enviar duas cartas iguais: uma para Governing Body (Corpo Governante) e outra para “Teaching Committee” (Comissão de Ensino).

  Caso deseje encurtar o processo, poderá usar meu texto já traduzido pelo ChatGPT para inglês. Poderá copiar o texto abaixo e dar o seguinte comando ao ChatGPT:

Reescreva o seguinte texto em inglês, altere a fraseologia, mas não altere as palavras “shunning”, “update”, nem “disfellowshipping”.

 

In the Governing Body's update No. 2 of 2024, the order promoting the shunning of disfellowshipped individuals was revoked, that is, the rule that mandated even a simple "hello" or any word to be directed at the disfellowshipped, who were treated as non-existent.

Although the Governing Body corrected the mistake, and I agree with the adjustment, some crucial information was omitted by the Governing Body from the brothers. This information is essential for congregations worldwide to take biblically just and appropriate actions concerning the leadership of Jehovah's Witnesses. The Governing Body did not inform the brothers of the following points:

1.   The adjustment made in the 2024 update had already been explained in English in 1974. (Reference: The Watchtower, of August 1, 1974, page 465; km 11/74 p. 4) It was after that year that the Governing Body erroneously began applying the words of 2 John 7-11 to all those disfellowshipped. Therefore, what occurred in the 2024 update was not "guidance with the help of Jehovah," as if Jehovah had only helped the Governing Body understand something in 2024 that had already been understood in 1974 and denied by the Governing Body for almost 50 years. This denial and misapplication of the text of 2 John 7-11 that persisted for nearly 50 years amounts to heresy or sect promotion. This is a disfellowshipping offense according to the Bible. (Titus 3:9, 10) It was not out of ignorance that the Governing Body applied the law of not greeting the antichrists to the disfellowshipped but out of a desire for power and domination over the brothers. Because of this, I demand that the members of the Governing Body be disfellowshipped for heresy.

2.   Many families were destroyed by the rule that persisted for almost 50 years. There are several cases of families in which a member was disfellowshipped, and the other members did not even say a "hello" to the disfellowshipped person for many years. After the 2024 update, the family tried to contact the disfellowshipped member, but the member no longer wanted contact with the family. After all, if the family had never even greeted the disfellowshipped person for decades, what difference would it make from 2024 onwards? In other words, the heresy promoted by the Governing Body destroyed families. This amounts to sect promotion and causing divisions. Indeed, the Governing Body caused divisions with rules that exceeded the biblical precepts regarding disfellowshipping. As a result, I demand that the members of the Governing Body be disfellowshipped for heresy, in obedience to Titus 3:9, 10.

3.   The Governing Body promoted the disfellowshipping of those who greeted disfellowshipped individuals, and people were indeed disfellowshipped for this reason. In the book "Shepherd the Flock," the book for elders, the Greek word asélgeia (which is translated in the New World Translation 2015 as "brazen conduct") is said to refer to unnecessary contact with disfellowshipped individuals. Clearly, there is no biblical connection between the Greek word asélgeia and such a concept, and such an application of the word asélgeia is an invention of the Governing Body. The point is that, by greeting disfellowshipped individuals, many brothers were also disfellowshipped. This means that the Governing Body caused division among brothers by promoting disfellowshipping without biblical basis and based on a heretical interpretation of the text of 2 John 7-11. The conclusion is that the Governing Body is guilty of sect promotion, and the members of the Governing Body must be disfellowshipped. (Titus 3:9, 10)

There are more points that could be mentioned, but those cited so far are sufficient to biblically substantiate the disfellowshipping of the members of the Governing Body.

Some might argue that "the Governing Body can make mistakes, and that does not mean they should be disfellowshipped for every mistake they make." To this, I argue that no one is above the Scriptures and Jehovah's law—not even the Governing Body. If any brother promotes divisions and false teachings, is such a brother not liable to be disfellowshipped? Yes. Now, why does the Governing Body think that the biblical law commanding to excommunicate heretical men does not apply to the organization's leadership? Are the members of the Governing Body above Jehovah's laws? Indeed, a person cannot be disfellowshipped for misunderstanding something, but in this specific case, we are not talking about an insignificant error but a serious heresy that persisted for decades and was implemented with an iron fist as if it had come from Jehovah Himself. If this does not fully correspond to heresy, I do not know what would be "heresy" then.

There is ample evidence that the members of the Governing Body are guilty of sectarianism and of causing divisions in families and even in congregations. I demand that they be disfellowshipped. If my request is not accepted, I will take measures to disfellowship the members of the Governing Body from my life, just as I know many brothers will do the same. The deadline for the members of the Governing Body to be disfellowshipped for sectarianism is by the end of the year 2024.

 

Endereço para envio da primeira carta:

Jehovah’s Witnesses (Governing Body)

1020 Red Mills Road

WALLKILL, NY 12589

UNITED STATES

+1 845 524 3500

 

Endereço para envio da segunda carta:

Jehovah’s Witnesses (Teaching Committee)

1020 Red Mills Road

WALLKILL, NY 12589

UNITED STATES

+1 845 524 3500

 

 

 

Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)