Image Map











quinta-feira, 13 de julho de 2017

Por que Apocalipse 20:13 diz que a “morte e o Hades” entregaram os mortos?


Fonte da ilustração: jw.org

Um leitor perguntou:

Com respeito a Apocalipse 20:13 por que o texto diz que a “morte e o Hades” entregaram os mortos? Morte e Hades já não têm praticamente o mesmo significado? Por que o texto faz essa separação? Obrigado.

Resposta:

Lemos em Apocalipse 20:13: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e a Sepultura [nota: Ou: “o Hades”, isto é, a sepultura comum da humanidade] entregaram os mortos nelas; e estes foram julgados individualmente segundo as suas ações.”

Morte e sepultura têm relação entre si, mas não são a mesma coisa. Em termos simples, a morte é a cessação da vida. O Hades, por outro lado, é a condição da pessoa que morreu – o estado de total inconsciência e inatividade.

Outro aspecto a considerar nesta mesma esteira é que, no livro de Apocalipse, o Hades é usado para representar apenas a condição das pessoas que morreram em terra seca, pois Apocalipse 20:13 faz menção também de ‘o mar entregar os mortos nele’. Neste respeito, o mar figura como sepultura aquosa (a condição dos que morreram no mar) ao passo que o Hades, como sepultura terrestre (a condição dos que morreram em terra firme). A menção dos três – o mar, a morte e o Hades – entregarem os mortos é uma forma de enfatizar que todos os que morreram em condição de ser ressuscitados serão lembrados por Jeová mediante Cristo.[1]

Nota:
[1] Veja o verbete “Hades”, na obra Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 2, páginas 277-278, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








3 comentários:

  1. bela explicação lógica e coerente com a bíblia!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite sei q o assunto q vou perguntar n tem nada haver, mas gostaria de revê a matéria da mulher pega em adultério, q não tem na TNM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria se encontra no artigo: A “mulher apanhada em adultério” – essa história está mesmo na Bíblia?

      Excluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *