Pular para o conteúdo principal

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

Fonte da ilustração: jw.org

Certo leitor escreveu:

Segundo a Bíblia, Jesus só chegou no 4.º da para ressuscitar Lázaro porque os saduceus não acreditavam na ressurreição. Então, por que Jesus foi ressuscitado no 3.º dia? Será que os saduceus também não iriam acreditar na ressurreição de Jesus?

 

Resposta:

Acerca das circunstancias que permearam a ressurreição de Lázaro, temos as claras palavras de uma de suas irmãs: “Senhor, ele já deve estar cheirando, porque já faz quatro dias.” – João 11:39.

Segundo o Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg (2013, 28 de novembro) Jesus chegou no quarto dia porque, de acordo com a crença judaica popular, a ressurreição não era mais possível[1]. Concordemente, Bortolini (1994, p. 111) discorre assim sobre esse tema:

Para o povo da Bíblia o quarto dia depois da morte representa o fim de todas as esperanças de vida, pois o cadáver iniciava a decomposição. Estamos, portanto, diante da morte irreversível.

Em consonância com o acima, a revista A Sentinela[2] explicou:

Por que Jesus demorou quatro dias para chegar ao túmulo de Lázaro? [...]

É interessante notar o que uma obra de referência bíblica diz sobre certa crença entre os judeus. Eles acreditavam que não existia esperança “para uma pessoa que estava morta por quatro dias; a essa altura, o corpo já apresentava sinais visíveis de decomposição, e a alma, que se pensava pairar sobre o corpo por três dias, havia partido”. – 1/1/08, p. 31. Disponível em: <http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2008005#h=5>.

Hoje, a ciência médica nos permite saber que, no processo de decomposição em que o cadáver de Lázaro se encontrava, já não existia mais seu cérebro. Obviamente, uma ressurreição em tais circunstâncias foi um golpe fatal na crença daqueles que negavam a possibilidade de tal milagre.

Mas, então, por que a ressurreição de Jesus não se deu num período similar? Por que ocorreu num período menor de tempo? Uma das profecias a respeito do Messias declarou:

Pois não me deixarás na Sepultura. Não permitirás que o teu leal conheça a cova. – Salmo 16:10.

O cumprimento de tal profecia foi explicado pelo apóstolo Pedro sob inspiração em Atos 2:31:

Ele [Davi, escritor do Salmo 16:10] previu a ressurreição do Cristo e falou sobre ela [nesse Salmo], que ele [Jesus Cristo] não seria abandonado na Sepultura e que a sua carne não conheceria a decomposição.

Dessemelhante do corpo de Lázaro, que foi submetido pelo fator tempo à decomposição, o mesmo não ocorreria com o corpo de Cristo.

Além do mais, a ressurreição de Cristo não foi pública como a de Lázaro. Após ter sido ressuscitado pelo seu Deus e Pai, Jesus apareceu apenas a discípulos seus, e não ao povo em geral. Confirmamos isso em Atos 10:40, 41, que declara:

Deus o levantou no terceiro dia e permitiu que ele aparecesse, não a todo o povo, mas a testemunhas designadas antecipadamente por Deus, a nós, os que comemos e bebemos com ele depois que foi levantado dentre os mortos.

Portanto, o objetivo e as circunstâncias envolvendo a ressurreição de Jesus eram diferentes dos envolvendo a ressurreição de Lázaro.

 

Notas:

[1] Blog de Estudos Judaicos. Fórum Oficial do Instituto Israelita de estudos bíblicos.

[2] Publicada regularmente pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Referência:
BORTOLINI, José. Como ler o Evangelho de João. São Paulo, SP: Editora Paulus. 1994, pg 111.

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagradapublicada pelas Testemunhas de Jeová.

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

  1. Ele [Davi, escritor do Salmo 16:10] previu a ressurreição do Cristo e falou sobre ela [nesse Salmo], que ele [Jesus Cristo] não seria abandonado na Sepultura e que a sua carne não conheceria a decomposição.

    Jeová nunca permitiria que o corpo de seu filho, SEM PECADO, se decompusesse!

    ResponderExcluir
  2. Que toda honra e toda gloria seja dada somente ao nosso Deus criador do céu e da terra e de tudo q há nela ..amem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)