Pular para o conteúdo principal

Por que Apocalipse 20:13 diz que a “morte e o Hades” entregaram os mortos?


Fonte da ilustração: jw.org

Um leitor perguntou:

Com respeito a Apocalipse 20:13 por que o texto diz que a “morte e o Hades” entregaram os mortos? Morte e Hades já não têm praticamente o mesmo significado? Por que o texto faz essa separação? Obrigado.

Resposta:

Lemos em Apocalipse 20:13: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e a Sepultura [nota: Ou: “o Hades”, isto é, a sepultura comum da humanidade] entregaram os mortos nelas; e estes foram julgados individualmente segundo as suas ações.”

Morte e sepultura têm relação entre si, mas não são a mesma coisa. Em termos simples, a morte é a cessação da vida. O Hades, por outro lado, é a condição da pessoa que morreu – o estado de total inconsciência e inatividade.

Outro aspecto a considerar nesta mesma esteira é que, no livro de Apocalipse, o Hades é usado para representar apenas a condição das pessoas que morreram em terra seca, pois Apocalipse 20:13 faz menção também de ‘o mar entregar os mortos nele’. Neste respeito, o mar figura como sepultura aquosa (a condição dos que morreram no mar) ao passo que o Hades, como sepultura terrestre (a condição dos que morreram em terra firme). A menção dos três – o mar, a morte e o Hades – entregarem os mortos é uma forma de enfatizar que todos os que morreram em condição de ser ressuscitados serão lembrados por Jeová mediante Cristo.[1]

Nota:
[1] Veja o verbete “Hades”, na obra Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 2, páginas 277-278, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org







Comentários

  1. bela explicação lógica e coerente com a bíblia!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite sei q o assunto q vou perguntar n tem nada haver, mas gostaria de revê a matéria da mulher pega em adultério, q não tem na TNM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria se encontra no artigo: A “mulher apanhada em adultério” – essa história está mesmo na Bíblia?

      Excluir
    2. Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.]
      João:8:3-6,10-11

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)