Pular para o conteúdo principal

Jeremias 4:23 aponta para a destruição do planeta Terra?

Baldio desolado

Um leitor de língua portuguesa (de Portugal) propôs a seguinte questão:

Gostaria de ler sua opinião sobre o Milênio, contrastando a visão das Testemunhas de Jeová com a opinião dos adventistas do 7.º dia. Eles citam Jeremias 4:23 e o aplicam ao estado em que a Terra estará durante os 1.000 anos do Reinado de Cristo. Num contacto que tive, no serviço de campo, argumentei que tal passagem se aplicava à desolação de Jerusalém durante os 70 anos do exílio babilônico, e não durante o milênio. Qual sua opinião?

Resposta:

De fato, esse é um texto recorrente dos ASD (Adventistas do Sétimo Dia). O texto declara: “Eu vi a terra, e eis que [estava] deserta e vazia; e olhei para os céus, e sua luz não existia mais.”

Você fez um comentário acertado. A doutrina adventista apregoa que no Milênio apocalíptico só os ímpios estarão na Terra, que estará, segundo eles, devastada; e que Satanás estará aqui na Terra com os ímpios. Com isso, eles pintam um quadro bastante lúgubre e tenebroso do Reinado Milenar de Cristo, bem distante do que a Bíblia apresenta sobre tal época.

Seguem abaixo alguns argumentos que você poderá usar (citações na versão Almeida da IBB; grifos acrescentados):

O contexto de Jeremias capítulo 4

Versículo 25: “Todas as aves do céu tinham fugido.” Para onde foram as aves? Por que Deus não as destruiu?

Versículo 27: A Terra não seria inteiramente consumida.

Versículo 29: “Fogem todas as cidades ... e já ninguém habita nelas.” Note então que são as cidades que ficaram vazias, e não o inteiro planeta.

O contexto mostra que a referência é à terra de Judá

Versículo 5: “Em Judá ... em Jerusalém.”

Versículos 6 e 7: “Trago do norte um mal ... para fazer da tua terra uma desolação.”

Versículo 11: “Naquele tempo se dirá a este povo e a Jerusalém … .”

Versículo 14: “Lava teu coração da maldade, ó Jerusalém.”

Versículos 16 e 17: “Proclamai contra Jerusalém …”

Cabeçalho do capítulo 5: “A impiedade de Jerusalém é denunciada.”

“Acaso não hei de castigá-los por causa destas coisas? diz o Senhor; ou não hei de vingar-me de uma nação como esta? Subi aos seus muros, e destruí-os; não façais, porém, uma destruição final; tirai os seus ramos; porque não são do Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos: Porquanto proferis tal palavra, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca, e este povo em lenha, de modo que o fogo o consumirá.” – Jeremias 5:9, 10, 14.

Fica evidente, portanto, que o raciocínio de que Jeremias 4:23 aponta para a destruição da Terra como globo terrestre é falho e antibíblico.

  
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Os adventistas não ensinam que satanás estará com os ímpios no milenio, que mentira é essa? satanás estará só com seus anjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apocalipse 20:1-3 declara: "Vi um anjo descer do céu com a chave do abismo e uma grande corrente na mão. Ele pegou o dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o prendeu por mil anos. E o lançou no abismo, fechou o abismo e o selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos tivessem terminado. Depois disso ele terá de ser solto por um pouco."

      Portanto, no Reinado Milenar de Cristo, Satanás e seus demônios estarão num estado de inatividade, que é o que a palavra abismo representa no livro de Apocalipse. - Apocalipse 17:8.

      Excluir
  2. É verdade, pelo que fiquei sabendo, que os adventistas crêem que Satanás ficará sozinho durante os mil anos aqui mesmo na Terra. Surgem, porém, questionamentos, haja visto que a própria Bíblia em Provérbios 2:21, 22 assegura que os justos permanecerão na Terra (o que não pode se referir à Terra Prometida, haja visto que todos os patriarcas e profetas morreram e a localização da terra prometida atualmente está ocupada por justos e injustos e até mesmo ímpios terroristas), sendo impossível que o Diabo permanecesse sozinho em tais condições durante o Milênio. Oras, se o justo permanecerá na Terra e os ímpios serão dela arrancados, o abismo bíblico mencionado para Satanás não poderia ser o nosso planeta. O artigo é bem claro em mostrar que Jeremias 4:23 não se refere ao futuro do nosso planeta, mas sim à situação futura daquela nação específica, tanto pelo contexto, como pela lógica. Adventistas, revejam seus conceitos e interpretações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)