Pular para o conteúdo principal

Conceito correto sobre a religião verdadeira


Fonte da ilustração: jw.org

 “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” – Versão Almeida, Revista e Corrigida.

A palavra “religião” neste texto – tradução da palavra grega θρησκεα (threskeía) evidentemente tem o sentido de MODO DE VIDA, COMPORTAMENTO. Assim, a princípio já se pode afirmar que o cristianismo fundado por Jesus Cristo é primária e diretamente um modo de vida. Mas, seria um modo de vida individualizado, que a pessoa levaria por ler isoladamente as Escrituras Cristãs, ou “Novo Testamento”?

Não. O próprio Jesus juntou um grupo unido de seguidores, sediado em Jerusalém, e que se ramificou por outras terras e nações (Atos 1:8). Formaram “congregações” – comunidades cristãs locais (Atos 15:41; Romanos 16:16). Havia um padrão de ensino e comportamento em tais congregações, assegurando a sua unidade doutrinal. Quando estava discorrendo por inspiração sobre um assunto, o apóstolo Paulo disse: “E assim ordeno em todas as congregações.” (1 Coríntios 7:17) Sobre outro tema, Paulo afirmou: “No entanto, se alguém parece estar disputando a favor de outro costume, não temos outro, nem o têm as congregações de Deus.” (1 Coríntios 11:16) Assim, havia unidade nos ensinos.

Isso pode ser depreendido adicionalmente pelos seguintes textos:

“… vos tornastes obedientes de coração àquela forma de ensino a que fostes entregues.” – Romanos 6:17.

Apega-te ao modelo de palavras salutares que ouviste de mim com a fé e o amor que há em conexão com Cristo Jesus.” – 2 Timóteo 1:13.

“Se algum homem ensinar outra doutrina e não concordar com palavras salutares, as de nosso Senhor Jesus Cristo, nem com o ensino concordante com a devoção piedosa, ele está enfunado de orgulho, não entendendo nada, mas tendo mania de criar questões e debates sobre palavras.” – 1 Timóteo 6:3, 4.

Na comissão que deu a seus seguidores, o próprio Jesus Cristo declarou: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, … ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” – Mateus 28:19, 20.

Seguem abaixo algumas das coisas que Jesus ordenou a seus seguidores:

Não participar em guerras

“Jesus disse-lhe então: ‘Devolve a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada.’” – Mateus 26:52.

Não haver divisão de clérigos e leigos

“Mas vós, não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” – Mateus 23:8-11

Todos serem evangelizadores

Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações.” – Mateus 28:19.

Todos constituírem uma fraternidade amorosa

“Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” – João 13:34, 35.

No entanto, o cristianismo não exigia perfeição entre os seus membros, nem mesmo entre os seus ensinos. Perceba isso nos textos abaixo:

“Eles [os discípulos] estavam imaginando que o reino de Deus ia apresentar-se instantaneamente.” – Lucas 19:11.

“Tendo-se eles então reunido, perguntavam-lhe: ‘Senhor, é neste tempo que restabeleces o reino a Israel?’” – Atos 1:6.

“Voltando-se, Pedro viu seguindo o discípulo a quem Jesus havia amado [o apóstolo João], aquele que na refeição noturna também se encostara no peito dele e dissera: ‘Senhor, quem é que te trai?’ Concordemente, quando o avistou, Pedro disse a Jesus: ‘Senhor, este homem fará o quê?’ Jesus disse-lhe: ‘Se for a minha vontade que ele permaneça até eu vir, de que preocupação é isso para ti? Continua tu a seguir-me.’ Em consequência, DIFUNDIA-SE esta palavra entre os irmãos, QUE ESSE DISCÍPULO NÃO IA MORRER. No entanto, Jesus não lhe disse que não ia morrer, mas: ‘Se for a minha vontade que ele permaneça até eu vir, de que preocupação é isso para ti?’ – João 21:20-23.

“Chegando eles a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os homens que cobravam as duas dracmas de imposto e disseram: ‘Não paga o vosso instrutor as duas dracmas de imposto?’ Ele disse: ‘Sim.’” – Mateus 17:24, 25.

No último texto alistado acima, o apóstolo Pedro, sendo um dos apóstolos e, portanto, um dos representantes diretos de Cristo, foi precipitado em responder afirmativamente à pergunta dos cobradores de impostos. Pois, por tal afirmação, Pedro dava a entender que Jesus também estava sob a obrigação de pagar tal imposto, o que, de fato, não era verdade. Pois, sendo Filho de Deus, Jesus não tinha obrigação de pagar impostos para o templo de seu próprio Pai. – Mateus 17:25, 26.

Observe agora o texto de Atos 21:23, 24, que declara: “Faze, portanto, o que te vamos dizer: Há conosco quatro homens que têm um voto sobre si. Toma contigo estes homens e purifica-te cerimonialmente junto com eles, e toma conta das despesas deles, para que se lhes rape a cabeça. E todos saberão assim que não há nada nos rumores que se contavam acerca de ti, mas que estás andando ordeiramente, guardando também tu mesmo a Lei.”

As palavras acima foram ditas pelos anciãos de Jerusalém, que também figuravam como corpo administrativo central do cristianismo. Paulo já havia escrito na ocasião seis cartas inspiradas – Primeira e Segunda aos Tessalonicenses, Gálatas, Primeira e Segunda Coríntios e Romanos, e já havia tratado aberta e abundantemente que a Lei mosaica já havia acabado. Mesmo assim, o corpo de anciãos que administrava a obra mundial cristã naquele tempo ainda tinha conceitos equivocados sobre isso.

Mas o que então tornava o cristianismo da época a organização de Deus?

O fato de terem um MODO DE VIDA condizente com os princípios do cristianismo e de ensinarem as VERDADES FUNDAMENTAIS da Palavra de Deus. Alistam-se abaixo algumas de tais verdades.

Jeová é o Deus Todo-Poderoso e o Criador. – Gênesis 17:1; Apocalipse 4:11.

Jesus Cristo é o Filho de Deus (não Deus-Filho). – Atos 9:20.

A Terra se tornará um Paraíso e habitação dos justos. – Salmo 37:29.

A alma humana é a própria pessoa; é mortal. – Gênesis 2:7; Ezequiel 18:4.

Os mortos estão inconscientes; não podem sofrer tormentos. – Eclesiastes 9:5, 6, 10.

Nos dias de hoje, o cristianismo está ramificado em um infindável número de religiões autônomas com vozes teológicas dissonantes e contraditórias. Obviamente, tais religiões não representam o cristianismo puro instituído por Cristo que possuía as características acima explanadas.

No entanto, dessemelhante de todas essas religiões, as Testemunhas de Jeová restituíram as verdades fundamentais alistadas acima, e coletivamente se esforçam em viver o modo de vida instituído por Jesus Cristo. Você pode conhecê-las melhor, por solicitar e aceitar uma visita delas, bem como por receber delas um estudo bíblico sem compromisso.

Conheça o site oficial delas. Acesse: www.jw.org


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. levantar um tema sobre a santa ceia quem pode toma e ber do pão...

    ResponderExcluir
  2. é muito estranho essas religiões que usam a Bíblia não conhecerem as doutrinas básicas dela, isso denota no mínimo duas coisas: ou eles não lêem a bíblia, ou eles não conseguem raciocinar (Atos 17:10,11 e Romanos 12:1).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)