Image Map











segunda-feira, 4 de maio de 2015

“Deus conosco” – Quem?


Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/historias-biblicas/6/jesus-nasce-num-estabulo/


“‘Vejam! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe darão o nome de Emanuel’, que traduzido quer dizer ‘Deus está conosco’.” – Mateus 1:23.


A passagem acima, de Mateus 1:23, tem sido invariavelmente sido citada como alegada prova de que, quando Jesus estava na Terra, ele era Deus encarnado, Deus em carne.

Para início de conversa, tal interpretação entraria frontalmente em choque com a doutrina cristã fundamental do resgate (também chamada de “remissão” e de “redenção”).


A necessidade de uma redenção, remissão ou resgate surgiu quando o primeiro homem, Adão, pecou, e após isso, transmitiu o pecado aos seus descendentes. (Ro 5:12, 18) Uma vez que foi um homem perfeito quem pecou, seria necessário outro humano perfeito para pagar o preço do resgate, de acordo com o princípio bíblico de se dar “vida por vida”. (Êx 21:23, Versão Almeida Revista e Corrigida) Trata-se do princípio da equivalência, para equilibrar a balança da justiça.

Assim, Jesus não poderia ser Deus-Homem, pois, se o fosse, ele não poderia ser um “resgate correspondente”, visto que Adão não era Deus-Homem, mas sim um homem – um humano perfeito. - 1 Timóteo 2:5, 6.

Um segundo fator é que a expressão “Deus conosco” (ACRF) ou “Deus está conosco” (NTLH) não significa textualmente que Jesus seja o “Deus conosco”. Contextualmente significa, antes, que Jeová estava com o povo de Israel POR MEIO de Jesus.

Mateus 1:23 é uma alusão à profecia de Isaías:

“Portanto, o próprio Jeová lhes dará um sinal: Vejam! A jovem ficará grávida e dará à luz um filho, e ela lhe dará o nome de Emanuel.” – Isaías 7:14.

Descrevendo os assírios como uma torrente inundante, a profecia declarou:

“E invadirá Judá. Ele inundará e passará, chegando até o pescoço; com as asas estendidas, ele cobrirá a largura da sua terra, Ó Emanuel!” Isaías 8:8.

De modo poético, a profecia mostra que os inimigos do povo de Deus não serão bem-sucedidos em seus ataques:

“Façam um plano, mas ele será frustrado! Digam o que quiserem, mas não será bem-sucedido, porque Deus está conosco!” – Isaías 8:10 (Maiúsculas acrescentadas).

Comentadores bíblicos têm sugerido que Emanuel tenha sido um filho de Isaías. (Isaías 8:18; Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, p. 802.)

De qualquer forma, o Emanuel típico – da época de Isaías – não era Deus em carne. Era sim um sinal, ou garantia, de que ‘Deus estava com eles’ (os judeus). O mesmo se aplica no antítipo aplicado a Jesus.

Siglas das traduções usadas:
ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org





6 comentários:

  1. "Para início de conversa, tal interpretação entraria frontalmente em choque com a doutrina cristã fundamental do resgate (também chamada de “remissão” e de “redenção”).[...] Jesus não poderia ser Deus-Homem, pois, se o fosse, ele não poderia ser um “resgate correspondente”, visto que Adão não era Deus-Homem"

    E também pelo fato muito óbvio de que Deus não pode morrer e sendo assim o resgate não poderia ser pago com a morte de Deus, se Jesus fosse Deus, então ele não morreu realmente, sua morte teria sido uma farsa, uma fraude, onde ele fingiu que morreu, mas apenas se afastou temporariamente de seu corpo físico, no caso tendo também fingindo que ressuscitou.

    O irmão poderia acrescentar uma frase no artigo frisando Deus não pode sacrificar sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons argumentos, Saga. Os leitores se beneficiarão de seu comentário.

      Excluir
    2. olá ,gostaria de saber se a questão critica formulada por quem crer que jesus é 100% homen no céu é existente, questão essa que diz: " se jesus é o mesmo sempre(hebreus13:8) então como podem as tj ensinar que Jesus não é mais 100% homen ?" pra essa pergunta ter sentido, eles tem que crer que jesus é e foi sempre HOMEN até mesmo antes de vim pra terra. qual é a opnião destes, sobre como Jesus era antes de vim pra terra ?

      Excluir
    3. Vinicius, se raciocínio está totalmente certo. Como cada um responderia à essa pergunta (qual é a opnião destes, sobre como Jesus era antes de vim pra terra?) não nos é possível saber. Mas os que têm um pouco de conhecimento entre os trinitaristas sabem que João 1:14 diz nas versões deles que "o Verbo se fez carne". Portanto, não era humano antes de vir à Terra.

      Excluir
  2. Querido irmão apologista sei que VC já respondeu sobre a trindade com relação aos textos de isaias6 junto com João e atos 28 onde os evangélicos tentam provar a trindade citando na interpretação deles é claro que Jeová, Jesus e o espírito santo são os mesmos, não consigo achar este tópico, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Encontra-se no artigo "Malabarismo de textos bíblicos para tentar provar a Trindade".

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *